Evolução carga fiscal Portugal (Instituto Nacional de Estatística)

19 comments
  1. Ainda bem que virámos a página da austeridade. Imagino se não o tivéssemos feito /s

    ​

    Há já 4 comentários e ainda nenhum te acusou de espalhar propaganda da IL. Bravo r/portugal. Estou emocionado pra caralho

  2. “Em termos de finanças públicas, a [carga fiscal](https://www.cfp.pt/pt/glossario/carga-fiscal-) ou pressão fiscal de um país corresponde à relação percentual entre o total dos impostos e contribuições efetivas para a Segurança Social e o Produto Interno Bruto (PIB).”

    é muito difícil fazer qualquer tipo de interpretação deste gráfico sem dados detalhados dos diferentes tipos de contribuição para a carga fiscal. por exemplo, o facto de haver mais pessoas empregadas faz com que haja mais gente a pagar IRS e a contribuir para a Segurança Social, podendo portanto aumentar a carga fiscal. consideraria esse cenário como extremamente positivo.

  3. Porque é que o eixo dos yy não começa no zero?! A diferença de valores entre 1995 e 2020 é de 5.6%. Este gráfico dá a entender que aumentou dezenas de vezes nesse período. Isto é só lixo enganador…

  4. Não se preocupem, eu tirei curso de respostas de António Costa:

    A carga fiscal aumentou apenas e somente por causa das contribuições para a SS, porque a taxa de desemprego desceu para metade do que era em 2015. Como a segurança social não é imposto, os impostos na realidade diminuíram!

    Dia 30 votar no punho levantado

  5. Então o português médio trabalha 88 dias úteis por ano (de 252 dias úteis) sem ser remunerado a fim de contribuir com o estado?

  6. Para as pessoas que olham para este gráfico(que diz muito pouco, pois carga fiscal é muito genérico e para além do mais, não tem referenciais de comparação) e dizem que o mais que se destaca é os aumentos com o governo do PS…LOL. Sinceramente.

Leave a Reply