Jornalista estrangeiro tenta perceber eleições portuguesas

Jornalista estrangeiro tenta perceber eleições portuguesas from portugal

27 comments
  1. Sempre engraçado quando a malta estrangeira descobre que Portugal tem um partido comunista relativamente relevante. E também é engraçado quando a malta estrangeira, assumida socialista, celebra a vitória do PS como se fosse o messias que trará Socialismo para a Europa. De facto, quanto mais penso, mais de esquerda parece Portugal sem contexto atual.

    De resto, video engraçado; gostei.

  2. O “liberal” português é mais próximo do “Libertarian” americano do que do “liberal”. É como o “puxe” e o “push”/”pull”.

  3. Ri me tanto qnd o gajo disse “what about chega? I searched it and it means enough, but enough of what?”😂😂

  4. Quanto mais conheço da política portuguesa, mais entendo da onde veio a política brasileira.

    PT é o vosso PS

    PSDB o vosso PSD

    Bolso o vosso Chega

    E obviamente PCdoB e PCB que apoiam a democracia burguesa e o governo de centro esquerda do PT.

  5. Talvez seja sou eu mas não me identifico muito com o video. É verdade que os nomes dos partidos não correspondem diretamente ao significado universal que têm, mas sinto que os partidos em si são bastante claros quanto aos seus valores e posições.

    O mesmo acontece em todo o mundo, é uma evolução natural.

  6. Só para avisar que este é o humorista Manuel Cardoso (um dos guionistas do “Isto é gozar com quem trabalha”) e não um jornalista a sério. Aviso pq já vi alguns comentários em que a piada lhes passou por cima 🙂

  7. Liberais um gajo como eu pensa hipsters de esquerda e nao betinhos de cascais na direita. Quando fui ver a pagina do iniciativa liberal no wikipedia fiquei baralhado ao ver que eram de direita

  8. O problema é quando muitos dos eleitores não consegue perceber que o PS não é de facto socialista ou o PSD não é de facto social democrata.

  9. A política não é só direita e esquerda. Também tem Autoritarismo e Liberalismo.

    O Chega e o IL são ambos de direita nas políticas económicas mas estão em espectros opostos no Autoritarismo/Liberalismo.

    Assim como O BE e o PCP deviam estar. O PCP é um partido autoritário de esquerda.

    Há muitas medidas que não têm nada de económico e que são erradamente vistas como de direita ou de esquerda. Aborto, lei das drogas, lei das armas, eutanásia, etc…

  10. Na verdade os “liberals” dos states digamos que também não são de bem de esquerda… Nem perto disso. A coisa mais parecida a esquerda que tiveram nem conseguiu passar as primaries

  11. Como brasileira esse vídeo me descreveu tentando entender as eleições portuguesas, principalmente o “chega, mas é chega do que?”

  12. haha, isto é mesmo verdade. sou um estrangeiro cá e às vezes ainda não percebo nada da política em portugal

  13. Depois de viver varios anos num país nórdico, ficou claro para mim que Portugal é um país socio-capitalista e bastante contrariário. Toda a gente tem direito a saúde pública, mas temos que pagar seguro de saude para podermos ter um bom serviço de saude. Até o gorverno paga, com o nosso imposto, seguro de saude de firmas privadas para os militares e suponho que também para os trabalhadores. Isso não é um país socialista, porque num país socialista não é preciso seguro de saude, porque a tua saude já está asegurada. Não só pagamos um imposto alto como nos países Scandinavos, mas também pagamos seguros privados para poder pagar serviços médicos mais caros, mesmo depois de pagar imposto para ter serviço médico público. O governo pode ter politicas de esquerda, e até muito mais avançadas do que países nordicos, mas ao mesmo tempo é bastante capitalistas e nós aceitamos, porque esquecemo-nos que PS e PSD são partidos da mesma moeda. Portugal tem uma politica tão complexa, e sim, precisei sair de Portugal para ver isto com novos olhos.

Leave a Reply