Em casos excepcionais, terras sem dono podem mudar de mãos já em 2024

by ElCorteLisboeta

9 comments
  1. Mas se são sem dono como podem mudar de mãos?

    E se os donos forem manetas, também tem direito ou estão excluídos?

    Onde estão as respostas que interessam?

  2. E depois de passarem para a posse do Estado, o que é que lhes acontece? Ficam ao abandono, como grande parte do património que este tem, ou sao postas no mercado? É que passar de nao ter dono para ter um dono que nao faz nada, nao me parece que faça grande diferença…

  3. Acho que se deve contextualizar um pouco. Portugal tem apenas 2% de floresta pública. Em França, por exemplo, é cerca de 60%.

    Portugal também tem consistentemente das maiores áreas ardidas na Europa em termos absolutos, mais do que a Itália, Espanha, Grécia ou França, que são significativamente maiores. O cultivo desregrado de eucalipto (sem pôr em causa as explorações bem feitas) e a invasão das mimosas é uma das grandes causas.

    E porque é que isto acontece? Porque há abandono e porque há imenso minifúndio que inviabiliza cultivar árvores de crescimento mais lento. O Estado consegue ter economia de escala, não vai morrer (e portanto não há heranças), e consegue investir a 50 ou 100 anos.

    O que preferem? Continuar a ter terrenos ao abandono porque os trinetos do proprietário original vivem todos na cidade e nunca sequer foram aos terrenos? Ou preferem que o Estado pegue naquilo que está ao abandono?

    O que estou aqui a dizer não é propaganda comunista revolucionária. É o que todos os países com política florestal fazem. Os Estados Unidos tem terrenos enormes de terra federal que é concessionada a privados para a silvicultura durante x anos. Não vendida, é explorada por privados durante x anos e depois volta para o governo federal.

  4. Ao lado de casa dos meus pais há um terreno que sempre teve dono desconhecido. Nem os registos, nem a câmara, nem as finanças, sabem quem é o dono.

    Já denunciei por risco de incêndio, a câmara foi lá limpar o terreno, uns meses depois pediram me ajuda a encontrar o dono para lhe apresentar a fatura dado que eles não conseguem.

    De bom grado comprava o terreno nem que fosse pela paz de espírito de risco de incêndio, houvesse a quem comprar.

    Será que com isto vou poder?

  5. é mesmo pelos terrenos passarem para as mãos do estado que vão começar a limpar as florestas….

  6. Terrenos à volta das grandes cidades valem muito dinheiro…terrenos o interior de Portugal a 70 80 km da cidade mais próxima não tem qualquer valor ninguém os quer ninguém os compra..a aldeias que daqui a 20 anos ninguém lá mora vão sendo abandonadas conforme os mais velhos vão morrendo,os novos vão lá nas férias mas não vão os terrenos pois já não se conhece os caminhos que davam para esses terrenos…é o país que temos não há nada que fixe os mais novos nessas aldeias ou até vilas do interior de Portugal,foge tudo para as cidades ou imigram para outras partes do mundo!

Leave a Reply