A origem dos protestos destes grupos brasileiros remonta a 2020, ano em que saiu um parecer da Polícia de Segurança Pública (PSP) a considerar os desfiles dos blocos carnavalescos eventos festivos em espaço público e não manifestações. Com esta alteração, os blocos passaram a ter de pagar todos os serviços necessários à realização de um evento de rua.

by redditt_uuserr

30 comments
  1. “Em junho do ano passado, os grupos brasileiros entregaram uma petição na Assembleia Municipal de Lisboa a pedir o empenho na construção de uma política pública para o Carnaval da capital portuguesa, frisou.

    Mas, “à medida que as negociações iam avançando, as exigências iam avançando, ou seja, em vez de nós encontrarmos (…)um apoio, o que encontrámos foi exigências atrás de exigências”, afirmou Miguel Dores.

    De acordo com este porta-voz da união de blocos, um português que esteve alguns anos emigrado no Brasil, as exigências foram nascendo até às últimas semanas antes do Carnaval, ao mesmo

    Por outro lado, alguns licenciamentos, a ser tratados pela Câmara Municipal de Lisboa junto da PSP, careciam de alguma documentação, acrescentou.

    Assim, decidiram avançar com um protesto contra o processo de licenciamento, que consideram ter sido um “boicote ao Carnaval” e para exigirem que “se respeite o direito cultural”, disse Miguel Dores.

    “O que nós queremos é estar no espaço público sem ter que pagar” e “entregar à cidade esta manifestação cultural”, declarou.”

    Portanto querem que a câmara municipal gaste dinheiro público para eventos culturais brasileiros e não querem pagar taxas nenhumas que todos os outros eventos culturais portugueses também têm de pagar. Lmao.

  2. Esta manifestação cultural absolutamente inédita em Portugal nunca neste país houve carnaval. Até os carnavais portugueses agora tem uma inspiração enorme no brasileiro e agora estes nem querem pagar o que os portugueses têm se pagar

  3. Estou a ver que essa integração está a ir às mil maravilhas. Não era suposto serem novos portugueses?

    Se são portugueses que deixem o resto para trás.

  4. Querem tanto o carnaval brasileiro, sabem o que podem fazer 🤷 So não venham pedir dinheiro público pra financiar.

  5. Querem dinheiro público para eventos brasileiros e não querem pagar impostos, enquanto todos os outros eventos culturais portugueses têm de pagar.

    Como bónus o protesto ainda serve para partir umas coisinhas. É melhor calar me, paguem a festa aos senhores senão ainda somos xenófobos.

    edit: correção de ortografia

  6. Mas porque é que não fazem como as restantes pessoas e vão para Torres Vedras ou Sesimbra.

  7. Não e não… Juntem-se todos e façam uma vaquinha, peçam ao Lula, aos milionários brasileiros que cá vivem, a quem quiserem, mas apoios estatais para esta vergonha é simplesmente inadmissível!!

  8. Carnaval movimenta dinheiro, turistas, etc. faz sentido o Estado apoiar… é pagar 1x e receber 5x de retorno.

  9. Acho que têm algum mérito. **MAS…**

    Os carnavais de Torres Vedras, Ovar e Sines são fortemente financiados pelas autarquias. O de Ovar custou 219 mil euros ao Estado. Contudo, continuam a ser classificados como eventos festivos e não manifestações, e **NÃO são financiados pelo Estado a 100%**. O que os **grupos brasileiros** de carnaval em Lisboa **querem é ser financiados a 100%** visto que, segundo os mesmos, “também pagamos impostos”.

    Agora, cabe à CML financiar ou não. Se decide não financiar- como é o caso- os grupos carnavalescos podem-se queixar à vontade, mas não podem alterar a classificação do evento só porque lhes apetece, e têm de pagar como qualquer outro evento do género. Arranjem quem financie e paguem como os outros.

    A diáspora portuguesa também organiza eventos culturais noutros países que são parcialmente financiados pelos respetivos Estados. É menos uma questão de “uh-duh não queremos brasileirices” e mais uma questão de conformidade com o que é praticado no país onde querem organizar o evento.

  10. Pqp, paguem como os restantes, são especiais porquê? Já para não falar que nem sequer é carnaval português. Façam à vontade mas com o dinheiro dos próprios.

  11. Aí está ela, a notícia que põe os liberais a apoiar taxas e taxinhas.

  12. Estão habituados ao papá Lula, vão mas é passear

  13. O dia 1 de Abril chegou mais cedo. Certo? É disso que se trata, só pode.

  14. Se apanharem um voo para o brasil podem ter a experiência real, nem precisam de voltar para Portugal

  15. Olha aqui mais uma coisinha para se gastar dinheiro sem necessidade, que só trás caos ao trânsito das cidades… e nem sequer é nosso culturalmente.

    Enfim.

  16. Eu tenho a ideia maluca de que se querem carnaval brasileiro financiado por dinheiro público que apanhem um avião para o Brasil, festejem lá o carnaval e depois regressem.

    Pronto, problema resolvido.

    O Lula que lhes pague a viagem se está assim tão preocupado.

  17. Com tantos carnavais brasileiros que há por todo o País porque é que não vão para lá, a haver algum incentivo oficial que seja para recuperar o nosso velho entrudo.

  18. Podem ter o carnaval. Juntem-se e paguem por ele. Organizem.

  19. >orçamento previsto para saírem este ano à rua era de 20 mil euros.

    >uma comunidade brasileira de 400 mil pessoas, que desconta os seus impostos aqui

    Se há realmente 400 mil pessoas interessadas nisto, são 5 cêntimos a cada um… 

  20. Querem tudo sem tratar de nada nem pagar nada. Se não deixam deve ser xenofobia ou o raio….

    Excelente exemplo de integração

Leave a Reply