
Pelos vistos há mais gente neste sub confusa sobre o assunto do que eu imaginava por isso penso que é bom esclarecer. Quem acaba a licenciatura **não** é doutor.
**EDIT:** Já agora vou só deixar [isto aqui](https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/75316582/201808091327/73324863/diplomaPagination/diploma/1) antes que os licenciados que precisam dum título pomposo para a sua autoestima se espumem todos…
Devia ter chamado o rapaz das pipocas…
38 comments
As licenciadas em direito não concordam contigo. Já ganham mal, chamarem se de “dra” é a única coisa que têm!
Ninguém aqui está confuso em relação a isso, quem costuma fazer confusão são os *doutores*
Creio que é sabido que “doutor” é usado como coloquialismo na maior parte das vezes, é quase cortesia por parte de quem se dirige à pessoa.
Ha uns que se armam em doutores mas sao só idiotas, o problema nao está na palavra
estás no país dos dótores e injinheiros.
Isso é que era doce. Ou me tratam por sr. dr. ou nem respondo.
Então como é que nos dirigimos a um médico numa consulta?
O crl então ainda há uns tempos chamaram doutor Madureira ao Macaco.
Foi na televisão por isso é verdade. 9º ano = Doutor.
Mas quem és tu para me dizer que eu que acabei a minha licenciatura com 11 em Restauração e Catering no Instituto Politécnico da Guarda não posso ser tratado por Dr.? ^(/s)
Sou licenciado e nunca iria querer que me chamassem por Doutor ou Sr. Engenheiro.
Isto fez-me lembrar uma entrevista do Jerónimo de Sousa há uns anos.
– Faça favor senhor doutor.
– (JS) Eu não sou doutor!
– Ai desculpe, senhor engenheiro.
https://youtu.be/kNWdtnvtdOE?t=87
Então mas as licenciaturas tiradas ao domingo não dão o grau de Engenheiro? /s
E outra: ao tirar uma Licenciatura numa Engenharia não passas a ser Engenheiro, só o passas a ser quando inscrito na Ordem dos Engenheiros.
Em Portugal, uma pessoa que tire um curso é logo tratada por doutor.
Já está mais que explicado, mas vou deixar a opinião de José Neves Henriques e José Mário Costa do Ciberdúvidas da língua Portuguesa.
>’O vocábulo doutor/dr. não tem o mesmo significado nas várias línguas. Assim, em Francês, além de significar aquele/a que fez um doutoramento, é, também, sinónimo de médico. Mas em Portugal e Brasil, não. Nestes países, doutor significa que se doutorou, isto é, que tem o grau de doutor. Os apenas licenciados, como os licenciados em Medicina, em Farmácia, Filosofia, etc., são também doutores. A diferença está no seguinte; para os doutorados, doutor é um grau académico; para os licenciados doutor é um título. Julgo que na Itália se dá coisa semelhante.
Na linguagem escrita, há quem distinga o doutorado, escrevendo doutor (com todas as letras); e para o licenciado, dr. (em abreviatura).
Quando o doutorado é professor universitário, costuma-se, às vezes, distingui-lo com o tratamento de professor doutor . Tem que ver com questões culturais. Ao contrário dos países anglo-saxónicos, bem mais pragmáticos (ou democráticos?), o grau académico em Portugal, por exemplo, é quase um título distintivo. ‘
in [Ciberdúvidas da Língua Portuguesa](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/doutor-dr-e-licenciado/179)
Espero ter ajudado. 😉
Só houve uma vez que “pedi” para me tratarem por sra. Engenheira e foi por puro gozo.
Durante grande parte da minha licenciatura estive a trabalhar num hipermercado, e pelo meio surgiu uma personagem, supostamente braço direito do director que fazia a vida negra a toda a gente, era simplesmente um ser detestável. Ora esta senhora exigia ser tratada por sra. Engenheira. Certo dia tive que ir falar com ela e iniciei a frase com “a senhora prefere…”. Ao que ela muito indignada e num tom de superioridade me responde “é sra. Engenheira!”. Claro que não me contive e decidi perguntar-lhe qual tinha sido a engenharia em que se tinha formado. Disse-me que tinha frequentado a licenciatura de engenharia civil, mas que não tinha terminado o último ano, mas ainda assim tinha formação superior.
Fiz força para não me rir. Passados uns minutos ela vem tem comigo e diz-me “a menina…”, e eu com um gozo enorme respondi-lhe que não era menina, era senhora engenheira, que a mim só me faltavam 4 cadeiras para terminar a licenciatura em engenharia eletrotécnica.
A mulher ficou com um melão tão grande que não sabia onde se enfiar.
Conheço gente com o 12ano feito pelas novas oportunidades que são tratados por doutores….
O meu antigo chefe era assim, ele um dia gozou bastante com um colega meu por ele não se lembrar do teorema de Pitágoras, e então escreveu isto num papel para ele não se esquecer: catOposto^2 + catAdj^2 = sqrt(hiptonosa)
Nós olhamos os 2 um para o outro do tipo, mano estás a ver o mesmo que eu?
Eu virei me pro chefe, “pois, mas isso é simples pah, quem não sabe isso é mesmo burro não é?”, e ele, “pois! vocês não estudam! isto é matéria do básico têm obrigação de saber isto.”
Havia muitas situações destas em que nós os 2 gozávamos com o chefe sem ele ter qualquer ideia disso.
Sempre dava para nos rirmos um pouco naquele ambiente de m*rda.
Está informação chega 50 anos tarde demais…
Menos para mim. Comigo é sr.dr.eng.
Há vários anos atrás um recém licenciado que tinha começado a trabalhar recentemente tem a seguinte conversa com um funcionário dos mais antigos.
Funcionário antigo: Olha lá o João, deves fazer isto de maneira diferente.
João: Dr.João
Funcionário antigo: Que eu tenha conhecimento tens somente uma licenciatura, por essa razão vou te começar a tratar por Sr.Licenciado.
Todas a pessoas começaram a tratar dessa maneira, ao ponto do Sr.Licenciado implorar que o tratassem somente por João.
O post que os meus familiares mais velhos precisavam de ver… Chupem seus bois, vou ser o primeiro doutorado da família 🔥
Tenho licenciatura, mestrado e doutoramento. Para lá disso sou professor na universidade. Deixa.me fora de mim quando por defeito me tratam por doutor. Então quando começam com o Professor Doutor dá mesmo raiva…(conseguem adivinhar a cidade?)
Há muita gente aí que pensa que a universidade atua como registo civil e dá para mudar de nome …
Bom… como enfermeiro licenciado posso confirmar q não sou doutor…😉
Eu até ao meu cão chamo doutor. Não sou esquisito.
Não sei se é geral, mas na minha terra ainda se chama Sr Engenheiro, a quem avalia os exames de condução …
Conheço uma empresa semi pública na Madeira onde não só fazem questão de ser tratados por doutores como tens de pôr os destinatários nos emails por ordem hierárquica….
Como não adorar uma boa parolice tuga!
Ass. Senhor Doutor
Os examinadores das escolas de condução são tratados não sei porque de Inginheiros
OP, o teu post só serviu para gerar ainda mais confusão sobre o tema!
Finalmente! Na função pública há uma porrada de doutores destes.
Porra, lá nisso somos mesmo pequeninos.
Tanto em França como UK/US é tudo tratado a Mr. e ninguém refila. Desde o Mr. Zé ao Mr. President.
Já me aconteceu eu ir estagiar para uma entidade pública. Seguranças e empregadas do refeitório chamavam-me Dra. (não gostava nada, porque lá está, não tenho doutoramento). Bem que lhes respondia “não tenho doutoramento, não sou dotora nenhuma.”
Um belo dia, o pessoal começou a rir-se de mim só porque chamei Dra. a uma colega que estava como assistente técnica.
E ela disse-me, com simpatia, “*não podes chamar-me doutora, só tenho o 12º ano!*” (e a senhora, a meu ver, era das pessoas que mais trabalhava e que mais sabia das coisas, era um dos braços direitos daquela *dotoragem* toda!).
E eu respondi-lhe “*desculpe, mas se toda a gente aqui chama-me de dra quando nem o sou, porque é que não havia de lhe chamar tb de dra?*”
Há com cada protocolo que a gente podia muito bem dispensar, pois prestígio pode trazer dinheiro para alguns, mas não traz carácter.
Ser psicólogo e chamarem doutor anda de mão dada, não gosto do título mas em terapia ou acompanhamento lá deixo. Fora isso não quero só se se armarem em parvos com os títulos. Putos dos licenciados acham que já são alguma coisa xD
Já mandei um cartão de débito para trás por ter o Dr..
Não quero, não gosto e nem sequer é o meu nome.
Sou finalista de uma licenciatura em engenharia (3 anos – ISEP), o pessoal já me trata todo por sr. injinheiro, eu disse que só depois de estar numa das ordens me podem chamar isso lol…
Isto é fácil, tens um curso superior, és doutor segundo muitos, acabou /s
A única coisa tão irritante como alguém que exige ser tratado por “Doutor” é o pessoal que fica ofendidíssimo porque alguém que não é doutor é tratado como tal.
A sério, quem é que quer saber?
Imprime isso e distribui pelas câmaras municipais e outros organismos do estado, normalmente onde tem muita gente especialista em ser chamado de xor dótor.
E pior ainda é dizer que “quem já pisou as escadas da universidade já é doutor!”, e não era no sentido de pisar enquanto estudante, era passar lá.
A minha tia que trabalhou nas limpezas da universidade tem as paredes de casa cobertas de diplomas. */s*
Edit: Ah, lembrei-me de uma que assisti num supermercado durante o verão.
Senhora da caixa: “A senhora tem o cartão x?”
Mulher: “Não é senhora, é doutora!”
Senhora da caixa: “Peço desculpa, não sabia…” continuou, a mulher lá pagou e foi-se embora toda indignada. Lá vou eu para pagar as coisas comento com a senhora da caixa que aquilo tinha sido estranho, e para não ligar que a dita pessoa nem doutorada é (zona pequena, conhecem-se as pessoas, mas a Sra da Caixa não é de lá), quando ela me diz “Pois, ela é que me devia chamar a mim doutora, é que EU tenho doutoramento”. Fiquei parva, e incrédula. Mas a verdade é que entretanto já vi antigos alunos da Sra. da Caixa a cumprimentá-la e que gostavam muito das aulas dela, que estava ela a fazer ali etc etc. É uma pessoa super acessível, e ainda brinco com ela, quando me lembro trato-a por Doutora na brincadeira, por que ela não gosta. hehe
Mas eu fiz praxe por isso sou Doutor!
Mas qual era a duvida disto?