Capa Dn 25/1/2022 – Alguém me explica como se passa de um empate para uma diferença de 13‰? Algo se passou com estas sondagens.. Cheira me a esturro..

26 comments
  1. Os eleitores do ps começaram a tocar os tambores de guerra e saíram todos para votar…

    Isso e o BE e PCP foderam-se.

  2. Eleição fácil para o PS, juntos com a comunicação social que meteram a direita toda a atacarem-se uns aos outros nos debates, meteram estas sondagens para meter medo que o PSD podia ganhar as eleições e foi tudo para o voto útil. Depois é desviar as atenções com culpa do Chega, são os racistas, é o fantasma da troika, tão fácil enganar o povo português, é como digo a propaganda nem tem de ser boa nem sofisticada daí um tipo como o Costa ser o rei disto tudo quando lá fora é um pelintra.

    Até o BE e PCP caíram que nem uns patos com a ajuda do Marcelo, quiseram nova Geringonça, depois chumbam o OE quando viram na armadilha em que caíram, azar.

  3. Aqui há uns tempos passei por um relato de um funcionário de uma empresa de sondagens no Twitter (ou aqui, já nem sei bem), que contava como tinham despedido um responsável com anos de experiência que se recusava a trabalhar nas condições que eles queriam (a acumular funções e a abdicar do pagamento de horas extra) e o substituíram por uma funcionária de uma pastelaria que em tempos tinha estagiado na empresa sem quaisquer qualificações para o cargo, mas que foi a única pessoa que aceitou as condições que ofereciam.

    Acho que a resposta à tua pergunta é bem mais simples do que possas pensar: incompetência.

  4. O mais chatinho é ter as sondagens no meio do debate político e dps andas a perguntar todos os dias e fazer contas sobre quem vai governar com quem. Chegou a um ponto que só estava há espera q fossem buscar o Jorge Jesus para lhe perguntar se devia de por 3 centrais ou 2 para os próximo governo…

  5. É este o resultado de andar a encomendar sondagens. Eu enterrava-me se trabalhasse numa empresa destas ou fosse a cara dela. Qual a minha credibilidade depois disto? Com PS e PSD a 14% de diferença?

    No caso de Medina/Moedas foi a mesma coisa: Medina 47% e Moedas 26%.

  6. A intenção de voto é alterada ao rumo das sondagens. Além de que as sondagens valem o que valem por si. São 600 e tal pessoas, tens milhões a votar.

  7. Parem com essa m*rda do cheira a esturro, dasse. As sondagens são uma fotografia, um momento no tempo, das intenções de voto, não de votos expressos. E a última entrevista para sondagens foi a 24 de janeiro, 6 dias antes das eleições.

    Essas sondagens mostraram o PSD a subir. Isso por um lado assustou o eleitorado à esquerda a migrar para o PS, para impedir o PSD de ganhar, assim como o eleitorado já fiel do PS a não ficar em casa, como aconteceu em Lisboa com o Medina.

  8. Venho só aqui dizer que adoro o design escolhido. Faz até lembrar aquele professor do miúdo feiticeiro que tinha outro senhor na parte detrás da cabeça. Não o sei não vi o filme.

  9. Sondagens tiveram o efeito de motivar a base do PS e os do PCP e BE no voto util. Isso foi o efeito das sondagens.

    Olhem para Lisboa (nas autarquicas). 10%(?) de vantagem, ou la o que era, o eleitorado PS ficou em casa.

  10. Nunca respondi a nenhum inquérito nem a nada, mas mudei de ideias literalmente quando tinha o boletim na mão. Estas eleições foram muito estranhas

  11. Porra mas o povo ainda não percebe que sondagens não valem de nada? Quantos mais anos e eleições serão precisos pra ver isso? É utilizado apenas para influenciar o povo que vota, metem isto do psd a ganhar por uma margem pequena, o que acontece? O pessoal que ainda tem medo do fantasma do Passos vai tudo em força votar no PS, se mostrasse o contrário o pessoal ficava mais naquela de “ah e tal o covid, o costa vai ganhar a mesma se calhar fico em casa”. É tão simples como isso, influenciar o povo.

  12. Votos úteis que é o que os eleitores de Direita não conhecem.

    Perante essas sondagens, e o medo de um governo de Direita, toda esquerda votou PS, foi por isso que o Bloco, CDU, Livre e até o PAN(que não se identifica como Esquerda nem Direita) foram depenados.

    Se a Direita tivesse feito voto util no PSD ele teria ganhado ou quase. Maioria absoluta o PS não teria de certeza.

  13. Como já foi explicado noutro post aqui no sub, os métodos estatísticos destas sondagens deixam muito a desejar. Acredito que quem as faz e cria a ficha técnica saiba disso, mas depois os jornalistas e comentadores que as analisam…

    Estatístico: “Olhe sr. editor do DN, para podermos saber se de facto estes 34.4% do PSD vs. 33.8% do PS são estatisticamente significativos teríamos que inquirir milhares de pessoas e não apenas centenas, custa mais X euros e dura mais Y tempo”

    Editor: “lol numbers go brrrrrrrrr”

    —————-

    Depois há outros efeitos, por exemplo nas sondagens em que simplesmente se pergunta em quem vai votar há o efeito da vergonha em admitir que se vai votar Chega, que tem sido cronicamente subestimado pelas sondagens. E acredito que nestas eleições houve gente também com vergonha de admitir que ia votar PS.

    Nas sondagens em que usas números de telemóvel aleatórios excluis a população que não tem telemóvel, nomeadamente pessoas mais idosas.

    Nas sondagens em que estás na rua a recolher respostas vais necessariamente ouvir menos pessoas de zonas pouco populadas.

    Etc.

  14. E assim se ganham umas eleições .. ainda bem que os milhoes oferecidos a comunicação social serviram de alguma coisa

Leave a Reply