Tudo é Economia. Preços das casas devem continuar altos

by pica_foices

6 comments
  1. >O vice-presidente Ricardo Pedrosa Gomes foi entrevistado no programa da RTP3 Tudo é Economia, onde disse que o país está só a construir 25 por cento das 60 mil casas necessárias por ano em Portugal.

    O problema não é a falta de construção, é a falta oferta terrenos em boas localizações. A falta de construção é mito.

    Por exemplo, esta propriedade no Porto nem tem construção e custa 630k https://www.idealista.pt/imovel/33424039/

  2. O responsável pela associação que fala pelos construtores de casas diz que o preço vai continuar a aumentar, defendendo assim dois interesses dos associados:

    1. Dizer ao país que é melhor construir já porque amanhã é mais caro —> aumento de negócio para empresas de construção

    2. Dizer ao país que só estamos a construir 25% do necessário —> aumento de negócio para empresas de construção

    Portanto, temos publicidade gratuita na RTP. Bravo. Uma peça jornalística informativa, entrevistaria também fontes isentas, como o INE, ministério da Habitação e outras fontes interessadas no tema: associações de inquilinos, proprietários, senhorios, e, com toda a informação concluía-se.

    Agora ouvir um senhor que tem um único objectivo e despachar uma peça jornalística? Fraco.

  3. Ainda não vi o programa desta semana mas porque é que com a conjectura atual, os preços não haveriam de continuar altos? Porque é que os preços não haveriam de seguir a mesma tendência?

    Alguma das medidas do programa do governo vai ter impacto significativo nisto? Do que me lembro do programa apresentado, a resposta é não.

    Aliás, com o crescimento económico apresentado este trimestre já dá pra ver que os valores “optimistas” apresentados no programa da AD, que iriam sustentar a perda de receita e aumento de despeza, não são realistas (que choque).

  4. Tou sempre a dizer: não há qualquer interesse político para que o preço das casa baixe, logo, porque é que havia de baixar?

  5. Vão começar a construir casas em barda? A marabunta de gente à procura de casa vai desaparecer?

    Então como é que estavam à espera que algo mudasse?

  6. Não há interesse do governo em reduzir os preços, em primeiro lugar todo o o dinheiro que circula vai sempre agregar impostos para os cofres públicos. Em segundo lugar, qualquer medida que acabe por reduzir impostos só vai facilitar os participantes deste “monopoly” da vida real. Os mortais seguem como meres mortais.

Leave a Reply