Portugal avança com polémico concurso para prospeção de lítio

10 comments
  1. Por isto é que não interessa descentralizar. Se aumenta o crescimento demográfico nestas regiões depois não se pode explorar o “petróleo do burgo”.

    Mas já agora estou curioso. Se avançarem com as explorações vai ser para encher os bolsos dos do costume? Ou será que podemos aspirar a niveis socioeconómicos presentes por exemplo na Noruega quando faz uso da sua reserva de petróleo?

  2. Portugal be like:

    Queremos empregos de qualidade, e empresas que gerem valor no interior.

    … mas estes empregos e estás empresas não.

  3. E faz muito bem. Lítio é importantíssimo para as baterias dos carros elétricos.

    Era o que mais falta um país pobre não poder criar riqueza por causa de meia-dúzia de sargaços mal lavados, de rastas e calças à boca de sino, que não querem sujar o montinho de uma terriola qualquer no cu de Judas, que nunca recebeu um único turista desde que foi fundada por D. Afonso Henriques.

  4. Ainda é demasiado cedo para explorar essa brincadeiras, há que aguardar por um bom “preço”.

    E nao é como o petróleo ou gás, pois lembrem se que a riqueza dos produtores é que essa matéria é preciso a toda a hora, é um combustivel, Por isso é que é muitissimo viavel em €€.

    O litio como outros minerais não o é apesat do seu uso crescente.

  5. Quase que aposto que a exploração vai ficar nas mãos de uma multinacional qualquer e o único retorno que os portugueses terão será a destruição do ambiente. Os lucros, como sempre, lá ajudarão a enriquecer outro país

  6. Esqueçam o COVID, porque isto vai causar mais mortes em Portugal se não existir competência e responsabilidade por parte dos prospectores.

    Vão fazer buracos no interior onde não mora ninguém, mas vão acabar com a agricultura de todos …. Adeus economia …

Leave a Reply