
**Vamos a um pequeno resumo**:
* Eleições para a Assembleia da República (2019) = 45.5% – 4.251.108 Eleitores na Abstenção de um grupo de 9.343.920 Eleitores
* Eleições para a Presidência da República (2021) = 54.6% – 5.081.428 Eleitores na Abstenção de um grupo de 9.314.947 Eleitores
**A maneira como vejo os tugas a utilizar o votar**:
1. **O amigalhaço**: Vai votar no partido do qual é afiliado (seja porque faz parte do “grupo” ou porque acredita religiosamente no seu partido);
2. **O pseudo-actualizado, a seguir a trend**: Vai votar em determinado partido pois ouviu umas coisas “aqui”, leu umas coisas acolá, viu uns quantos vídeos na sua timeline e até gostou da intervenção (de 3 minutos) de determinado candidato, acha piada aos cartazes, mas nunca ouviu explicações de como o tal partido irá aplicar as coisas no terreno nem tão pouco leu, no mínimo, **um** programa eleitoral. Também não tem acompanhado os trabalhos do partido nos últimos anos. Argumenta que quem não vota é um miserável e que não tem direito a reclamar;
3. **O eleitor satélite**: Vai votar pois quer fazer a diferença (é desta, caralho) e pretende fazer parte do grupo lá na empresa. Pois fica mal dizer que não foi votar. Mas não argumenta nem participa muito nas conversas sobre os trabalhos dos partidos (a política não se discute). Prefere ficar calado e argumenta que quem não vota é um miserável e que não tem direito a reclamar;
4. **O tasqueiro**: Vai votar ao estilo do futebol. Decidiu um mês antes e concorda com o W mas vota no T pois apenas assim o T+H+D podem fazer frente ao K, que não simpatiza;
5. **O que se foda**: Não vota nem nunca votou pois considera tudo merda e nem sabe quem é o Presidente da República. O típico cagar e andar. Não acompanha a política e prefere ir ao shopping do que ir votar;
6. **O que prefere ficar quieto**: Lê o jornal, segue as redes sociais dos partidos, acompanha a politica portuguesa já há uns (mínimos) 5, 6 anos, tenta ler os Orçamentos de Estado (apesar de não entender algumas coisas continua interessado e a procurar perceber), tenta ler os programas eleitorais e verifica que, para além de não ter tempo para ler mais do que um programa, muito do que lá está escrito não está de acordo com os trabalhos apresentados pelos intervenientes dos partidos nos últimos 8 anos – que tem tentado acompanhar através da salgalhada de reportagens, websites de partidos e livros sobre o assunto. Tem dois partidos que até confiava o seu voto mas dado que a informação e veracidade da mesma é escassa, prefere se abster ao aplicar o seu voto no partido errado. No fundo, não tem confiança pois para além da falta de dados não consegue obter uma comunicação limpa por parte dos partidos;
No mesmo país em que os tugas falam mal dos próprios tugas, afirmando que estes não querem é trabalhar! E motivando assim a importação de escravos. É o mesmo país onde se faz de conta que a abstenção não existe e nos últimos anos se tem vindo a considerar que quem se abstém são aqueles que não querem saber e não se interessam pela política. Nos dias que correm virou moda ir votar e existe muito a pensamento de “*É preciso é escolher um partido. Não importa qual. Pois senão escolheres um és um inculto e preguiçoso. Tens é que votar*”.
Agora convençam-me que **4.251.108 tugas** em 2019 e **5.081.428 tugas** em 2021 são todos o tipo de eleitor **número 5** (segundo a minha lista).
* Quando vamos começar a olhar para abstenção de maneira correcta e perceber o porquê das pessoas não votaram?
* E quando os que votam vão começar a ser mais exigentes com os partidos? (começando por informações/propostas mais transparentes e pragmáticas)
Esta thread surgiu no seguimento desta thread ([link](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/scn1fj/e_a_abstenção_pá/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)), desta thread ([O que é uma campanha eleitoral?](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/sd2s05/o_que_é_uma_campanha_eleitoral/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)) e deste vídeo [Porquê que Votar parece uma Palhaçada, Pá!](https://www.youtube.com/watch?v=PGuzqqlcAEo).
E antes que perguntem sobre os votos em branco ou nulos: [https://www.cne.pt/faq2/101/3](https://www.cne.pt/faq2/101/3)
**Fonte:**
* [Taxa de abstenção nas eleições para a Assembleia da República: total, residentes em Portugal e residentes no estrangeiro](https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+absten%C3%A7%C3%A3o+nas+elei%C3%A7%C3%B5es+para+a+Assembleia+da+Rep%C3%BAblica+total++residentes+em+Portugal+e+residentes+no+estrangeiro-2208)
* [Eleitores residentes em Portugal nas eleições para a Assembleia da República: total, votantes e abstenção](https://www.pordata.pt/Portugal/Eleitores+residentes+em+Portugal+nas+elei%C3%A7%C3%B5es+para+a+Assembleia+da+Rep%C3%BAblica+total++votantes+e+absten%C3%A7%C3%A3o-2182)
* [Taxa de abstenção nas eleições para a Presidência da República: total, residentes em Portugal e residentes no estrangeiro](https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+absten%C3%A7%C3%A3o+nas+elei%C3%A7%C3%B5es+para+a+Presid%C3%AAncia+da+Rep%C3%BAblica+total++residentes+em+Portugal+e+residentes+no+estrangeiro-2207)
* [Eleitores residentes em Portugal nas eleições para a Presidência da República: total, votantes e abstenção](https://www.pordata.pt/Portugal/Eleitores+residentes+em+Portugal+nas+elei%C3%A7%C3%B5es+para+a+Presid%C3%AAncia+da+Rep%C3%BAblica+total++votantes+e+absten%C3%A7%C3%A3o-2173)
8 comments
“O que prefere ficar quieto” sou eu, literalmente, descreveste-me na totalidade
Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) %5B⚠️%5D(/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fsdek3o%2Fabsten%C3%A7%C3%A3o_em_n%C3%BAmeros%2Fhuci4xq%3Fcontext%3D3 “Clica aqui se achares que esta correção está errada!”) [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml “Experimenta o meu corrector ortográfico automático!”)
Então para ti ninguém vota “utilmente” se for contra os teus lados, gotcha’.
A problemática da abstenção começa aqui: Onde é que Portugal tem 9.314.947 Eleitores?
Sinceramente eu não contava com as últimas presidenciais para ver a abstenção… Uma eleição que estava praticamente ganha no momento em que o Marcelo decidiu recandidatar se.
Porque os que não votam, não votam contra o status quo… mete o PS e PSD fora da mama uns 10 anos e é vê-los a apelar ao voto.
Votar é um direito que adquirimos graças ao tal “sistema” chamado DEMOCRACIA e decides não o usar. Clown face é mesmo apropriada.
Que tal ignorar os dados de abstenção e passar a focar nos votos brancos? Quem escolhe não ir votar não quer a sua voz ouvida. Os votos em branco representam os votos de protesto, que escolheram não votar em nenhum partido, mesmo escolhendo votar.