5,6 milhões: em dez anos, nunca houve tantos carros em Portugal. Como? Porquê? E o que fazer para reverter a tendência?

17 comments
  1. `”Por trás da crescente dependência do automóvel nas cidades e do aumento do número de carros estão duas razões, segundo João Joanaz de Melo, professor de Engenharia do Ambiente na Universidade Nova de Lisboa. “Primeiro, a falta de qualidade do serviço de transportes públicos, que não dá resposta às necessidades. A regularidade e ligação entre transportes é má e a frequência é insuficiente. É verdade que o programa que permitiu reduzir o preço dos passes (PART) tornou a mobilidade mais acessível, mas falhou na redução do tráfego automóvel nas cidades.” À falta de qualidade do serviço, diz o especialista, junta-se a realidade recente dos jovens empurrados para zonas suburbanas devido ao preço das rendas no centro das cidades. “Estas pessoas, que em muitos casos foram para locais mal servidos de transportes, perceberam que, efetivamente, precisam de um carro para se deslocarem, porque não têm uma alternativa viável.”`

    Para mim com isto está tudo dito, eu utilizo TP para ir trabalhar mas cada x tempo tenho de ir de carro porque fico saturado, um exemplo quando estou a sair as 23:30 só tenho um comboio quase a 1am e chego a casa depois das 2am porque com a manutenção das linhas o comboio muitas vezes vai com atraso, e já não vamos falar das mil escalas para fazer nos autocarros, e de carro demoro menos de 1 hora, sempre disse Portugal os TP é só a AML e ponto final o resto do país é uma pouca vergonha.

    E para concluir tengo 2 carros, mais de 20 anos cada um, tenho um poder de compra do caraças, i,m a rich man

  2. no meu caso é mesmo só por capricho em não querer fazer 40 km a pé todos os dias. peço desculpa, sr. aquecimento globale.

  3. Faltam transportes públicos de qualidade em horários e frequências dignas, que sirvam de forma equivalente todas as regiões do país.

    Também a quantidade de greves influencia muito a utilização do carro.

  4. eu tenho autocarro de hora em hora, e este acaba as 7 da tarde

    como e que esperam que eu use transportes publicos quando e esta miseria

  5. Essa pergunta faz sentido em Nova Iorque, Paris ou Tóquio, zonas que têm transporte público bem desenvolvido, agora em Portugal andas de carro ou ficas em casa.

  6. Com mais uns aninhos de governação ps não vai existir este problema…. Duvido que em 4/8 anos sobrem muitos portugueses com dinheiro para ter carro próprio

  7. Como reverter a tendência?

    Homeoffice.

    Dar hipótese as pessoas de trabalhar remotamente, muita gente vai procurar o interior, onde as rendas são mais baratas e precisas de usar menos o carro.
    Repopular o interior, mais tempo livre, o budget familiar vai sair maior sem ter que se mexer nos ordenados ou impostos e claro tira carros da cidade.

    Sinceramente não percebo como e que a política global não incentiva mais ao homeoffice, e uma solução a curto prazo para muitos problemas.

  8. Em Lisboa não existe grande razão para ter carro. Temos transportes que vão para todas as pontas da cidade. As periferias estão menos bem mas ainda confortáveis com transportes públicos. O resto do país, bem…

Leave a Reply