
Plataforma eletrónica permite agendar voto antecipado de terceiros. Basta nome e data de nascimento para aceder ao ficheiro do primeiro-ministro – Expresso

Plataforma eletrónica permite agendar voto antecipado de terceiros. Basta nome e data de nascimento para aceder ao ficheiro do primeiro-ministro – Expresso
9 comments
> A plataforma de agendamento do voto antecipado através da Internet permite o registo em nome de pessoas que constam nos cadernos eleitorais, desde que se saiba o nome completo e a data de nascimento dessas pessoas. Uma vez dentro da plataforma, é possível assumir o controlo do agendamento do voto antecipado da potencial vítima, uma vez que o intruso passa a ter a capacidade de inserir um endereço de e-mail e um número de telefone, que servem de meios de contacto para gerir todo o processo e receber notificações relacionadas com o agendamento do voto antecipado.
>Morada, local de voto, número de identificação surgem discriminados na íntegra.
Corrijam-me se estou enganado, mas isto parece-me ainda pior que o fiasco da CML.
Sim, é verdade pois já estive a “ver a coisa” á uns dias.
No entanto para votares tens que apresentar a tua identificação.
Se, por piada, inscreveres alguém e essa pessoa, como é evidente, não vai votar no dia do voto antecipado, a mesma não vai ter nenhum problema em ir votar no dia 30.
Ou seja, podes estar inscrito para votar antecipadamente, mas se não compareceres podes votar sem problema nenhum no dia 30.
Por isso a plataforma pode dar azo a algumas “brincadeiras”, mas não vai permitir que alguém vote por conta de outra pessoa.
Edit: e atenção com as “brincadeiras” pois se houver alguma queixa e o mail / telefone inseridos pertencerem mesmo ao brincalhão a lei pode deitar-lhe a mão com alguma facilidade e então vão haver consequências legais.
É fazer queixa no sítio correto para que o problema seja resolvido mais rapidamente possível (eu já o fiz):
https://www.cnpd.pt/cidadaos/participacoes/geral/
Para quando disserem que querem voto eletrónico. Para mim foi um ponto facílimo para excluir partidos.
https://www.youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs
É por esta qualidade de jornalismo que foram atacados…
Descobriram recentemente (tal como o seu querido líder) como funciona o voto em mobilidade?
Continuem a contratar consultices low-cost para fazer projectos.
[Fiz um post agora mesmo sobre um assunto parecido com a Luz Saúde](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/s8h98x/poss%C3%ADvel_falha_grave_de_informa%C3%A7%C3%A3o_pessoal_no/?).
LOL.