Boas malta, se puderem ajudar a assinar esta petição agradecia!

[https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=SalveflorestaOvar](https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=SalveflorestaOvar)

Basicamente, tomaram a “decisão do corte de pinheiro bravo em cerca de 30 talhões do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, correspondendo a uma área de praticamente 2.500.000 m2 (250 ha). O corte total de pinheiro bravo nesta área foi aparentemente definido e aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), com o conhecimento da Câmara Municipal de Ovar (CMO), para ocorrer entre os anos de 2016 e 2026. Segundo a informação de que dispomos, o plano teve alguns atrasos de implementação, mas vai prosseguir nas primeiras semanas de 2022, podendo a sua implementação ainda ser travada, uma vez que, constitui um grave atentado ambiental.”

13 comments
  1. Antes de criarem campanhas convinha saber o porquê do corte das árvores! Não me aprece que o ICNF e a CM de Ovar queiram andar a gastar dinheiro porque lhes apetece.

  2. Assinei a petição, já que me parece que os munícipes de Ovar é que sabem, mas fiquei com dúvidas.

    O corte das árvores é justificado com o risco de incêndios? Ou qual é a justificação? O ICNF aprovou, mas quem é que vai cortar as árvores?

    ​

    >- a reversão da tutela de todo o Perímetro Florestal das Dunas de Ovar
    para a Câmara Municipal de Ovar, devendo qualquer intervenção nesta área
    florestal ser aprovada por uma maioria qualificada da Assembleia
    Municipal de Ovar;
    >
    >- impedir a urbanização em toda a atual área do Perímetro Florestal das
    Dunas de Ovar, exceto a estritamente necessária e pontual, com o
    objetivo de construir infraestruturas para proteção da própria floresta e
    costa atlântica.

    A urbanização não é da tutela da Câmara de Ovar? Acho estes dois pontos contraditórios.

  3. Estamos a falar de cortes rasos? Existe algum plano de gestão associado? Planeiam deixar sementões? Replantar? Semear? Qual foi a razão dada para isto? Algum documento, edital, ou outro que permita esclarecer alguma coisa? Em que é que as entidades envolvidas ganham com o corte?

    Fica difícil assinar seja o que for quando não se providencia toda a informação. Alguns links na própria petição poderiam auxiliar a causa, bastante até. Dizer apenas “cortar é mau, salvem as plantinhas” não leva a lado nenhum nem ajuda.

  4. Isto de “floresta” pouco tem. É quase uma monocultura de pinheiro. E não entendo estas petições lançadas sem informação nenhuma e sem saber quais são as razões ou o plano que estão na base desta intervenção

  5. Sempre a mesma história.
    Para cortar estamos cá nós. Replantação? A natureza que trate disso se conseguir.

  6. Malta, esclareçam-me do seguinte. Estas angariações de assinaturas por esta plataforma tem alguma validade jurídica?

    Penso que para ser válido tem que ser no [site do parlamento](https://participacao.parlamento.pt/initiatives/?type=petitions) .

    [https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/herancas/noticias/como-criar-uma-peticao-publica](https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/herancas/noticias/como-criar-uma-peticao-publica).

    ​

    Se estiver enganado pf esclareçam-me

  7. Para mais algum contexto que a petição não inclui,

    O plano que define esta “desflorestação” tem 104 páginas e esteve disponível para consulta publica “[não havendo qualquer proposta de alteração](https://www.cm-ovar.pt/pt/noticias/53073/abate-de-arvores-integra-plano-de-gestao-florestal-pfg-do-perimetro-florestal-das-dunas-de-ovar.aspx)”.

    Plano disponível em “PGF e cartografia” – [aqui](http://www2.icnf.pt/portal/florestas/gf/pgf/publicitacoes/encerradas/dcnf-centr/pgf-dunas-ovar-ate-12-set)

    Não li suficientemente o plano para dizer se tem boas razões para isto, mas o texto da petição parece ignorar que ele existe e que é público (e que já houve um período oficial de mais de 1 mês para se expor este tipo de preocupações).

  8. Eles vão cortar ao longo de 10 anos. Parece-me rentabilização da floresta. Se der dinheiro os terrenos mantem-se limpos e a reflorestação é feita. Não percebi o propósito de assinar isto!

Leave a Reply