A precariedade é a pior inimiga da natalidade: seremos menos dois milhões daqui a 25 anos

16 comments
  1. Não percebo….

    O neoliberais juntam a pés juntos que será flexibilizando o emprego que as pessoas terão mais sucesso e filhos.

    Agora estes tipos dizem que é uma mentira monumental ?!

    Estou espantado….

  2. Uma das principais causas do empobrecimento do país nos últimos anos e nas próximas décadas.

    Infelizmente, somos um dos países mais avançados no fenómeno de contração e envelhecimento populacional. A nível mundial, o mesmo ocorrerá a partir de 2040 (ano em que deve-se atingir o auge populacional no mundo).

  3. Não estou a entender o problema. Toda a gente sabe que, quanto mais rico e desenvolvido é o país, menor é a natalidade. Antigamente haviam muitos filhos porque a mulher ficava em casa ou então em trabalhos básicos, assim como ter mulher e filhos era o que definia os homens e a sua masculinidade.
    Felizmente hoje em dia ambos os géneros não se definem dessas formas, com o desenvolvimento económico e social, a realidade social mudou. Nos países pobres continua-se a ter imensos filhos por causa da pobreza, do pouco desenvolvimento social e económico e por falta de emancipação da mulher.

  4. Ainda bem a ver se com mais casas vazias a bolha rebenta e com 60 anos consigo comprar uma casa.

    PD: Temos mais de 2.5 milhões de portugueses que imigraram para outros paises por isso 2milhões em 25 anos não é nada com os 2.5 milhões que já perdemos.

  5. Para contexto M.26

    Fora a parte que já aceitei de se ter filhos cada vez mais tarde, o principal drive que tenho com falado com os meus amigos é mesmo não ter casa própria ainda. Alguns vivemos em casa dos pais, outros em casas alugadas divididas, mas 10% já tem casa própria. 20% tem filhos.

    Eu a minha namorada já poderamos mas sem casa está fora de questão, e com o preço das casas pumped não queremos ir para uma coisa pior com um investimento tão grande, vamos passivamente vendo anúncios…

    Tenho um bloqueio muito grande contra ter filhos em casa arrendada, embora tenho família bem estabelecida nessa situação.

  6. Todos os anos as associações ambientalistas alertam que Portugal tem uma pegada ecologica bem acima da sua biocapacidade. Ou seja, ou começamos a consumir menos recursos ou a redução da população até é positiva.

  7. Não é só a precariedade, há vários fatores, educação, emancipação da mulher, tempo livre, etc.

    Hoje em dia aos 40 anos muitos ainda não têm relações estáveis, como esperam q tenham muitos filhos?

Leave a Reply