Evolução dos impostos em Portugal – IRC, IRS e IVA

21 comments
  1. Pá, isso sem o peso relativo do pib não te diz nada. Não sabes se o aumento da receita é devido ao crescimento económico.

    Por ex em 2020 houve diminuição da receita, mas foi por paragem da economia e não por diminuição de impostos. O mesmo é válido ao contrário.

  2. É assim nos países desenvolvidos. Mas agora vai estabilizar, embora haja sempre algo urgente para pagar na cabeça deles.

    Se vires a lista do tamanho dos governos por % do PIB podes ver que quanto mais rico, mais % o governo tem.

  3. Pois, é normal que um país cresça e arrecade mais dinheiro com impostos… mal seria se assim não fosse

  4. Como já te disseram OP, precisas de meter em % do PIB e quanto mais rico um país naturalmente maior será a carga fiscal (p.e. IRS em salários mais elevados) e menor o esforço fiscal (que é a carga fiscal/ pib per capita, usando a métrica original de 1959)*100 (obrigado aos redditores que me apontaram os papers desta medida que praticamente nínguem que repetia esta métrica a conseguia definir).

    Vê 2012, em 2011 tiveste “o brutal aumento de Impostos” anunciado pelo Vitor Gaspar mas a receita fiscal caiu. Porque o PIB caiu (e a confiança também logo mais poupança e menos consumo) logo os impostos arrecadados caíram (nao sei como evolui a carga fiscal nesse ano).

  5. Eu colocava o IRC a 15%, mínimo acordado recentemente, onde só pagavas quando distribuías dividendos. Nem sei como é que este modelo da estónia ainda não ficou moda

  6. Pornografia devia ser proibida por aqui. Acho que ninguém gosta de se ver a ser enrabado ao longo de décadas.

  7. Nesse caso justificam com o aumento do PIB, mas hoje em dia o aumento das taxas e IRS só se pode justificar com o aumento sa dívida e gasto público.

    Amanhã peço um crédito tenho um grande crescimento económico, se não investir bem esse dinheiro nos proximos anos vou andar a pagar esse crédito e não vou crescer economicamente, isso foi o que fez o Estado pediu e pediu, foi mal investido e agora andamos a pagar divida com mais divida, e como se paga isso tudo? aumentando os impostos, porque na realidade Portugal não cresceu nada só a nossa divida o fez, aceitem a realidade, enquanto não reduzirem a dívida ou reduzirem os gastos do Estado vamos andar nisto

  8. Para mim o melhor gráfico é separando os impostos indirectos.

    Sabem quando em 2016 reduziram o IRS e o IVA nos restaurantes?

    Perderam umas centenas de milhões mas compensaram isso com um aumento brutal do ISP(+0.10 e ainda paga IVA por cima), e isso deu 1.2-1.5 mil milhões de euros de receita.

    Para as empresas de transporte deram um regime fiscal especial (por isso é que já não há greves de camionistas).

    Ao Zé Povinho prometeram que se o preço do Petróleo subisse (estava muito barato) baixavam o ISP…

    Um ano depois informaram que a promessa era válida só para o ano anterior e aqui estamos com o Zé Povinho a pagar um balúrdio na gasolina com um ISP que nunca voltou ao que era, apesar do preço do petróleo ter recuperado.

    Mais info com dados aqui:
    https://www.reddit.com/r/PORTUGALCARALHO/comments/qre6w1/a_carta_posta_fora_do_baralho_13_de_novembro_15h00/
    E sobre o ISP das transportadoras aqui: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/q9xe45/promessas_do_governo_quem_é_que_ainda_acredita/

  9. Esta não é uma boa medida para medir os impostos pagos.

    A melhoria dos salários ou menos desemprego leva sempre ao aumento da coleta de impostos em termos nominais.

    Em % do PIB ou esforço fiscal é um alternativa melhor.

    Isto assim não diz nada, aliás, quem e era bom que subam sempre, queria dizer que as pessoas recebem mais e a atividade económica é melhor e por isso pagam mais nominalmente em impostos

  10. Este gráfico vale menos que zero.

    Um caso mt fácil de ver: o “enorme aumento de impostos” do senhor Gaspar resulta nesse gráfico em pouca coisa.

    O valor total dos impostos pouco interessa. Ele pode aumentar pq o país consumiu mais ou porque temos mais gente a trabalhar e a ganhar mais e não se ter mexido nos escalões de IRS.

    O que realmente importa é se as taxas de IVA, IRC e IRS subiram. E desde 2015 pelo menos que não sobem, pelo contrário até desceram.

  11. Essa escala dos Y quer dizer o quê? É apenas um valor relativo para ver a evolução?

    E numa análise a Impostos, faltam muitos, que passam ‘despercebidos’, mas que somados têm um peso gigante, e maior que esses:

    – IS Veículos / Imposto automóvel / IS Petróleo / Tabaco / Álcool

    – Imposto de Selo

    – IMI / IMT / IUC

    – Os milhares de taxas e taxinhas

  12. WoW em 1990 a receita de IRC total era de 10 000 pepitas de ouro? Ou será pepitas de prata? Ou galinhas?

    Mano, gráfico interessante, mas é preciso sempre evidenciar o que está medido nos eixos

Leave a Reply