Isto, mas para Portugal. Quais são os jornais mais confiáveis? E como é que vocês confirmam tal coisa?

22 comments
  1. Só gostava de lembrar que este governo ofereceu um apoio de 19.000€ ao Observador.

    Depois de eles recusarem, disseram, “ah houve um erro” afinal são 90.000€…

    https://observador.pt/2020/05/21/governo-assume-erro-no-valor-do-apoio-a-atribuir-ao-observador/

    Já mostra o quão sério e isento foi o critério para atribuir subsídios…

    E que orgãos de comunicação social receberam mais apoio porque estavamos todos fechados em Casa?
    As televisões…

    Estão quase todos na mão do governo, a culpa também é do Tuga que não lê jornais…

  2. Eu leio o **Público** com frequência e diria que é bastante confiável, com algum viés para a esquerda (mais ou menos como o **Guardian** aí na imagem, que também leio com frequência). É raro ver artigos clickbait. E tem cronistas de direita como o **João Miguel Tavares**, o **Pacheco Pereira** e tinha o **Paulo Rangel** que deixou de escrever quando disputou a liderança do PSD (eles não deixam políticos em campanha activa ser cronistas). Eu gosto precisamente porque me permite ler opiniões de pessoas com pontos de vista diferentes do meu, mas civilizadas e muitas vezes bem fundamentadas.

    O Público tem paywall e na minha modesta opinião, ganho mais valor informativo com essa assinatura que com o que pagava por televisão. A profundidade das notícias é muitíssimo maior que qualquer televisão.

    Também tenho boa impressão do **Expresso** em termos de ser confiável, mas não sei dizer qual será o viés. Tem o **Daniel Oliveira** como cronista, que gosto muito de ouvir no Eixo do Mal.

    Aliás, recomendo vivamente a série do Youtube [Conversas de Última Página](https://www.youtube.com/watch?v=S6LrPqhv8BM&list=PLyFaTRL-kszHCOzO4WA7tKeADnRxQSPLu), entre o **Rui Tavares** (a representar a esquerda) e o **João Miguel Tavares** (direita), moderada pelos editores do Público. São debates muito interessantes, antes de o RT se retirar também por estar em campanha.

  3. Gosto muito do Observador, acho que em termos de notícias é bastante confiável. Já em termos de opinião, tem um claro vies à direita, basta olhar para os cronistas. Mas eu raramente leio os artigos de opinião.

  4. O jornal com o nível mais alto é o Expresso na minha opinião, até porque tem a vantagem de ser semanal. O Público também é muito bom.

    O observador é bom, mas claramente mais à direita.

  5. Aqui vão os meus 2 cêntimos pra conversa… vivendo eu na América do norte e ouvindo vários destes programas/canais todas as semanas não faço muita confiança neste gráfico. CNN e Fox são lixo e não apresentam notícias, apresentam pontos de vista e opiniões que se alinham com a ideologia deles. MSNBC a mesma coisa, especialmente a Rachel Maddow é uma vergonha. Eles mesmo admitiram recentemente que não são programas de notícias mas sim de opinião. Vejo ali o Jimmy Dore todo em baixo à esquerda e posso confirmar (ouço o programa dele todas as semanas) que ele tanto critica democratas como republicanos. Pode-se não gostar do estilo dele, afinal ele é um comediante, mas ele não tem papas na língua e ultimamente crítica muito mais os democratas e o Joe Biden/Kamala. A NPR já foi bom mas tem vindo a perder a neutralidade. Se querem ouvir notícias com aparente neutralidade recomendo Breaking Points with Krystal and Saagar, Greyzone, Kyle Kulinsky, Glenn Greenwald, Max Blumenthal, Ben Norton e Matt Taibi são alguns dos jornalistas independentes que deixaram as respectivas estações para criarem os seus programas no substack/podcasts/YouTube. Sei que a CNN agora tem um canal em Portugal…nunca vi mas acho que deve ser mais do mesmo… A evitar.

  6. Gostava de ver um gráfico só com o National Amusements, Disney, Time Warner, Comcast e News Crop.

  7. Publico, Expresso e Sapo são todos ótimos, bastante neutros, sem clickbait e sem grandes vieses.

  8. Confesso que não sigo propriamente nenhum jornal ou canal português, mas sem dúvida de muitos dos estrangeiros, o meu favorito é a DW ( Deutsche Welle), leio diariamente as notícias por lá, e o canal do youtube deles é bastante bom como resumo do que se passa no mundo, bem como o canal de DW documentary, que para quem gosta de documentários é mesmo excelente.

  9. WSJ, CNN, Vice, Vox e Fox no topo, lol esse gráfico é uma bela shit

    “Quais são os jornais mais confiáveis?” nenhum é confiavel.

    “E como é que vocês confirmam tal coisa?” procuras a informação na net por ti próprio

    As noticias servem só para teres uma ideia geral do que se passa no mundo ou no país, tudo o que eles digam que seja subjetivo é para esquecer e para toda a informação que te derem haverá sempre muita que não te dizem.

  10. Penso que o que queriam significar, é “imparciais”. Não existe Imparcialidade, nem mesmo nós o conseguimos ser. A ideia de imparcialidade é uma Utopia. Para ser Confiável um média tem de ser Imparcial.

    O facto de gostar de ler um Jornal em detrimento de outro e dado que tenho sempre a variável que é a minha Opinião, seja ela Política e/ou em qualquer outro foro e sobre qualquer outro assunto, será sempre condicionada pela minha perceção do que penso que deveria ser a linha seguida por esse Meio de Comunicação baseada nessa minha Opinião e pela Linha ela própria, que é fruto de quem o Jornal é propriedade e das suas próprias Convicções e Orientações, sejam Políticas ou Outras.

    Logo, quando discutimos (no bom sentido) a orientação e confiabilidade de um Media, estamos na verdade a debater “O Infinito”.

    Edit: gosto de ler o Expresso, Público. Mas não deixo de dar uma vista de Olhos a outros Jornais. A verdadeira informação é feita do cross das várias partes para que se forme o seu todo.

    Abraço e fiquem bem.

  11. O facto da CNN estar em cima e Jimmy Dore no fundo arrepia. Rachel maddow e a TMZ em cima hahahha esta imagem não faz sentido.

Leave a Reply