Boa tarde a todos!
Vamos utilizar esta thread para a discussão da nossa situação politica actual.
Seja pela aprovação ou não do Orçamento do Estado, as consequencias da (não) aprovação, e tudo o que diga respeito a esta situação delicada que vivemos.

Neste momento, at the time of writing (18:39 25/10), os partidos de esquerda anunciaram o voto contra, e existe a ameaça real de um chumbo.

Tentem ser civis uns com os outros. Somos todos amigos.

**EDIT:** Iniciou-se o debate parlamentar sobre o Orçamento. Terminará amanha com a votação. [Podem seguir aqui.](https://www.publico.pt/2021/10/25/politica/noticia/marcelo-ha-orcamento-dissolucao-assembleia-republica-1982384?ref=hp&cx=stories_cover__important_b–507490)

35 comments
  1. Um orçamento feito para agradar a tios e enteados e há malta aqui que anda a dizer que isto é mau para o país. Porque os últimos 20 anos foram excelentes… Não se preocupem, o orçamento vai passar. Isto não passa de birrinhas

  2. >Tentem ser civis uns com os outros.

    Insultos indirectos e encapotados de generalizações não conta? Isto vai já praqui um obvio clusterfuck de ” a minha ideia é a unica certa e os outros sao avençados ou burros” por isso nao sei que civismo é que esperam duma thread destas.

  3. Estamos na merda.

    Impostos altos e serviços públicos maus é o auge da má gestão.

    Digo isto com a plena consciência de que a situação é incrivelmente difícil de resolver. Eu, por exemplo, estou a refilar mas não faço ideia de em que ponta é que isto se pode pegar.

  4. Orçamento chumba
    Ps chora
    Antonio Costa sai
    António Costa proclamado como melhor PM de sempre.
    PS chora. Marcelo tira selfies.
    Eleições legislativas
    Ps vence na mesma
    PSD chora. Marcelo continua a cagar-se para o PSD.
    O pais está na merda. Marcelo tira selfies.
    Já não é problema do Costa
    Troika ri-se

  5. Cada um dos partidos na geringonça precisa, à medida que se aproximam as eleições, construir uma persona em que o seu eleitorado se reveja. Isto é só essa dancinha.

    A esquerda tem um objetivo comum que é algo mais forte do que estes arrufos e que os unirá até que o eleitorado seja diferente: não deixar a direita voltar a ser governo. Isso chega para sanar todas as diferenças entre eles.

    O que não significa que eventualmente, ao PCP e BE não lhes interesse ver o PS a governar quatro anos sozinho, para que possam (BE e PCP) parar o sangramento de eleitores que têm sofrido. O OE só está em risco de ser chumbado se BE e PCP tiverem a certeza que o PS não se coligará com o PSD.

  6. O orçamento é o PRR porque o PS tem toda a sua clientela com os “projetos” impressos, prontos para receber a massa e estoura-la nas contratações e progressões prometidas.

    A vida para as elites lisboetas vai melhorar E MUITO!! (e um pouco por essas universidades fora, também)

  7. Mas pode ficar do que já está? Ou sou o único que não consegue sair de casa dos pais e comprar casa sozinho porque os salários são um riso?

  8. Partilho da opinião que isto é só para não parecerem mansos, e o OE vai ser aprovado.

    Fico incrédulo como é que nem a oposição pede planos de desenvolvimento para CP e TAP, como é que se aceita o dinheiro que está a ser lá metido sem qualquer plano ou objetivo a longo prazo.

    Na verdade fico parvo, não incrédulo, porque é Portugal.

  9. Pra quem não segue notícias, o que é que faz o BE e PCP votarem contra ?

    Parece que estão a fazer o joguinho semelhante ao que fizeram em Lisboa que lhes saiu mal a coisa.

  10. Previsão:

    -OE chumbado;

    -António Costa sai do PS e vai para a UE ou para um banco qualquer (estilo Guterres ou Barroso).

    -Novo lider do PS anunciado;

    -PS ganha as eleições, mas por pouco;

    -Voltamos ao mesmo;

    Ouviram aqui primeiro.

  11. O orçamento vai chumbar, o pcp não costuma recuar. Na SIC a mortágua deixou claro que o BE nunca desejou aprovar

    Acham que o Costa se faz novamente a eleições? Quando é que trocam os cargos europeus?

    Espero que das eleições saia um governo estável.

    Penso que o Rangel e Ventura serão os poucos a ganhar eleitoralmente.

  12. Sempre que ouço ” não aprovarem ESTE orçamento vai levar a uma crise política e económica” fico logo irritado e com vontade de mandar o governo para um certo sítio.

    Se a única maneira de manter um crescimento efémero e ridículo é aprovar um orçamento sem visão de futuro, então que venham as eleições e com rapidez. Nunca um país ficou pior por se adiar uma decisão por uns meses, o mundo não acaba. É só chantagem para o medo ganhar força

  13. Chegamos a uma altura em que o investimento que traria mais retorno a Portugal era ao invés de enterrar a massa toda em empreendimentos aka “tachos” em Lisboa e Porto, investir a massa toda do OE na ENCC.

  14. Continuo convencido que o OE vai ser aprovado e que não vai haver crise política nenhuma. O PS vai negociar com o BE ou o PCP, um destes vai aceitar, e todos vão gritar vitória, o PS dizendo que o BE ou PCP desceram à terra e cederam à razão, o BE ou o PCP dizendo que o Governo cedeu as suas reivindicações.

  15. OE vai ser chumbado. Costa desiste da liderança do PS e Ana Catarina Mendes candidata-se à liderança do partido. Povo vai às eleições, PS perde muitos assentos para o PSD e Chega. Maioria de Direita. Marcha dos camisas negras em Lisboa.

  16. de 4 em 4 anos é sempre esta novela ao estilo ladainha. Não vejo porque hiperventilar com algo tão “normal”. Zangaram-se as comadres? era só questão de saber quando ia estalar o verniz

  17. Até à hora da votação acredito em tudo.

    Até lá é esperar. Pessoalmente preferia que aprovassem pelo simples facto de estarmos a sair (pensamos nós) de uma pandemia e ainda vir atrasar mais a recuperação económica.

  18. So recentemente é que acompanho mais de perto a área política e surge a questão de, todos os anos há sempre está confusão dos OE?

  19. Até posso estar enganado mas acho que isto é mais uma vez teatro e tacticismo político e o Orçamento irá passar.

    Na nossa política, nada é feito com o bem do país em vista e cada partido olha apenas à sua sobrevivência. O PS teve um resultado surpreendente (pela negativa) nas autárquicas e agora quer fazer uma demostração de força. O PCP e o BE tiveram resultados desastrosos e finalmente perceberam que serem as meninas de vão de escada do PS os fará definhar. A única forma de ganharem votos e terem força é fazendo oposição.

    A direita está completamente fora do jogo e não conta para nada, desde que foi metida de parte e ridicularizada pelo Costa há 5 ou 6 anos. Como é apanágio, a centro-direita e direita moderada têm muitas dificuldades quando se vêm na oposição e só agora começaram a ganhar alguma forçazinha, mais por demérito do governo do que por mérito deles.

    Agora, eu acho que é teatro, porque ao PCP e ao BE interessa muito pouco eleições antecipadas neste momento, já que estão fracos nas intenções de votos e acabaram de ter um mau resultado nas autárquicas. No caso de haver uma surpresa (PSD ganhar), eles ficam completamente fora do jogo de poder. Isto atualmente é especialmente grave para eles, tendo em conta que entraremos numa época de expansão económica e se o eventual governo de direita for competente e se prolongar, poderá acontecer ao PCP o que aconteceu ao CDS por exemplo.

  20. Que se use termos como crise, apocalipse e caos para denominar algo que é frequente e comum em democracias diz tudo sobre a sociedade do pânico instantâneo em que vivemos. Em 2015 também vinha aí o diabo. Depois vieram as soluções. A seu tempo virão outras.

  21. Espero que no futuro exista mais capacidade dos partidos do centro em fazer acordos para reformas.

    Já se viu que de outra maneira não é possível

  22. O CHEGA, PSD e IL já estão a esfregar as mãos com este cenário de eleições antecipadas. Estes partidos vão atrair eleitores da abstenção (principalmente o CHEGA) e do centro, aproveitando o desgaste político do PS e a crise dos combustíveis onde nominalmente os partidos de direita apoiam uma descida de impostos.
    O BE e PCP/PEV ironicamente são os que irão perder mais com o chumbo do OE, o eleitorado de esquerda e algum de centro irá votar mais no PS com medo da direita levando a uma maior erosão dos lugares parlamentares de esquerda. O BE e o PCP/PEV aperceberam-se que a geringonça foi um erro político, foram “obrigados” durante anos a segurar a mão de um partido corrupto porque tinham medo do Passos Coelho e esta estratégia refletiu-se nos resultados eleitorais.
    É uma “no-win situation” se continuassem a aprovar OE do PS iriam alienar ainda mais a base eleitoral, chumbando o OE tornam-se imediatamente o inimigo público número 1 do centro, da direita e da Comunicação Social por originarem uma malvada crise política.

  23. Este cenário nunca foi assim tão descabido. PS e BE/PCP sempre foram e sempre serão distintos. Por muito que se esforçassem a disfarçar todos sabíamos que é muito mais o que separa do que aquilo que os une/unia. E o que os unia e permitiu chegar aqui foi uma enorme vontade de não ter um governo de direita. Infelizmente era apenas isto. Não é por acaso que só aí houve acordos (quer expressos, quer tácitos). Ao esgotar-se esta motivação não se conseguem entender. Nunca agiram com o interesse de todos nós em mente (apesar de o pregarem aos quatro ventos). Em jeito de conclusão deixo o seguinte: quem ganha com esta situação não sei (e aceito todas as leituras e cenários), mas sei que somos todos nós que vamos sair a perder.

  24. Inacreditável como algumas pessoas acham que o OE tem de ser aprovado para a utilização dos PRR. A propaganda televisa anda em força.

    Espanha por exemplo teve 6 anos sem um OE aprovado. Holanda tem um governo minoritário. Alemanha ainda não formaram governo.

    Se formos a eleições podemos executar as tranches do prr até junho e sobra tempo.

    Ou vocês acham que só Portugal é que tem crises políticas.

    Este OE se for aprovado é mais do mesmo. Utilização de fundos europeus a tapar buracos. 0 reformas estruturais. Mais dívida.

  25. Duvido que o OE sejam chumbado. A ver vamos…

    Mas por que raio os partidos de esquerda e direita raramente chegam ambos a um consenso para o bem do pais ? E assim tao complicado partilharem ideias em comum, que de certeza que tem e com isto melhorar o pais e consequentemente a vida do povo … pkp…. cada um olha ao seu umbigo fdx..

  26. Tanto o PCP como o BE perdem menos se forem a eleições anticipadas do que o PS, que se encontra mais fraco e teve a recente derrota da CML, todo o descontentamento sobre as taxas dos combustíveis, etc. A estratégia do PCP e BE penso que passa por fazer aquelas exigências e ver se o PS cede, mas já com ideias de eleições anticipadas uma vez que sabe o PS não é capaz de corresponder a todas as reivindicações, só é possível através de aumento maior da dívida pública. E não as correspondendo, quanto mais cedo forem as eleições para o BE e PCP, menor será o declínio dos mesmos no próximo ato eleitoral, e como consequência, menos deputados perdem.

  27. Será o funeral do CDS mais cedo que o previsto? Será que o Chiquinho vai finalmente fazer um discurso em que não canta vitória?

    Duvido muito pessoalmente que o OE é chumbado não estou a ver o BE ou PCP a deixarem isso acontecer, mas vamos ver. Se o fizerem, palmas do outro lado, vão deixar partidos como a IL e o Chega tirarem o que merecem ao CDS.

  28. Ora então:

    O PAN (3 deputados) e as duas deputadas não inscritas – Joacine Katar Moreira (ex Livre) e Cristina Rodrigues (ex-PAN) – já anunciaram que se irão abster.

    PSD, BE, PCP, CDS, PEV, Chega e IL votam contra.

    Vamos ver quem salta primeiro.

    117 contra

    108 a favor

Leave a Reply