
Isto se calhar é uma pergunta estúpida e com resposta óbvia, mas eu genuinamente não sei.
Damos umas voltas por Lisboa e deparamo-nos com muitos terrenos que são efetivamente “mato” no centro de Lisboa, edifícios abandonados ou completamente degradados.. Há mais alguma capital europeia que esteja neste estado, em pleno centro?
Isto não é só uma “ideia” minha. É muito comum ouvir-se estrangeiros a dizer que gostam de Lisboa mas que é uma cidade suja e com áreas bastante degradadas.
Alguns exemplos de terrenos de grandes dimensões:
– O mais óbvio talvez, a antiga feira popular. Entretanto já se começou a fazer qualquer coisa mas levou bastante tempo.
– Toda aquela zona entre as amoreiras e o estabelecimento prisional de Lisboa.
– Aqui na zona do Saldanha https://maps.app.goo.gl/8wfZ4MyZ78c2obvs7
– Aqui no Campo Pequeno/Entrecampos https://maps.app.goo.gl/oMfLFT2rU4onXkuz8
Alta degradação:
– Toda a zona para baixo do comboio onde são as discotecas.
– Sítios aleatórios onde ponho o boneco do street view. Foi literalmente escolher uma zona não central para colocar o boneco e está assim https://maps.app.goo.gl/eHhD9tLHRw6jvX1bA
– Numa das principais avenidas, entre o Saldanha e o marquês! Esses três edifícios. https://maps.app.goo.gl/gm29x1i8MQe9qwi36
– Enquanto andava pelo Google Maps para arranjar exemplos concretos, abro as reviews da tapada das necessidades e o seu estado de degradação são os principais comentários.
É só andar por Lisboa ou andar pelo Google Maps um bocadinho que os exemplos são evidentes e incontáveis.
Acredito que já esteve muito pior, pelo que oiço dizer de Lisboa antigamente. A minha questão é: como é que chegou a este estado, e como é que se mantém neste estado? Não existe nenhum interesse económico em ter esses terrenos e edifícios em bom estado e rentabilizar?
De certa forma é culpa dos donos dos terrenos e edifícios. Mas se há tantos casos, deve haver mais qualquer coisa!
13 comments
Não tenho a certeza mas tenho ideia que muitos edifícios abandonados são ativos de fundos de investimentos, bancos, investimentos imobiliários de proprietários individuais. Enfim, especulação imobiliária. Estão abandonados porque provavelmente não compensa renovar e arrendar/vender, ou não há dinheiro para renovar/reabilitar mas também não há procura para vender. Também podem ser edifícios que vêm de heranças e que têm 20 proprietários diferentes que não se entendem quanto ao que fazer.
>Toda aquela zona entre as amoreiras e o estabelecimento prisional de Lisboa.
passo lá todos os dias e todos os dias me questiono
Fundos imobiliários
Muitos dos edifícios degradados estão assim por causa das rendas congeladas desde a primeira república.
Edifícios devolutos é subir o IMI.
Aqui já vai nascer um bruto empreendimento de habitações de luxo (é claro!): https://maps.app.goo.gl/oMfLFT2rU4onXkuz8
Fora os descampados em toda a zona das olaias, bela vista e chelas…o que nao falta ali é terreno para construção.
https://ionline.sapo.pt/artigo/682937/predios-devolutos-sao-mais-de-tr-s-mil-em-lisboa-mas-cml-nunca-divulgou-lista-?seccao=Portugal_i
Nem tenciona divulgar tal lista, só se for para os russos…
Normalmente são da câmara ou de algum ministério como da defesa.
Suspeito que muita gente vai falar de fundos imobiliarios e coisas do genero, na realidade esses casos são uma minoria. Os fundos imobiliarios tipicamente querem rentabilizar os investimentos rapidamente.
Na realidade os casos mais comuns são :
1) Grande parte dos exemplos que dás são terrenos publicos, por exemplo a antiga feira Popular, penso que também essa zona perto do estabelecimento prisional de Lisboa, também terrenos enormes em Chelas onde vai ficar o novo Hospital por ex.. Ficam vazios muito tempo por um misto de burocracia e inação politica.
2) Outros são privados, mas vitimas da nossa justiça ou burocracia. Projectos demoram anos a aprovar, problemas ( de heranças por exemplo ) demoram anos na justiça.
3) Ainda muitos edificios devolutos estão parcialmente ocupados por idosos que pagam rendas irrisórias, nesse caso os senhorios ficam á espera que os idosos acabem por sair.
heranças em “aguas de bacalhau”
património que é do estado e que de certeza o estado nao sabe do que tem
logica do “é mto caro investir e ganhar pouco e como pago pouco de manutenção/imt vai indo assim”
Fácil, venda especulativa até se criar uma bolha imobiliária
Zona do Castelo e Mouraria.
Av Almirante Reis.
Vale de Santo António.
Vale de Chelas.
Laranjeiras.
…