O primeiro-ministro Luís Montenegro declarou à Entidade para a Transparência (EpT) um património financeiro e imobiliário de valor superior a 1,17 milhões de euros, revela esta quinta-feira o ‘Correio da Manhã’. 

Na declaração surge discriminado o valor do seu património financeiro e imobiliário: o responsável social-democrata tem, na conta à ordem e em investimentos financeiros mais de meio milhão de euros (529 mil euros), assim como detém cinco prédios urbanos e 49 prédios rústicos, avaliados em mais de 641 mil euros, o valor que o Fisco determinou para efeitos de pagamento de IMI.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/montenegro-declara-patrimonio-milionario-primeiro-ministro-recebe-cerca-de-9-250-euros-mensais/

Para quem não entende o porquê de seja qual o partido que for, as medidas são sempre desenhadas para o preço da habitação subir.

by idbedamned

23 comments
  1. Para quem não entende a razão pela qual seja um partido ou outro as políticas estão desenhadas para inflacionar o preço da habitação.

    Esta situação é apartidária, [do lado do António Costa, tem 6 casas](https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/antonio-costa-tem-cinco-casas-e-vai-comprar-outra). E obviamente que o resto do Parlamento será muito semelhante.

    Se há algo que os dois partidos concordam é que os preços são para subir.

    Saudades do tempo em que simplesmente entregavam envelopes por baixo da mesa por uma ponte ou auto-estrada em vez de inflacionar um mercado e vender um país inteiro aos lotes só para ganhar uns trocos ‘legalmente’.

  2. >**o valor mais elevado equivale à moradia** que construiu em Espinho, que o Fisco atribuiu um valor patrimonial tributário de mais de **574 mil euros**.

    >Por último, Montenegro declarou ter 49 prédios rústicos: 46 em Bragança e três em Resende, regiões de pequena propriedade rural: estes terrenos terão sido herdados da família e o Fisco atribuiu, para efeitos de pagamento de IMI, **um valor patrimonial tributário total de 2.247 euros**. Desses terrenos, **17 sitos em Bragança estão avaliados em menos de um euro cada**.

  3. Sendo eu um apoiante do chega, prefiro ver ver um Montenegro que sabe gerir e aumentar o seu património do que um Ventura que tem um bmw a crédito.

  4. Mais de **50 (CINQUENTA)** prédios/terrenos que juntos não chegam sequer a 650 mil de avaliação. Como é bom andar na política.

    E ainda há quem não ache estranho.

  5. E entao?

    Ainda bem que sabe gerir o seu patrimonio… Espero que consiga gerir o pais igual.

  6. O cidadão que exerce o cargo de primeiro-ministro tem algum património. Qual é o assunto? É melhor francamente ter uma pessoa que tem algum hábito de administrar bens do que uma pessoa que o não tem. Além disso, pode eventualmente ser um fator que deixe os cidadãos descansados: é um indivíduo que não usa a política como “profissão” porque tem uma vida fora disso.

    Eu sei que o tuga é muito invejoso e tem muita suspeita de quem tem alguma riqueza. Mas certamente que o homem não se sujeita a todo o trabalho e penalidade de governar o País só para aumentar o valor económico dos seus imóveis… Então e se fosse um “pobre” a exercer o cargo? Ia automaticamente governar para os “pobres” só porque é um deles? Isso é tão criticável como o oposto, porque qualquer pessoa com funções governarias deve governar no interesse do País, ou seja, no interesse de **todos os cidadãos**.

  7. O Reddit é mesmo o sítio do tuga no seu expoente máximo.

    Preferem um gajo que mente nas declarações como o costa fez que era tudo da prima da tia da avó até a coisa apertar ou um pobre qualquer endividado.

    Entre um gajo que não tem onde cair morto e outro com uns prediozinhos, 600k na conta e uns terrenos, eu bem sei quem quero à frente do país.

    Dizem que querem pessoas bem sucedidas e competentes à frente do governo e depois quando as há: “ai estas não, são muito ricas , queremos é pessoas bem sucedidas e pobres” como se isso existisse e como se a pobreza fosse algum reflexo do carácter das pessoas.

  8. Honestamente não tenho opinião no resto do post exceto este segmento “preço da habitação subir”, falta entender que quem tenha comprado casa não vai querer que os preços baixem, pois quer dizer que os seus ativos vão desvalorizar, Portugal é um país em que a maioria das pessoas é dona de uma casa, logo a maioria não vai querer que o preço das casas desça. 

    É mais facil a maioria concordar que os salarios têm que subir do que o preço das casas cair.

  9. Para um partido que esta a contribuir para mais especulação descontrolada no imobiliário o Montenegro como secretário geral com esse património faz todo o sentido.

  10. Desde que ele não multiplique o seu património por 10 à custa do dinheiro dos contribuintes por mim tudo bem.

  11. Não sei o que é pior. Se o intuito do post, se o último parágrafo.

  12. É só um dos muitos conflitos de interesses presentes no governo, infelizmente.

  13. Pergunta genuina.

    Imaginemos que tinhas comprado uma casa há 5 anos atrás por 100k, hoje, a tua familia cresceu… e precisas de comprar outra casa, colocando a actual no mercado de venda.

    Ias vender a tua casa por 50k?

  14. Não é por causa do Montenegro que que os preços subiram… Mas ele tbm não está a fazer nada para evitar que a festa continue. Antes pelo contrário.

  15. Eu sou de centro e normalmente não faço este tipo de comentários… mas… a indignação geral é o resultado de anos de lavagem cerebral de politicas de esquerda. As pessoas são constantemente levadas a acreditar que os ricos são maus.

    Eu fui pobre, saí da pobreza sozinho, fiz o meu próprio caminho e agora sou “rico” – sou uma besta agora?

    O Montenegro foi honesto, declarou o que tinha a declarar e pronto. Qual é o problema? Preferem alguém numa posição de poder que minta sobre o seu património?

  16. Tenho apartamento banco avaliado por 300k e nas finanças por 80k.. é assim as coisas funcionam e não vejo nada errado nas notícias

  17. Agora toca a acreditar que vai ser esta pessoa que vai governar para a classe média e baixa!

    Vamos meu povo, confia!

  18. E o Costa tinha 6 casas, salvo erro. Só uma delas, um T1 em Benfica, valia 270 mil sozinha. Outra foi comprada por X e vendida pelo dobro passado apenas um ano. Se não fez confusão antes eu posso dizer o motivo: Estão bem treinados.

    Não há nada de errado entre um e outro neste assunto. Estão é bem treinados a tentar morder a perna a quem tem algo que não vos é possível ter. O motivo de não ser é mais discutível e justo para debate que este assunto só por si.

  19. Agora a culpa dos preços subirem é do Montenegro porque tem património imobiliário. Há com cada batanete

Leave a Reply