Google Maps diz que Olivença não é portuguesa. Especialistas falam em erro “grave”. Governo não responde

21 comments
  1. O Governo não responder está ao nível de traição. O Governo não decide nada nesta matéria. Para todos os efeitos para nós Olivença até hoje é Portugal, sendo que nunca houve decisão em contrário.

  2. O que interessa o que o Google Maps diz? Embora administrada pelos espanhóis, é Portuguesa, mas os Governos não têm tomates de dizê-lo abertamente ainda assim não incomodem a sensibilidade dos vizinhos do lado. Enfim…

  3. Tecnicamente está sob administração Espanhola e não sei se os Olivenses iam gostar de começar a pagar impostos portugueses em vez de impostos espanhóis. Teria de se pensar num regime transitório. Mas é um assunto que diplomaticamente ninguém quer tocar desde as desavenças na América Latina. E de certa forma serve de alavancagem Portuguesa nas relações com Espanha, como quem diz “vejam lá que nós até temos sido “bonzinhos” e nem embirramos muito com a questão de Olivença nem nada”.

  4. Sinceramente não quero saber se Olivença é portuguesa ou espanhola. O problema é que os oliventinos foram oprimidos durante séculos e mesmo agora em democracia, continuam sem poder decidir se querem ser portugueses ou espanhóis. Portugal não pode simplesmente enterrar o assunto se a população não tem voz para dizer o que quer. Bastava Espanha deixar fazer um referendo (que possivelmente ganhariam) que o assunto podia ser finalmente fechado.

  5. Não querendo com esta pergunta dizer que se trata de uma questão de preferência, mas quem lá vive prefere ser português ou espanhol? Há informação sobre isso?

  6. Olivença é um território português sobre administração estrangeira. Tanto é assim que os naturais de lá podem pedir nacionalidade portuguesa.

  7. Não me digam que ainda entramos em guerra com os espanhóis, primeiro que os russos com os ucranianos /s

  8. Portugal tem interesse em manter o status quo.

    Olivenza nunca vai voltar a ser administrada por Portugal, mas também não ganhamos nada em dar aquilo a Espanha sem nada em troca.

    Então continua a ser portuguesa no papel e é sempre algo que pode dar jeito no futuro para alavancar a nossa posição nalguma disputa com Espanha.

  9. Durante a pandemia este Governo mandou fechar a ponte da Ajuda, que liga Elvas a Olivença, reconhecendo implicitamente que Olivença não é Portugal.

    Mas nem sempre foi assim a dita ponte foi paga integralmente por Portugal. O governo do Durão Barroso não reconheceu aquela zona do Rio como sendo uma fronteira, por isso colocou como condição que a Ponte fosse paga por nós.

    Na cerimônia de inauguração da Ponte o presidente da câmara de Elvas disse aos Espanhóis para tirarem as bandeiras, que tinham hasteado, ou então não havia inauguração.

    E ainda hoje quem atravessa a ponte vindo de Olivença não encontra sinalização a indicar a entrada em Portugal (pois já está em Portugal)

Leave a Reply