Governo quer facilitar compra de casa aos jovens mas “poucas instituições bancárias estarão disponíveis para correr os riscos”

by josefinoz

9 comments
  1. Alguém que diz isto não percebe o valor de uma garantia do estado.

  2. Podem por a garantia de 10% do empréstimo à vontade, nenhum banco arrisca a emprestar a jovens com trabalhos instáveis.

  3. Quem diria que vamos ter mais uma medida para beneficiar quem tem mais posses e a crescente especulação imobiliária.

    Porque como é óbvio há que contar com as prestações do empréstimo e com as respetivas taxas de esforço, que põe logo de lado quem realmente precisa e mete mais uma vez os mesmos de sempre a pagar por mais uma trapalhada. 

  4. Vai ser bom a análise de mercado em 2026 em que os preços ajustaram todos para mais 15k em todas as tipologias de casas. Como em qualquer outro país onde estás medidas palermas são aplicadas

  5. Quais riscos mesmo? O cartel da banca só corre riscos quando são negociatas entre amigos.

    De resto o risco está sempre do lado do cliente.

  6. Tens 2 pães e 100 esfomeados. Os pães agora valem 100 euros. A solução é dar garantia a 100 esfomeados de se endividarem em 200 euros por um pão.

  7. O grande problema é que as medidas continuam a incentivar a procura e nada para incentivar a oferta

    Medidas fáceis de aplicar (não sei se teriam grande impacto)

    – isentar de impostos à venda de imóveis de habitação nos primeiros 2 anos após a herança (isto ia facilitar tanto a decisão de venda de casas, principalmente quando há várias pessoas a dividir a herança )

    – facilitar a passagens de casas de negócios que estão inseridas em prédios de habitação para habitação (não cobrando impostos, e imposto reduzido na venda desta casa no primeiro ano) (vivi num prédio em que o primeiro andar era um consultório que fechou, o proprietário já tentou passar a casa para habitação, mas a câmara negou o pedido…(não sei a base legal))

    O grande problema é que a maioria dos portugueses só pensa em aumentar o IMI, aumentar … aumentar e aumentar e muitas vezes se dermos o incentivo positivo tem muito mais resultado que o “castigo” (que também seria uma boa medida, mas isolado parece-me que apenas serve para chatear pequenos proprietários porque para os fundos imobiliários é indiferente)

    Não sei se seria fácil de implementar nem o impacto nas contas públicas

  8. Quem diria que os bancos iam ver isto como uma medida de irresponsabilidade financeira?

  9. Bancos só estão bem para correr o risco de serem mantidos pelos sucessivos governos.

    O resto é pedir demais.

Leave a Reply