“Temos de aumentar as propinas porque, com grande probabilidade, os jovens depois vão embora”

by Ok_Neighborhood2239

16 comments
  1. Genial. Já agora aproveitamos e vamos começar a cobrar também pelo ensino básico e secundário já que esses também têm grande probabilidade de sair. /s

  2. Tentar dar benefícios e incentivos para manter os jovens no país? Nananinananao

    Aumentar propinas? 👍👍

    Aprendam com este senhor como se resolve os nossos problemas

  3. Tu não és um palhaço, és o circo inteiro 🎪

  4. Os emigrantes que promovem parte desse êxodo de jovens ao aumentarem a procura e custo da habitação, depois “pagam” o investimento.

    Afinal, eles são um saldo fiscal positivo (se ignorarmos países africanos e sul-asiáticos que têm saldo negativo, pois custam mais do que contribuem em impostos).

    Literalmente, conheço pessoas jovens que emigraram SÓ porque não encontravam uma casa que lhes permitisse ganhar independência própria com os salários deles, já não se emigra só pelos salários mas porque é o único modo de ter uma vida, em portugal, a maioria dos portugueses não vive, apenas sobrevivem.

  5. Entendo o ponto, mas péssima escolha de palavras. Para alguém que fala tanto na televisão até, arrisco que foi propositado para chocar.

  6. O que ele diz tem alguma lógica, existe um investimento que está feito em prol de outros países em vez do nosso, contudo não concordo.

    Não é aumentar as propinas é arranjar forma de fixar os estudantes depois de acabarem os cursos, criar um sistema em que trabalhas para pagar os teus estudos tipo os EUA e Inglaterra, sinceramente pode fazer sentido quando entras no mercado de trabalho a ganhar um salário atrativo, não, como infelizmente, maior parte das empresas faz: começas com um estágio não remunerado, com sorte um estágio profissional (claro o estado a pagar mas depois o estado é uma merda) e com muita sorte começas a trabalhar na empresa a começar com um salário mínimo, que ao ritmo que está a aumentar, os salários médios vão passar a ser os mínimos e ficar “congelados” durante anos.

  7. Ou seja tornemos os portugueses burros…
    Voltamos ao tempo em que apenas as famílias ricas podiam estudar, para as mesmas continuarem no poder de forma perpétua.

  8. Vamos começar a taxar os partidos porque a grande probabilidade é que eles nos venham roubar.

  9. Fica para quem não consegue ler mais que o título.

    “Enquanto as propinas não refletirem o seu valor real estamos a financiar os outros países”, acrescenta.

    “Este é um caso engraçado, porque aquilo que é melhor para os portugueses, pode não ser o que é melhor para Portugal”, nota. Mas, “se este êxodo se mantiver, temos mesmo de pensar, se calhar, em aumentar as propinas e criar um esquema de compensação para aqueles que ficam em Portugal”, defende Luís Aguiar Conraria. Um esquema mais generoso do que o anunciado por António Costa.

  10. No outro dia havia um artigo que dizia que o total enviado para Portugal pelos emigrantes num ano quase que totalizava o PRR.

    Este economista contabilizou isso?…

    Os anos de Costa foram anos de investimento público baixo. Precisamos de mais investimento, incluindo na educação, não menos. E se vamos ser pobres, pelo menos que sejamos educados.

  11. Genial, é como os medicamentos que tratam os sintomas em vez da doença. Aumentar a propina reduzirá o número de jovens formados aumentando o número de trabalhadores não qualificados que fazem falta cá para devolver impostos ao estado, ao terem um aumento nas propinas para a sua formação têm no final incentivos fiscais durante anos se ficarem no País após terminarem o ensino. Não tarda nada a pagar a totalidade do ensino superior como em países mais desenvolvidos e já podem fazer o que querem da vida, onde quiserem.

Leave a Reply