Vencimento líquido médio mediana, medido em SMN (Discussão nos comentários)

7 comments
  1. Ficha Técnica:
    Vencimento líquido per capita equalizado medido em múltiplos do Salário Mínimo Liquido em valores nominais.
    O valor per capita equalizado é obtido através da fórmula da OCDE, distribuindo os vencimentos pelo agregado familiar. De forma que este valor não pode ser comparado com os valores publicados pela Pordata ou pelo INE. Tem por outro lado a vantagem de incluir o maior ou menor emprego.
    Fonte: Eurostat (ILC_DI03 – https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/bookmark/129c533d-d443-4262-95e9-f5ace8a994e5?lang=en)

  2. Discussão
    A pedido de várias famílias, este é o gráfico que compara a evolução do vencimento líquido quando medido em múltiplos do SMN líquido.
    Ao contrário das expectativas muitos, os resultados não suportam a teoria de que o aumento do SMN teve im impacto na mediana dos vencimentos.
    A realidade é que mediana dos vencimentos segue o mesmo comportamento do salário médio. E este resultado é extremamente interessante, pois permite atingir conclusões que não eram óbvias:
    – O valor do SMN não altera o valor da mediana dos vencimentos, a não ser que o aumento resultasse em que o SNM subisse acima da mediana anterior.
    – Assim, a mediana do vencimento só pode subir ou descer, não por variações do SMN, mas porque maior ou menor emprego: mais pessoas empregadas a ganhar o SMN, desce a mediana (e a média), mais pessoas empregadas a ganhar mais que a mediana, faz subir a mediana.
    Os valores mais interessantes são os dos últimos 2 anos, onde não só o valor do SMN subiu, como tanto a média como a mediana dos vencimentos subiram. Isto significa que:
    – não só foram criados mais empregos remunerados acima da mediana anterior (correlacionado com os números do emprego)
    – Como a remuneração dos empregos criados dos últimos 2 anos foi superior à mediana.

  3. Pergunta: Quem está desempregado conta como um datapoint de zero ou não entra para a amostra?

    Pergunto pois se for a segunda opção, despedir pessoas aumenta a média, o que não faz muito sentido

  4. Porquê a escolha dos valores por agregado familiar? Não haverão variáveis que poderão afetar os dados de forma inesperada como maior dificuldade no mercado imobiliário obrigar os agregados a serem maiores?

Leave a Reply