Receitas de impostos do Estado em % do PIB (IRS, IRC ou IVA)

9 comments
  1. Fonte: [https://www.pordata.pt/Portugal/Receitas+de+impostos+do+Estado+em+percentagem+do+PIB-2773](https://www.pordata.pt/Portugal/Receitas+de+impostos+do+Estado+em+percentagem+do+PIB-2773)

    Em resposta a um post feito à umas horas atrás, fiz este gráfico.

    Não levem este gráfico como prova que o Costa está a fazer um bom trabalho porque há muita coisa por mostrar.

    Exemplo:

    * A duplicação de pessoas a ganhar ordenado mínimo.
    * A duplicação de trabalhadores do estado.
    * A diminuição da diferença entre o ordenado mínimo e o médio.

    Edit 1:Não sou contra o aumento do ordenado mínimo, mas da forma que está a ser feito acredito que no futuro poderá ser prejudicial ao país. Só para lembrar que quem paga ordenado mínimo, não paga IRS, logo menos receitas.

    Acredito que o governo deveria estabelecer um limite para a diferença entre o ordenado mínimo e médio, obviamente aumentando os dois de acordo com o limite estabelecido.

    Edit 2:

    Para aumentar o ordenado médio o governo poderia baixar impostos para empresas que apresentam salários médios superiores ao salário médio nacional.

    Edit 3:

    Obviamente terá de haver um sistema que conjugue a média e desvio padrão de salários na empresa, para depois não haver casos com empresas a beneficiarem do sistema, com patrões a ganhar milhões anuais e os restantes colaboradores a ganhar ordenado mínimo. Adiciono que seria vantajoso a discriminação do número de pessoas a ganhar ordenado mínimo ou abaixo do ordenado médio.

    Edit 4:

    Os valores de desvio padrão admissíveis terão de variar com o tamanho da empresa.

  2. Engraçado ver como a Geringonça simplesmente se aproveitou da austeridade do início da década, e no fundo, manteve tudo na mesma.

  3. Este gráfico é melhor mas se o objectivo é dizer se os impostos estão mais altos ou mais baixos, continua a não servir, tal como a carga fiscal.

    Exemplo fácil: nenhuma taxa de IRS, IVA ou IRC subiu desde pelo menos 2015 (não me apetece ir investigar se a última foi 2012 ou se o Gaspar ainda inventou mais), mas o gráfico mostra subidas desde esse ano.

    Para compares se os impostos subiram ou nao, tens de analisar as taxas dos impostos e desde 2015 estes impostos até tiveram descidas nas taxas. Simplesmente há mais consumo e mais gente a trabalhar e ganhar mais e ainda bem.

  4. O povo português não percebe que não se aumenta poder de compra aumentando o SMN por decreto.

    Já fiz as contas aos produtos que compro diariamente, e claro com o aumento do SMN por decreto os preços subiram mais, em percentagem. Logo perdemos poder de compra

  5. “Os impostos são mais altos porque agora somos uma economia mais avançada”

    “Mas não fomos ultrapassados por 10 países da Europa de leste nos últimos anos?”

    “Isso a história explica”

Leave a Reply