“A Chegada de Vasco da Gama a Calecute”, tapeçaria quinhentista de Tournai encomendada pelo rei D. Manuel para celebrar a descoberta do caminho marítimo para a Índia em 1498. [1836×979]

by Alkasuz

4 comments
  1. Mais informações:

    >A Tapeçaria intitulada “A Chegada de Vasco da Gama a Calicut” é a mais valiosa da Coleção de tapeçarias do Acervo Museológico da Caixa Geral de Depósitos.
    >
    >Faz parte de uma magnífica série de tapeçarias denominada “À Maneira de Portugal e da Índia” da qual a CGD possui este único exemplar. Representa a épica portuguesa no século XVI, o encontro com o mundo novo de terras e povos do Oriente.
    >
    >Tapeçaria da CGD A Chegada de Vasco da Gama a Calicut
    >
    >Esta tapeçaria encomendada pelo rei D. Manuel I, para celebrar os feitos dos Portugueses Além-Mar, representa a chegada de Vasco da Gama à Índia. Foi fabricada no primeiro quartel do século XVI, por tapeceiros das oficinas de Tournai – Bélgica, proveniente da região que genericamente se designa como Flandres, tem as dimensões de 7,70m x4,00m, é tecida em lã e seda, e de grande esplendor cromático e narrativo. As cercaduras são profusamente ornamentadas, predominando os tons cromáticos de vermelhos, azuis, verdes-amarelos e castanhos.
    >
    >Reflete o deslumbramento que constituía a expansão ultramarina. Através do simbolismo exótico de elementos figurativos orientais em que predominam a fauna, a flora, a arquitetura e o povo em simbiose com os elementos do mundo ocidental, em que se destacam as naus portuguesas.

    [Fonte](https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Noticias/Pages/Tapecaria-da-CGD-no-Museu-de-Leuven.aspx)

  2. It’s that unicorn. Thanks! Who else had a unicorn tapestry commissioned? There are two other famous ones, I think.

Leave a Reply