
Olá a todos
apenas queria informar acerca da minha experiência de voto hoje.
Cheguei à rua da Escola onde fui votar às 18h30.
Consegui estacionar a 15 metros da porta de entrada. Sem pagar parquímetro ou outras taxas.
Entrei e as mesas de voto não tinham fila (estavam zero pessoas à minha frente na minha mesa de voto).
Dei a minha identificação, recolhi o papel, usei a caneta disponibilizada e coloquei o voto na urna em cerca de 1 minuto.
Sai, agradeci a toda a gente e pensei:
tantos não valorizam a organização do nosso sistema democrático que nos permite votar rapidamente e com qualidade.
Penso em países de terceiro mundo em relação ao processo democrático, os Estados Unidos da América por exemplo (/s), onde as pessoas esperam horas em filas para usufruir do seu direito.
Em Portugal estamos a anos luz desses países, melhor é quase votar por telepatia.
Orgulho do trabalho realizado pelos nossos antepassados e os nossos conterrâneos, que permitiram e continuam a permitir usufruir deste Direito importante.
Sim, porque votar é um dever. Mas é acima de tudo um direito do qual não abdico, pelos que querem [mierda frita] (https://youtu.be/dPtH7GtxtKc).
Abraço a todos e continuação de bom Domingo Eleitoral.
Viva Portugal!!
(tive que acabar ao estilo político)
PS (some pun intended): agradeço as duas moedinhas de prata que me foram dadas. Não faço ideia do que fazer com isto, mas vou dizer a todos os meus amigos. Fazer tipo o Cabrita, não sabe o que fazer com o cargo de Ministro mas pelo menos gaba-se!
34 comments
Confirmo, e assino por baixo. O processo tem sido consistentemente excelente, nunca tive que esperar mais do que 15min e já votei em pelo menos 4 cidades diferentes. Há que reconhecer quando algo é bem feito.
As eleições nos EUA, ao contrário das nossas, não acontecem só no dia da eleição. Muitos estados tem duas semanas, vinte dias e até mais de eleição. As famosas terças-feiras são o último dia da eleição, e não o único.
E aqueles países do terceiro mundo onde depois se demoram dias (ou até mesmo semanas) a contar os votos, tipo os EUA?
eu fui logo as 8h da manha e so estive parado para fazer a cruzinha no papel, de resto foi sempre a andar.
E pa, aquele pais de terceiro mundo que num estado (NY por exemplo) tem o dobro da populacao com metade da area de portugal. Onde devido a centralizacao populacional em certas zonas, simplesmente nao ha sitios suficientes para votar. Haaa esses paises do 3o mundo que as pessoas do estado mais pobre do pais e mais rico que maior parte dos europeus (incluindo os Portugueses).
​
Fodasse, temos coisas boas e mas, mas estas comparacoes sao estupidas. Vamos a estonia em que as pessoas votam sem ter de sair de casa numa pandemia.. que tal? E a tipica ‘pa a comida portuguesa e a melhor do mundo’ de alguem que nunca comeu nada mais que o o chow mein do chines da esquina e diz que um bitoque e muito melhor.
Penso que em 2019, mas posso estar enganado, na secção de voto onde estava tivemos filas de cerca de meia hora. As Marias decidiram vir todas na mesma altura e uns quantos Maneis ainda se metiam na fila erradamente porque era para ali que os estavam a mandar na entrada.
Acho que houve gente que desistiu de votar, mas não é que pudéssemos fazer alguma coisa. E mesmo assim ainda tivemos uma afluência de cerca de 66%.
Quando metade das pessoas não votam é facil não ter filas 😀
A brincar, por acaso sempre me orgulhei da facilidade e rapidez com que sempre pude votar, comparado com os malucos do outro lado do oceano
> Consegui estacionar a 15 metros da porta de entrada. Sem pagar parquímetro ou outras taxas.
> Entrei e as mesas de voto não tinham fila (estavam zero pessoas à minha frente na minha mesa de voto).
> Dei a minha identificação, recolhi o papel, usei a caneta disponibilizada e coloquei o voto na urna em cerca de 1 minuto.
E ainda se queixam da abstenção, que nos permite isto!
(joking)
se o cabra ainda tivesse em cena teríamos tido outra belíssima e xelente festa da democracia, como nas presidenciais.
É normal que não houvesse muita gente. Entre as 18h e as 19h é suposto irem as pessoas que estão em isolamento
Confere, em Coimbra fui ás 14h30, um hora com alguma gente, entrei por um portão votei e saí por outro, niguem se cruzava. E estavam a dar conta de muita gente mesmo. Parabéns aos organizadores!
Acho que a experiência deve variar bastante, dependendo do local. Pessoalmente não me lembro de alguma vez ter mais de 3 ou 4 pessoas à minha frente na fila, mas, a mesa/sala ao lado tinha uma fila considerável, que, mesmo assim, não deve ter demorado mais de 10 minutos a ninguém. Não sei como será noutros locais.
Também não sei bem como é nos Estados Unidos, mas é uma comparação um pouco injusta, eles são muitos mais, têm cidades com mais habitantes que Portugal inteiro. É algo incomparável.
Eu votei antecipadamente para as presidenciais em Lisboa. A fila teve quilómetros e durou penso que 2h30. Tempos do cabrita. Mancha um pouco
Hoje trabalhei nas mesas de votos pela primeira vez, foi cansativo, dia longo, mas foi sempre a fluir, sem problemas. Gostei da experiência.
Fui às 12h, só uma pessoa à minha frente. Votei em 1 min também. Lá fora estava um homem a queixar-se que esperou 1h na fila “depois nao querem que haja abstenção”. Havia de facto mesas com mais pessoas (deviam de ser os M’s) mas eram para aí 10-15, ou o sr teve azar ou tinha pouca paciência. De resto com quem falei disseram que foi rápido e sem complicações.
Os estados unidos tem voto postal… sim a última eleição foi esquisita, mas eles tem algo que não temos.
Também tive uma boa experiência a votar. De salientar a simpatia e educação das pessoas das mesas de voto.
Faltou o /s no final? Eu sou mesmo mau a entender quando algo é uma piada, se não é então:
“tantos não valorizam a organização do nosso sistema democrático que nos permite votar rapidamente e com qualidade.” O nosso sistema democrático que nos permite colocar sempre os mesmos no poder e depois reclamar que não prestam (só para voltar a votar neles)?
“porque votar é um dever” tornem-no obrigatório então. O que devia ser dever era lêr o programa legislativo, ou até pelo menos os princípios, do partido em que se vai votar porque eu duvido imenso que ali o José das Quintas saiba o que significa “socialista” sequer.
Conseguir escolher quem governa é uma coisa muito poderosa, e o facto de que qualquer Zé nascido em Portugal possa ir votar é desconcertante. É muito bonito dizer que toda a gente devia ter o mesmo direito de voto mas a verdade é que quando toda a familia e até o cão pode ir votar acontece como é nos EUA, uma palhaçada a cada 4 anos.
Não falo pelos outros porque não sei o que pensam, mas eu não vou votar porque é um contra milhões. Agora aceito as coisas como são, pior ou melhor é o mesmo para mim. Votem por mim e acordem-me quando houver um golpe de estado ou alguma coisa do género.
E depois usamos este sistema tão funcional para ir votar no PS/PSD
/s
eu cá fui a pé para a escola onde voto, contei o tempo que demorei, desde que entrei até sair da escola demorei menos de 1 minuto (ignorando o tempo que dispendi para falar com a menina da pitagórica)
Acrescentar o facto de algumas horas depois termos pelo menos 90% de freguesias apuradas.
De facto é algo que não nos podemos queixar.
Estás enganado, votaste num minuto porque metade dos portugueses não votam. Se votassem demoravas mais um minuto.
50% nao votou.
Agora então com a pandemia e o risco, faço questão de agradecer sempre aos membros da mesa a presença. É graças a eles que as coisas funcionam, por um pagamento de miséria.
Processo democrático que deixa pessoas sem poder votar no exterior
Estacionamento de boorla à porta da escola é na realidade sinal de subdesenvolvimento.
É impressão minha ou 42% de abstenção é a maior causadora da falta de filas? É que já cheguei a apanhar filas em eleições com menos abstenção, e o processo tem sido sempre igual ou muito identico. Também não gosto de votar em nomes e símbolos de partidos, preferia ter a cara da pessoa que estou a eleger. Também não gosto que os partidos em portugal sejam quase equipas de futebol, em que se passa de geração em geração o dever de votar sempre no mesmo sem ter vontade de adquirir informação.
Maior do que o direito de votar, devia ser o dever de votar informado. Isso não existe na larga maioria.
Podia estar aqui numa lista interminável de coisas que me levam a discordar com este post. Mas a verdade é que também vejo algumas coisas positivas no processo eleitoral, que em 2022 continuam atuais
Os sítios onde esperas horas e horas na fila para votar nos States é o sistema a funcionar exatamente como pretendido.
tiveste uma boa experienci, da minha parte é sempre o mesmo sistema retardado do costume.
Criam 14 mesas de voto com FILA UNICA, ou seja se a mesa de voto 6 tiver 500 pessoas para votar as outras mesas ficam ás moscas…
Props para as pessoas que fizeram parte do processo eleitoral.
Votei antecipadamente em Coimbra e foi também tranquilo. Tudo bem organizado. Fui as 8:45. Mesmo assim era muito agradecido a possibilidade de votos online
Por outro lado se te tiveres de ausentar do país durante 10 dias, por exemplo de dia 21 a dia 31, não consegues votar.
Ou votavas dia 23 ou dia 30, se não consegues adaptar a tua vida já foste.
Há países onde o voto por correspondência está muito mais facilitado.
Experiência semelhante. Muito bem organizado
Portugal tem muita coisa que funciona de forma excelente mas é sempre mais fácil criticar. Concordo contigo, o processo eleitoral em Portugal é mt bem organizado e funciona mt bem. No meu tempo de vida nc me lembro de nenhum tipo de falcatrua ou treta associada ao processo eleitoral.
e se fizerem o voto adiantado para sempre, ainda melhor.