Esta sensação estranha – o uso descabido, diria mesmo insano, das formas irregulares do grau superlativo relativo de superioridade dos adjectivos maior e melhor – é algo que me incomoda há bastante tempo, mas que ultimamente se tem vindo a intensificar, muito por culpa das “notícias” disseminadas pela nossa comunicação social (em particular as televisões e os seus telejornais).

* O exemplo mais paradigmático é o de CR7: durante anos, em qualquer meio de comunicação social, ouvimos sempre os “jornaleiros”/comentadores referir-se a ele como **”o melhor jogador do mundo”**, tal como exemplifica [esta](https://www.rtp.pt/noticias/desporto/cristiano-ronaldo-e-o-melhor-jogador-do-mundo_v796344) notícia da RTP sobre a gala da FIFA, em Zurique (2015). Qualquer notícia que envolvesse Ronaldo, fosse a construção de uma marquise num apartamento Lisboeta, um golo que marcou ou falhou, ou um carro ou barco que comprou, era sempre antecedida pelo invariável “**o melhor jogador do mundo**”…

* Outro fenómeno interessante é a febre do *Guiness World Records*. Em 2008 o **maior bolo-rei do mundo** foi [Português](https://tvi24.iol.pt/sociedade/guiness/maior-bolo-rei-do-mundo-e-portugues-fotos)! Em 2021, a **maior árvore de natal do país** encontrava-se em [Valongo](https://www.cm-valongo.pt/pages/575?news_id=2440), tendo sido notícia em muitos telejornais! Na Ponte Vasco da Gama, em 1998, foi servido um mega-almoço de feijoada a cerca de 17 mil convidados, com direito a inscrição no *Guinness World Records* como a [**maior Ponte da Europa** e a **maior mesa do Mundo**](https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mega-feijoada/).

* Mais recentemente, por causa da COVID-19 e da vacinação – não sei se sou só eu que me apercebo disto – há constantes referências nos directos televisivos ou nas notícias dos jornais ao **maior centro de vacinação do país**, independentemente de ser por causa da sua [inauguração](https://www.jn.pt/local/videos/maior-centro-de-vacinacao-do-pais-abriu-portas-com-filas-longas-14371355.html) em 2021, ou por [outra coisa qualquer](https://cnnportugal.iol.pt/videos/em-nome-da-seguranca-do-voto-membros-das-mesas-aderem-a-vacinacao-com-dose-de-reforco/61e29d580cf2c7ea0f1345a2). Na **maior conferência de tecnologia e empreendedorismo do mundo** a [Web Summit](https://eco.sapo.pt/2021/11/01/moedas-promete-fundar-fabrica-de-unicornios-de-lisboa-no-proximo-ano/) o [“Medalhas”](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/pwb490/dr_medalhas_o_sabotador/) diz sonhar em transformar Lisboa na capital da Inovação Mundial!

* Até o >!~~………~~!< Marcelo (a pessoa, não o presidente, isto para não atentar contra a honra de sua Excelência **O** Presidente da República, que é crime punível com multa) cai repetidamente nessa narrativa provinciana, como se pode ver no [Público (2019)](https://www.publico.pt/2019/03/22/politica/noticia/marcelo-portugueses-sao-melhores-melhores-mundo-1866420) onde afirma que os portugueses “**são os melhores dos melhores do mundo**”, ou no [Público (2018)](https://www.publico.pt/2019/03/22/politica/noticia/marcelo-portugueses-sao-melhores-melhores-mundo-1866420) onde diz que os “**Professores em Portugal são dos melhores do mundo**”. Podia continuar a inserir aqui muitas mais citações. Usem o google (“marcelo rebelo sousa melhores do mundo”).

De onde vem toda esta tesão com o que é **grande** e **bom**? Será que é porque em média a temos mais [pequena](https://i.redd.it/aaaq7uwlps671.png)? Eu sei que esta explicação não se aplica a 50% da população, mas regra geral não vejo as mulheres usarem regularmente estes adjectivos, pelo menos não da forma incorrecta como são difundidos pelos pivots dos telejornais! Quando a nossa amiga Constança, em conversa de café, nos diz que o Margalho tem **a maior pila** que conhece, ela aplica o adjectivo na sua forma superlativa correctamente! Dentro dos pénis que ela conhece, o do Margalho é o maior. Mas longe dela pensar – ou ousar dizer – que o pénis do Margalho é **o maior do mundo**. Nem disso quer a Constança saber! O qualificativo é relativo ao universo de pénis que ela conhece. Dizer que o CR7 é o melhor jogador do mundo é pura e simplesmente errado. Até pode ser a opinião do pivot. Mas um pivot não tem que dar a sua opinião, apenas relatar factos. Ser o **melhor do mundo** não é um facto, é uma questão de opinião. E como opinião que é, é sempre subjectiva.

Não se iludam, muitas destas comparações são factuais. O maior indivíduo do mundo pode ser à data a pessoa mais alta que se conhece. A maior ponte do mundo pode ser mesmo a maior de todas. O mesmo se passa com a feijoada. Mas tudo isto é de uma irrelevância atroz. Já ser o melhor médico do mundo, a melhor tropa do mundo ou o melhor jogador do mundo é completamente idiota! Se temos **os melhores médicos e enfermeiros** do mundo, porque é o SNS uma merda? Se temos **os melhores cientistas do mundo**, porque não temos mais Prémios Nobel? Se temos os **melhores professores do mundo** porque está a nossa educação uma miséria? Se temos os **melhores actores do mundo**, porque não passa o nosso cinema da cepa torta? Onde estão os Óscares? Se temos os **melhores jogadores de futebol do mundo** porque faz a nossa selecção de futebol um percurso lastimável para se qualificar para o próximo campeonato do mundo? Já agora, porque não ganhou o último?

Desculpem o desabafo! E bom ano novo, especialmente porque pode ser o **melhor ano de sempre**!

9 comments
  1. Sim, é só Portugal que faz isso e que tem esse fascínio, em mais nenhum país tens esse tipo de notícias e discurso ^/s

  2. >O exemplo mais paradigmático é o de CR7: durante anos, em qualquer meiode comunicação social, ouvimos sempre os “jornaleiros”/comentadoresreferir-se a ele como “o melhor jogador do mundo”, tal como exemplifica estanotícia da RTP sobre a gala da FIFA, em Zurique (2015). Qualquernotícia que envolvesse Ronaldo, fosse a construção de uma marquise numapartamento Lisboeta, um golo que marcou ou falhou, ou um carro ou barcoque comprou, era sempre antecedida pelo invariável “o melhor jogador do mundo”…

    Aqui pode ser pago pelo próprio dado que o conceito de “melhor do mundo” não existe enquanto facto*. [O Michael Jackson pagava à MTV para ser referido como “Rei da Pop”](https://www.buzzfeed.com/perpetua/why-michael-jackson-is-called-the-king-of-pop?utm_term=.gnBVn5b0y#.mkQwK8zB5). Alias, tu referes-te ao atleta como *CR7* que é uma [marca registada](https://trademarks.justia.com/875/19/cr7-87519158.html). Tu podes casualmente o fazer, até lhe dá jeito, mas a comunicação social também o faz frequentemente e aí é porque deve ser paga para o fazer.

    *Não há melhor ator do mundo nem há a mulher mais bonita do mundo, há o ator galardoado com o prémio de melhor ator nos prêmios X ou a vencedora do concurso Miss algures. O mesmo se aplica ao desporto, mesmo tenistas, que é dos poucos desportos onde há um ranking mundial, fala-se no nº 1 do ranking ATP e não no Melhor do mundo.

  3. Então, mas… só Portugal é que fala bem das coisas boas que tem? Não é “normal” tentar puxar a brasa à nossa sardinha?

    Os outros países dirão que têm outras coisas que são “as melhores do mundo”.

    > Se temos os melhores médicos e enfermeiros do mundo, porque é o SNS uma merda?

    Se são os melhores do mundo não sei, mas que temos excelentes profissionais de saúde temos. Se achas que o SNS está como está por causa dos profissionais de saúde… Espero que nunca tenhas de passar por aquilo que muitos médicos, enfermeiros, técnicos e afins têm de passar.

    >Se temos os melhores cientistas do mundo, porque não temos mais Prémios Nobel?

    Mais uma vez, podem não ser os melhores, mas insistes, não se se de forma propositada em colocar a culpa nas pessoas. A culpa neste caso está em muito relacionada com a falta de investimento na ciência.

    >Se temos os melhores professores do mundo porque está a nossa educação uma miséria?

    Acho que já sabes a resposta.

    > Se temos os melhores jogadores de futebol do mundo porque faz a nossa selecção de futebol um percurso lastimável para se qualificar para o próximo campeonato do mundo?

    Porque o futebol não é assim tão linear… Senão como é que, por exemplo, justificas que o Benfica ganhe 3-0 ao Barcelona e no jogo a seguir perca contra o Portimonense? Futebol não se resume a “quem é melhor ganha”.

    Mas efetivamente há muita coisa que falha na nossa seleção a começar pelo treinador e a acabar na atitude de muitos jogadores em boa parte dos jogos.

    Podes montar um computador com as melhores peças do mundo, mas se depois não houver um software que tire partido dessas peças… Podes ter os melhores jogadores do mundo, mas se não houver uma “harmonia” durante o jogo…

  4. Esta é a maior diarreia verbal que li nos últimos tempos aqui no reddit e não a melhor, muito provavelmente das piores.

Leave a Reply