Boas, eu achei que valeria a pena abrir um tópico para abordar uma perspectiva desta crise que, até agora, praticamente não tenho visto a ser discutida: como se compara Portugal a outros países, nomeadamente no que toca a leis e regulação do sector.

Por exemplo, se quiserem comprar casa na Dinamarca, têm que corresponder a [estas exigências](https://lifeindenmark.borger.dk/housing-and-moving/buying/purchasing-real-property).

Em Portugal, é exigido… [só uma conta no banco](https://www.portugal.com/business/international-guide-to-real-estate-in-portugal-buying-a-house-in-portugal/). Pode ser comprada [sem qualquer impeditivo por quem nunca antes tenha cá posto os pés](https://investropa.com/blogs/news/portugal-real-estate-foreigner) e [há quem o faça pela internet antes de se mudar para cá e descreve as suas experiências](https://wordsbyladonna.substack.com/p/sight-unseen). E há quem queira reintroduzir o regime dos vistos gold.

Também nunca é demais lembrar que o Medina, o nosso ministro das finanças, [faz vida da venda de casas de luxo](https://www.publico.pt/2017/09/13/politica/noticia/medina-fez-dois-bons-negocios-com-casas-em-lisboa-1785241).

Os portugueses estão a competir com o mundo inteiro por casa no seu próprio país.

Boa discussão.

by Alkasuz

8 comments
  1. Outra coisa que eu também não tenho visto a ser abordada: exactamente que ministros, secretários de estado e deputados participam no negócio imobiliário? É possível saber-se isto?

  2. Provavelmente importa dizer que a Dinamarca é o único país que faz esse tipo de exigências. Portanto, quando o OP diz:

    >como se compara Portugal a outros países, nomeadamente no que toca a leis e regulação do sector.

    É relevante saber que basicamente **Portugal é igual a todos os países com excepção da Dinamarca**. Mas assim o OP vende menos.

    Sources: [https://esalesinternational.com/2023/07/25/can-a-non-european-buy-a-house-in-europe/](https://esalesinternational.com/2023/07/25/can-a-non-european-buy-a-house-in-europe/) [https://www.expatica.com/nl/housing/buying/buying-a-property-in-the-netherlands-100633](https://www.expatica.com/nl/housing/buying/buying-a-property-in-the-netherlands-100633)

  3. O “negócio” do Medina é outro…

    Deve ter sido a única pessoa que comprou uma casa que desvalorizou entre 2006 e 2016…

    As duas casas na mesma zona. A dele valoriza 36% e a que compra desvalorizou 23% (e a casa que comprou era de uma Teixeira Duarte uns tempos após uma obra de “ajuste direto” com a Teixeira Duarte?

    Huummmmmmmm…..

  4. Estrangeiros a comprar casas não é assim tão mau, pelo menos na teoria. Esse tipo de investimento, em teoria, daria mais procura para novas obras e investimentos, criando novos empregos e a aquecer a economia. O problema é que, em Portugal, só se aumenta a procura e nada se passa no que toca à oferta e aos investimentos, criando um ambiente predatório para as famílias locais.

  5. Nós não somos a Dinamarca e esse tipo de limitações são simplesmente idiotas … é simplesmente hipócrita um pais com mais de 2M de cidadãos a viver no estrangeiro criar limitações a estrangeiros que querem gastar por cá o dinheiro deles.

    Estrangeiros com dinheiro compram essencialmente casas de luxo que continuam fora do alcance da classe média Portuguesa quer eles venham quer não.

  6. Em plena crise de habitação que ja dura ha ANOS, não ter regras como estas implementadas é chocante. É o que qualquer pais civilizado faria: proibir fundos de investimento de comprar imóveis, acabar com vistos Gold e permitir apenas à cidadãos portugueses ou quem queira efectivamente viver no país.

    Mas por aqui o provincianismo vence e continuamos a encher os bolsos às imobiliárias e aos investidores que compram a sua 7a propriedade em Portugal para a manter vazia.

  7. A Dinamarca tem estatutos específicos na UE que permitem colocar estas restrições. Nem Portugal nem mais nenhum país europeu tem ou pode por este tipo de restrições.

  8. Só para dizer que 78% dos português têm casa própria e 59% dos dinamarqueses têm casa própria. Se calhar somos nós que estamos a comprar casas a mais.

Leave a Reply