
Portugal continental registou em outubro de 2021, face ao mês anterior, uma diminuição da área em seca meteorológica no Alto Alentejo, mas registou um aumento da intensidade no Baixo Alentejo e Algarve, com alguns locais na classe de seca severa.
[https://www.agroportal.pt/algumas-regioes-do-baixo-alentejo-e-algarve-em-seca-severa/](https://www.agroportal.pt/algumas-regioes-do-baixo-alentejo-e-algarve-em-seca-severa/)
No algarve, já em Novembro, sentia-se os efeitos da seca, sendo que os apicultores algarvios, devido à escassez de alimento e água para as abelhas, tiveram que recorrer a açúcar, por haver um défice de pólen devidos às condições meteorológicas.
[https://www.agroportal.pt/abelhas-em-risco-devido-a-seca-apicultores-tem-de-alimentar-enxames-com-acucar/](https://www.agroportal.pt/abelhas-em-risco-devido-a-seca-apicultores-tem-de-alimentar-enxames-com-acucar/)
Estes eventos de seca , que não são estranhos em Portugal, serão cada vez mais recorrentes – alertou Agência Europeia do Ambiente (AEA), afirmando que a Europa já assiste às consequências das alterações climáticas e os países do sul devem preparar-se para verões mais quentes, secas mais frequentes e maior risco de incêndios.
[https://www.agroportal.pt/clima-sul-da-europa-deve-preparar-se-para-veroes-mais-quentes-secas-e-incendios/](https://www.agroportal.pt/clima-sul-da-europa-deve-preparar-se-para-veroes-mais-quentes-secas-e-incendios/)
Com a fraca chuva no fim do ano, no final de Dezembro a seca afectava já 93,7% do território nacional.
[https://www.agroportal.pt/no-final-de-dezembro-a-seca-afectava-937-do-territorio-de-portugal-continental/](https://www.agroportal.pt/no-final-de-dezembro-a-seca-afectava-937-do-territorio-de-portugal-continental/)
A pouca chuva que caiu no início do ano não veio alterar a situação, havendo barragens no país quase sem água.
[https://www.agroportal.pt/quase-todo-o-pais-em-seca-meteorologica-antigamente-levava-se-meses-inteiros-chovendo-e-havia-de-tudo/](https://www.agroportal.pt/quase-todo-o-pais-em-seca-meteorologica-antigamente-levava-se-meses-inteiros-chovendo-e-havia-de-tudo/)
A seca, um fenómeno mais recorrente no Alentejo e Algarve, faz-se sentir, desde Novembro, na região Norte, que se encontra em seca fraca, com exceção da região nordeste, em Trás-os-Montes, em que “há pontos com seca moderada”, explicou Vanda Pires, do Departamento de Clima e Alterações Climáticas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e que lançou o alerta que sem chuva a situação vai-se agravar.
[https://www.agroportal.pt/seca-fraca-no-norte-pode-passar-a-moderada-se-nao-chover-em-janeiro-ipma/](https://www.agroportal.pt/seca-fraca-no-norte-pode-passar-a-moderada-se-nao-chover-em-janeiro-ipma/)
Hoje foi a vez de Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, de ser entrevistado para falar sobre a situação urgente que o país enfrenta.
[https://www.agroportal.pt/seca-meteorologica-em-94-do-territorio-portugues-entrevista-a-eduardo-oliveira-e-sousa/](https://www.agroportal.pt/seca-meteorologica-em-94-do-territorio-portugues-entrevista-a-eduardo-oliveira-e-sousa/)
Ontem, no entanto, tinha já sido entrevistado Jorge Miranda, Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que salientou que o mês de janeiro tem tido pouca chuva e deverá manter-se assim nas próximas semanas. Salientou ainda que as regiões mais afetadas são Alentejo e Algarve, mas os meteorologistas estão também preocupados com o norte de Portugal.
[https://www.agroportal.pt/seca-meteorologica-em-94-do-territorio-portugues-entrevista-a-jorge-miranda/](https://www.agroportal.pt/seca-meteorologica-em-94-do-territorio-portugues-entrevista-a-jorge-miranda/)
Foi a vez das associações agrícolas e de produtores falarem da seca, que tem um impacto direto na produção e poderá vir a afectar directamente os consumidores:
Na zona Oeste, a ausência de chuva assusta a Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) que alerta que há agricultores a regar as culturas, o que não é costume nesta altura do ano.
[https://www.agroportal.pt/seca-horticultores-da-regiao-oeste-ja-regam-culturas-nesta-altura-do-ano/](https://www.agroportal.pt/seca-horticultores-da-regiao-oeste-ja-regam-culturas-nesta-altura-do-ano/)
A seca que se faz sentir no Norte “ainda não é uma situação alarmante”, mas os agricultores pedem um fevereiro chuvoso para que as culturas do próximo ano não fiquem comprometidas.
[https://www.agroportal.pt/seca-agricultores-do-norte-precisam-de-fevereiro-chuvoso-para-salvar-proximas-culturas/](https://www.agroportal.pt/seca-agricultores-do-norte-precisam-de-fevereiro-chuvoso-para-salvar-proximas-culturas/)
A Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) mostrou-se ontem “apreensiva” pela falta de chuva na região, porque, apesar de a situação ainda não ser “dramática”, as culturas de primavera/verão “estão muito longe” de estarem asseguradas.
[https://www.agroportal.pt/seca-agricultores-de-portalegre-apreensivos-devido-a-falta-de-chuva/](https://www.agroportal.pt/seca-agricultores-de-portalegre-apreensivos-devido-a-falta-de-chuva/)
Se a situação meteorológica se mantiver assim tudo aponta para um agravamento da seca em Portugal, que poderá ter grandes impactos nos produtores agrícolas e pecuários. Impactos estes que serão certamente sentidos pelos consumidores.
19 comments
Realmente não tem chovido muito este inverno. Nem tem estado assim muito mau tempo. Só me lembro de uma semana de chuva a sério, no início de dezembro.
Mas há algo a ser feito para remediar esta situação?
Não podemos induzir chuva com magia mas também não podemos ser um país com uma agricultura exclusivamente de sequeiro.
E não vejo muitas melhoras no regadio, onde moro no verão é tudo milho isso gasta um absurdo de agua.
A boa noticia é que se isto afectar a economia a IL e o JCF vão finalmente querer saber da emergência climática.
Este e a demografia são os verdadeiros problemas.
Onde é que anda o palerma que dizia que não estávamos em desertificação? Aquele que dizia que vive no Alentejo e está a chover e vê campos verdes em Novembro?!
[deleted]
Boa compilação.
Eu lembro me no 6 ano quando houve uma grande seca.
Eventualmente “cloud seeding” vai ser feito para conturnar este tipo de situação.
Só prova que o aquecimento global é mentira, espera aí…
Há uns anos li um relatório, a nível europeu, que apontava para a previsão de que, até 2100, o sul de Portugal iria ficar desertificado.
Ou seja, Marrocos, basicamente.
…
Edit: 78 anos pode parecer muito tempo, mas não é assim tanto, quando estamos a falar destas coisas.
A percepção que tenho tido nos últimos anos é que praticamente já não chove no Inverno e tanto está calor como este ano ou frio de rachar como Janeiro do ano passado, mas lá para março até maio chove que se farta.
Pode não ser verdade, porque não fui ver dados, mas é a perceção que tenho tido
Vivo no centro interior e nunca vi um Inverno, até agora, como este. Esteve sempre praticamente sol e temperaturas amenas, sem geada nos campos de manhã.
E depois metem plantações de abacate no sul.. Aiai.. :/
Só deviam deixar plantar alfarrobeiras no Algarve.. a laranja leva muita água e agora ainda se foram lembrar do abacate.
Este ano até eu estou preocupado!
Vivo relativamente perto da barragem de Castelo de Bode e sempre estive habituado a ver a barragem cheia (até em tempo de verão muitas vezes) e a última vez que lá passei (no último fim de semana) estranhei o nível de água estar tão baixo, o mais baixo que eu alguma vez vi e inclusive até o meu pai comentou que talvez fosse o mais baixo que ele também já viu.
Sendo esta uma das barragens mais importantes do país que inclusive fornece água a Lisboa isto é um grande sinal de alerta, posto que pelo que vejo não temos previsão de grandes chuvas, nem energia poderá ser produzida.
Ps: não sei se estão a fazer algum tipo de manutenção mas o nível está mesmo baixo para o normal.
Falta plantar mais eucaliptais, e monoculturas de abacate e afins.
Mas a IL diz que não há pressa…
Tenho o rio Mira aqui à porta e ainda não corre agua, está seco.
Os meus cães apanharam carraças no campo.
Carraças.
Em Janeiro.
Wtf