Líderes de cada jornada na edição do Campeonato 2036 / 37

by yvltc

2 comments
  1. A época começou com uma entrada forte por parte de Braga e Gil Vicente, que se encontravam em 1º e 2º, respetivamente, ao fim de 4 jornadas. Esperanças elevadas em Famalicão, no seguimento de 3º e 2º lugares em 2034/35 e 2035/36, significavam um 6º lugar de sentimentos mistos. Inversamente, uma entrada em falso dos tradicionais candidatos Porto, Benfica e Sporting, respetivamente em 7º, 9º e 13º por esta altura, poderia sair cara nas contas finais.

    A primeira grande alteração nas contas da liderança deu-se na jornada 11 com o empate a duas bolas do Gil Vicente em Guimarães, o que, conjugado com a vitória por 3-0 do Famalicão frente ao Farense, significou o regresso do Famalicão ao topo da tabela, onde apenas se encontrara após a primeira jornada. Simultaneamente, o empate a duas bolas do Braga frente ao Belenenses levou os arsenalistas a um confortável 3º lugar. No entanto, a liderança famalicense duraria apenas 2 jornadas após um empate com a Oliveirense, numa jornada onde Gil Vicente iria a Alvalade vencer por 1-0. Os papéis reverter-se-iam na jornada seguinte, com o Gil Vicente a não conseguir ir além do empate frente ao Boavista, e o Famalicão a aproveitar para recuperar a liderança. As sortes de Benfica, Sporting e Porto começariam a mudar, com o trio a ocupar as posições entre 4º e 6º.

    Jornada 15. Gil Vicente recebe Famalicão num jogo que poderá ser decisivo para as aspirações de ambas as equipas, agora firmementes numa batalha por, pelo menos, um lugar no pódio. Uma exibição exemplar dos gilistas impôs um pesado 3-0 ao Famalicão, novamente invertendo os dois primeiros. A jornada 16 também traria jogo grande entre Famalicão e Braga, que não foram além do 1-1. Os problemas do Famalicão não iriam ficar por aqui após mais um desaire na jornada 17 frente ao Benfica. O Famalicão via-se, assim, em 4º lugar depois de três jornadas desastrosas frente a rivais diretos, enquanto o Benfica viu, e agarrou, a oportunidade de chegar ao 2º lugar, com olhos no Gil Vicente.

    O top-3 apenas iria sofrer alterações novamente na jornada 23, com a derrota caseira do Braga frente ao Estrela, chegando o Porto ao pódio pela primeira vez nesta edição. A posição do Famalicão, pelo contrário, sofreu várias alterações durante este período, após um janeiro sem vitórias que os faria descer até ao 6º lugar, e nova derrota frente a rivais diretos na deslocação a Guimarães, que faria os famalicenses descer ainda mais até 7º lugar, atrás de um Vitória SC em crescimento na segunda volta do campeonato. Dois passos em falso frente ao Belenenses e Vitória fizeram o Benfica perder o 2º lugar para os rivais Porto à entrada para o Clássico.

    Jornada 28. Gil Vicente, no topo da tabela desde a vitória sobre o Famalicão, recebe o Vitória. Benfica, com dois empates consecutivos, recebe o Porto. Braga, em 4º lugar, presta atenção aos resultados à sua volta, ainda com esperanças de regressar ao lugar que ocupou nas jornadas iniciais. Em Barcelos, o Gil Vicente resgata um ponto após estarem a perder 2-0 ao intervalo com dois golos aos 61′ e 62′. Na Luz, viveu-se um verdadeiro clássico: penalty falhado pelo Porto aos 3 minutos, vermelho direto para o Porto aos 7′, golo do Porto aos 13′, vermelho direto para o Benfica aos 28′, golo do Benfica aos 37′, e novo vermelho direto para o Porto aos 56′. Resultado final: 1-1. Os únicos satisfeitos com a jornada seriam os comandados por Artur Jorge, cuja vitória por 4-1 frente ao Belenenses os levou, 23 jornadas depois, ao topo da tabela. Cambalhota no marcador.

    Nova jornada quente na jornada 29, desta feita o Gil vai ao Dragão, o Benfica vai a Alvalade e o Braga vai a Guimarães. O Benfica cumpre num jogo renhido, conseguindo uma vitória importante por 2-1 que afundaria o Sporting para 7º lugar. No Dragão, as equipas não foram além do 0-0, resultado problemático para ambas que agora viam o Benfica a subir para o 2º lugar apenas a 5 jogos do fim. Já em Guimarães, nada nem ninguém parece capaz de travar os gverreiros, vencendo os grandes rivais por 2 golos sem resposta, marcando, assim, a quinta vitória consecutiva.

  2. O Benfica não liderou porque ainda lá temos o Di María sempre no 11 inicial

Leave a Reply