Boa tarde a todos. Hoje enquanto conduzia passou uma música portuguesa na rádio que me chamou muito à atenção. Quando cheguei a casa, vi e ouvi bastantes vezes, até que leio os comentários e estão maioritariamente em Pt-Br, Espanhol e Inglês.
Fico sempre com a impressão que não damos o merecido valor às “nossas” músicas, assim gostaria de vós perguntar qual é a vossa música portuguesa preferida lançada no ano passado.

Eu começo (justamente com a música de que falei) – José- Paraíso ( https://youtu.be/qB04v8kuW3k ) . Que por sinal é do vocalista dos Stuck in the Sound

20 comments
  1. Por acaso acho que até já demos menos valor. Os jovens de hoje em dia consomem bastante música portuguesa, com Rap/Trap à cabeça. Depois ainda existem alguns artistas com uma boa fan base como Carolina Deslandes e Agir por exemplo.
    Se formos até às gerações mais velhas então aí a coisa dispara. Tony Carreira, Quim Barreiros… A música popular portuguesa é cabeça de cartaz em tudo o que é romarias de Verão e mega pic-nics do Continente.
    Acho que o grande problema está mesmo nas rádios que passam sempre a mesma merda 24 horas por dia. Ouvir Comercial, RFM ou Megahitz… É tudo farinha do mesmo saco, e sempre em loop.
    Já no YouTube/Spotify, há artistas portugueses com bastante buzz. Basta ver os milhões de views que têm nas respectivas plataformas.
    A rádio não passa a realidade da cultura musical em Portugal, passa muita música pop americana e regattons. Pessoalmente não ouço muito rádio, especialmente por ser adepto de metal/metalcore e este tipo de música é uma raridade ser produzida em Portugal. Muito menos passar na rádio.
    Acho que nunca ouvi metal numa rádio portuguesa, e isto diz muito.

  2. Não conheço muita musica portuguesa, só aquelas mais batidas, sou basic bitch, mas de 2021 as que gostei mais foram:

    Foi por um triz – Carolina Deslandes

    O meu nome é saudade – Luis Trigacheiro

    Monarquia – Diogo Piçarra e Bispo

    Onde vais – Barbara Bandeira e Carminho

  3. O meu ano de 2021 passou por descobrir muita música de 2020, mas relativamente ao tema to tópico também concordo com algumas das escolhas de outros comentários, para não repetir:

    Gostei bastante do álbum Desalinhados da Bárbara Tonico. Com especial atenção para “Gisela” e versão dela do “Devia ir”.

    “Eco” – Carolina Deslantes

    “Caos’a” – Rita Vian

    “Amanhã” – Teresinha Landeiro (mostraram-me por acharem que me iria identificar com o sentimento, tive de concordar)

  4. Luis Figueiredo, o compositor que ajudou Portugal a ganhar a Eurovisão em 2017, recomendou a ouvir música através das abas de lançamento de música recentes dos spotifys da vida.. talvez a partir daí o panorama seria diferente

Leave a Reply