Sondagem CESOP-Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1

28 comments
  1. O estudo de opinião do CESOP para o PÚBLICO, RTP e Antena 1, cujo trabalho de campo foi realizado entre 12 e 18 de Janeiro, mostra que, face à semana passada, os socialistas recuam dois pontos percentuais e os sociais-democratas, que registam a maior subida, avançam três pontos.
    Há duas semanas, o PSD reduziu para seis pontos a diferença, até então a menor observada desde 2019 nos estudos do CESOP, mas na passada semana essa recuperação conheceu um volte-face, com o PS a distanciar-se relativamente aos sociais-democratas.

  2. As sondagens valem o que valem. Quem não gosta da tendência que vá votar. Todas a eleições há pessoas a queixar-se dos resultado mas quando se pergunta se foram votar “não, não serve para nada”

  3. Enquanto à Direita como um todo não ultrapassar em número de deputados à Esquerda, o Costa ganha (e não estou a considerar o Chega nem PAN porque estão para associações ou IPSS do que outra coisa).

  4. O PSD já está na margem de erro do PS. Costa a ser Costa: perde sempre votos nas campanhas eleitorais pq faz campanhas miseráveis. mesmo assim mantém o diretor de campanha q sempre fez campanhas más.

    Esquerda continua com maioria mas já exige toda a esquerda junta.

  5. Previsão: PS faz governo com BE, PCP, Livre e PAN e vão passar o mesmo orçamento de estado que foi chumbado. O BE vai para a TV dar palmadinhas nas costas a dizer que foi uma grande vitória pois evitaram o fascismo do Chega que elegeu 1 deputado e meio.

  6. Mais alguns dados realtivos a esta sondagem:

    “Olhando para o quadro desta sondagem que faz o cruzamento entre as intenções de voto nestas legislativas e o voto expresso pelos entrevistados nas eleições de 2019, verifica-se que o PS pode “roubar” 32% do seu eleitorado ao Bloco (na semana passada a percentagem era de 17%) e que o PSD pode ir buscar 32% dos seus eleitores ao CDS (há uma semana o valor era de 26%).”

  7. Existem vários partidos com assento parlamentar, mas olhando para isto fico sempre com a sensação de que o peso dos principais 2 partidos ainda é demasiado grande.

  8. ha um dado curioso nesta sondagem ,

    os votos expressos sao 29% PS – 24% PSD , ou seja um diferença de cinco pontos percentuais.

    Depois isto reduz para 4 p.p. na estimativa de resultado final. Intuitivamente nao faz muito sentido. algum entendido em sondagem pode explicar este processo

  9. Eu cada vez acho mais que vamos ter uma situação tipo camara de Lisboa. Toda a gente esperava que o Medina (PS) ganhasse, e no fim foi o Moedas (PSD)…
    Esta teimosia do Costa em não querer coligações à esquerda ainda o vai tramar, para além de irónico seria bem feito.
    Pessoalmente preferia um governo de esquerda mas nunca com António Costa/PS sozinho, aliás detesto mesmo tudo aquilo que o governo dele e do PS representaram nos últimos anos.
    A questão é que olhando também para a direita vejo mais do mesmo, e tenho a certeza que não estou sozinho (se estivesse as sondagens demonstrariam uma clara tendência para a direita, e não é isso que se dá para ver nesta sondagem). Há muita gente que não suporta António Costa, mas também olha em volta para as alternativas e não vê nada melhor.
    Eu vou votar à esquerda, muito possivelmente no Livre porque foi dos poucos partidos que teve um discurso coerente e que faz sentido para mim, estão mais interessados no bem do país do que nos “tachos e panelas” ou verdadeiros “trens de cozinha” que a esmagadora maioria dos politicos encontra quando chega ao poder.

  10. Eu só não entendo as pessoas que votam no PS. BE e CDU respeito porque são visões diferentes… mas após 6 anos disto continuar a votar PS é sadomasoquismo.

  11. Dia 30 é que vamos saber.

    Para mim ganhava Costa mas sem maioria absoluta, um parlamento com vários pontos de vista e visões faz muito mais sentido.

    Eles são pagos para trabalharem e se entendem, não para andar nas richas e jogos políticos.

  12. Mas afinal quem é que vota PS? À minha volta é tudo PSD, IL, Chega (sim…), CDS, lá aparece alguém do BE. CDU tb não tou a ver ninguém… Mas a dizer que vai votar PS é que não encontro ninguém mesmo. Nem no FB que foi inundado de fotos de amigos que pelos vistos meteram se na política aparecem referências ou bandeiras do PS.

    Aqui no sub é para esquecer quem for votar PS tá calado pq sabe que é logo alvo de críticas. Só que assim não encontro ninguém que me possa ajudar a perceber o que é que pode motivar alguém a votar PS no atual momento político!!

  13. Honestamente, sei que não é possivel, mas PSD/IL/BE seria uma estrutura política interessante. A IL e o BE tem muito em comum socialmente. Esta coligação poderia funcionar decentemente.

  14. Alguém aqui que vá assumidamente votar no PS? Qual a razão desse voto?

    Pergunto somente por ver tão grande intenção de voto, mas a malta aqui aponta toda, ou quase toda, em direcção oposta

  15. Votar conta muito… É o nosso também. Nas municipais, o partido em que votei ganhou por menos de 200 votos… Se votar não conta individualmente…. Votem. É o vosso país

Leave a Reply