Há [9,3 milhões](https://www.pordata.pt/Portugal/Eleitores+residentes+em+Portugal+nas+elei%C3%A7%C3%B5es+para+a+Assembleia+da+Rep%C3%BAblica+total++votantes+e+absten%C3%A7%C3%A3o-2182) de eleitores residentes em Portugal. Destes:

– há [3,6 milhões](https://www.pordata.pt/Portugal/Pens%C3%B5es+total++da+Seguran%C3%A7a+Social+e+da+Caixa+Geral+de+Aposenta%C3%A7%C3%B5es-851) de pensionistas
– há [719 mil](https://www.pordata.pt/Portugal/Emprego+nas+Administra%C3%A7%C3%B5es+P%C3%BAblicas+Central++Regional++Local+e+Fundos+da+Seguran%C3%A7a+Social-497) funcionários públicos
– há 162 mil beneficiários do RSI (há [258 mil](https://www.pordata.pt/Portugal/Benefici%c3%a1rios+do+Rendimento+M%c3%adnimo+Garantido+e+Rendimento+Social+de+Inser%c3%a7%c3%a3o+da+Seguran%c3%a7a+Social+total+e+por+grupo+et%c3%a1rio-761-8080) beneficiários do RSI, mas 37% destes têm menos de 18 anos)

Logo, os eleitores são constituídos por

– 39% de pensionistas
– 7,7% de funcionários públicos
– 1,7% de beneficiários do RSI

Ou seja, no total, cerca de metade do eleitorado recebe o seu salário/rendimento diretamente do estado.

O falecido Henrique Medina Carreira, ministro das finanças de Mário Soares num governo socialista, denominava tal paradigma eleitoral de [“partido do estado”](https://youtu.be/A6zuObK25Go).

Que vos parece? Podemos estar com um problema de sobre-representatividade de indivíduos que obtêm os seus rendimentos através da fiscalidade aplicada àqueles que não trabalham para o estado, ou é algo perfeitamente normal e até salutar num regime democrático solidário tão comum nas sociedades prósperas e desenvolvidas?

Edit: os funcionários públicos também podem gerar riqueza, editado por conseguinte em conformidade.

24 comments
  1. Cerca de 37% dos beneficiários do RSI são crianças e jovens com menos de 18 anos de idade, não votam.

  2. Outra vez a lenga lenga de que os funcionários publicos votam todos no PS… até pode haver casos em que se verifica mas vocês esquecem se que há muita gente no limiar da pobreza a ganhar o salário minimo e que foi e será beneficiada com a subida do ordenado minimo, e a maioria não são funcionários públicos…

    Achas que os assitentes técnicos que estão neste momento a ganhar cerca de 5 euros a mais que os assistentes operacionais estão contentes com as medidas do governo? Ou que o aumento de 0,9 em não sei quantos anos foi suficiente para satisfazer a FP? Com ordenados congelados à anos, nem a inflação consegue compensar lmao

    A maioria das entidades públicas está uma lástima, a comecar pela saúde, passando pelo SEF e acabando na ISS, achas que os trabalhadores estão satisfeitos com o que o governo anda a fazer?

    Se me disseres que todos os grandes diretores, os FP dos partidos, das chefias máximas esses sim acredito que votem PS religiosamente porque o poiso deles só é assegurado assim, falando do resto da FP duvido muito principalmente os que estão abaixo dos 50 anos de idade…

  3. Acho que as pessoas assim que chegassem à reforma deviam ser eutanasiadas.

    Vejo nisto várias vantagens: 1) não votavam no PS 2) não era preciso pagar-lhes as pensões 3) menos gastos com saúde

    Com o dinheiro poupado podíamos baixar os impostos à população que realmente importa para o país: o pessoal de IT

    Antes de dizerem que estou a ser insensível, as pessoas que não quisessem ser eutanasiadas podiam continuar a trabalhar nas empresas até falecerem, mas com um corte de salário, porque obviamente já não seriam tão produtivas

  4. Os funcionários publicos não geram riqueza? De cada vez que um professor forma um aluno não está a dar-lhe as ferramentas para gerar riqueza? E um professor Universitário que além de ensinar também faz investigação? R&D não é riqueza? De cada vez que o SNS previne um problema de saúde numa pessoa, não está a evitar despesa mais tarde, ou até mesmo a aumentar o tempo de vida produtiva dessa mesma pessoa permitindo-lhe gerar mais riqueza durante a sua vida? De cada vez que um inspetor da Judiciária desmantela uma rede de corrupção não está a estancar a fuga de riqueza da economia oficial? De cada vez que um bombeiro apaga um fogo florestal/urbano não está a evitar uma despesa enorme tanto para o estado como para empresas de seguros?

    Mas gerar riqueza neste sub é só quando fazes software para uma empresa americana?

  5. Algumas notas:

    – O RSI não é um salário

    – Onde votou a metade que devia ter votado “nas empresas”?

  6. Muitas dúvidas relativamente a dizer que nenhum FP gera riqueza…

    Basta um overachiever que impeça a necessidade de subcontratação de serviços de consultoria ou afins que já está a poupar dinheiro para o Estado. Não está a gerar riqueza strictu sensu, mas está claramente a gerar poupança para o Estado e reduzindo a necessidade de cobrar mais impostos.

  7. Mas não chega já destas teorias? Agora um funcionário público não gera riqueza?

    As eleições já foram, o PS ganhou! Arranjem outro tema!

  8. *Que vos parece? Podemos estar com um problema de sobre-representatividade de indivíduos que não geram riqueza e que recebem daqueles que geram, ou é algo perfeitamente normal e até salutar num regime democrático solidário tão comum nas sociedades prósperas e desenvolvidas?*

    Só te posso dizer para deixares a coca e deixares de comer o rabo ao Cotrim.

    A FP não gera riqueza?

    O que são as universidades a formar toda a gente e na vanguarda da tecnologia e investigação?

    Os médicos do SNS que salvam as pessoas que as fábricas precisam para trabalhar, os trabalhadores que metem comida na tua mesa, os patrões que pagam os salários?

    Os enfermeiros que carregam o SNS às costas?

    Os trabalhadores municipais responsáveis por manter as ruas limpas?

    Os polícias que te mantêm em segurança?

    Etc. etc. etc. etc.

    Epah, esta narrativa de que “Estado = mau” já enjoa. Metam esse neoliberalismo no rabo e desapareçam para a Estónia que tanto gabam

  9. voces nao percebem nada, so os empreendedores e CEOs è que produzem riqueza, o resto è tudo subsidiodependendente /s

  10. Bom.. vamos só comentar na parte final.

    Como medes exactamente que as pessoas que recebem do estado não gerem riqueza?

    Pensionistas podem ter negócios e continuar a trabalhar ( além de por definição já terem gerado imensa riqueza daí estarem reformados)

    Funcionários públicos podem salvar-te a vida num hospital, podem dar-te a educação necessária para subir na vida ( ou para analisar números melhor) e podem inclusive facilitar processos burocráticos para ser mais fácil criar empresas.

    Já as pessoas no rendimento social de inserção podem estar simplesmente a passar um mau período da vida, ter ficado doentes ou sofrer de menor estabilidade ao crescer e precisar de mais apoio. Faz parte da nossa cultura e constituição ( e moralidade) ajudar quem precisa quando precisa. A riqueza de saber que tomamos conta dos nossos deveria ser suficiente, mas se quiseres ter uma análise cruel, também ajuda à estabilidade social e redução de níveis de outros problemas.

    Por último e talvez mais importante, porque me cheirou a post que divide os portugueses em categorias(1a e 2a). Numa democracia, todos os votos contam, mesmo aqueles que não concordam contigo, mesmo daqueles que não tem os argumentos mais eruditos ou informados, como os apoiantes do chega.

  11. Dados interessantes. Por acaso há muitos funcionários públicos que odeiam o PS. Médicos e enfermeiros por exemplo. Ainda não falei com um que tivesse votado PS. Não duvido que existam obviamente. Mas parece que eles não são muito fas da Marta temido no SNS

  12. Não se entende porque se continua a bater na tecla do RSI como se fizessem diferença nestas contas.

    Primeiro [em 2021 (mais correcto que 2006) 207 mil, dos quais 137 (66%) mil tem mais de 18](https://www.publico.pt/2022/01/10/politica/noticia/despesa-rsi-terco-salarios-administracao-publica-1991343)

    **São portanto 1,5% dos eleitores**

    Além que esses 137 mil recebem 120 euros por mês em média cada um.

    Se acham que o problema são 1,5% das pessoas que se “vendem” por 120 euros ao mês estão bem enganados.

    … Peço desculpa, enganei-me.

    Entende-se porque se continua a bater no RSI. É cobardia mesmo.

    (E não votei PS, mas tenho mais respeito do que ir bater nos mais fracos para fingir ser forte)

    *(do resto do post, sim. Eu percebo o instinto de questionar, mas é assim em todo o lado e é um direito dessas pessoas usarem a sua maioria. Democracia tem disto e melhor que voltar ao tempos feudais em que mandava quem mais dinheiro tinha. Portanto sim, salutar a democracia mesmo que resulte em coisas que não concordamos)*

  13. > sobre-representatividade de indivíduos que não geram riqueza e que recebem daqueles que geram

    Seu post estava interessante até aqui. É triste ver pessoas que geram riquezas a atacar pessoas que também geram riquezas enquanto os verdadeiros sanguessugas continuam a acumular as riquezas produzidas.

  14. Boas, à semelhança de alguns aqui presentes, recebo do estado (talvez não diretamente, mas eu considero que sim) e votei Livre.

    Sou investigador, acho que eu e os meus colegas geramos riqueza.

    A minha namorada é médica, recebe do estado diretamente. Não gera riqueza? Ai gera sim senhor, nem que seja a riqueza de pôr os outros bem para gerarem mais riqueza.

  15. Tendo em conta que o pessoal das direitas adora dar a Suécia como exemplo a seguir eu iria pensar que deveriam querer mais funcionários públicos, não fosse a Suécia o país da europa com mais funcionários públicos per capita

  16. Fds, não sei porque não se mudam todos para a Etiópia ou kiribati. Lá o estado é minimo e não há malta a mamar o estado.

    Desculpem o rant, mas esta parolice de que só se trabalha no privado já cansa.

  17. Não podes assumir que por uma pessoa ser funcionária pública não gera riqueza.

    Os professores prestam o serviço de formar as gerações futuras de trabalhadores qualificados do privado.

    Os médicos/enfermeiros prestam o serviço de ajudar e tratar os trabalhadores do privado.

    E por aí fora.

  18. Este post representa perfeitamente o pensamento ultraliberal: não importa se salvas vidas todos os dias, se educas as próximas gerações, se contribuis para a segurança ou para o bem estar da sociedade de que maneira for. Nem sequer interessa se trabalhaste uma vida inteira e agora vives do que descontaste durante esse período (ou seja o fruto do teu próprio trabalho). Se és uma dessas pessoas és um parasita que vive às custas do trabalho árduo do CEO que herdou a empresa do avô.

  19. Outra estatística 90 % dos liberais recebe a palha que come de gente que quer lucrar com eles no futuro .

  20. E quando eu pensava que este sub não podia ficar pior, eis que vejo este post a chamar médicos, professores e afins de sanguessugas que não geram riqueza.

    Enfim.

  21. É incrível assumires que trabalhar para o estado implica não gerar riqueza. Um médico, enfermeiro, polícia, docente, lixeiro, não gera riqueza? Ok…

Leave a Reply