Mais sobre o liberalismo

21 comments
  1. Este é o artigo que precisa de ser postado e “repostado” aqui no sub, vezes sem conta. O consenso económico moderno diz claramente que cortes nos impostos não estão associados a crescimento económico.

  2. Esta medida dos 15% flata tax, o que ganham as pessoas com o salario minimo ou pouco mais, mesmo com 1200 euros ja pagas uma taxa igual ou menor. Ou seja..que têm a ganhar ? Nada. Uma medida para quem ganha muitissimo mais. O pessoal que ganha 1500 va ver quanto paga de irs, é mais ou menos o mesmo que com a apregoada flat tax e o que perde ? 4 mil milhões que não vão para a saúde, educação e muitos outros serviços públicos.

  3. Não denegrindo de todo o que se está a tentar passar como mensagem.

    Eu sinceramente estou-me a cagar se é à esquerda ou à direita que vai fazer o país crescer economicamente, quero é que ele cresça para todos termos uma vida melhor.

    Apenas quero saber quais as politicas para se fazer crescer o país economicamente que os anti liberais defendem?

    P.S: Estou mesmo genuinamente interessado, para saber se existe algum ponto de convergência entre os opostos.

  4. Acho que existe a possibilidade destes artigos serem muitas vezes mal interpretados. Se um estado tiver 100% de impostos e passar a 95%, o não crescimento económico desse estado não é descrito por esses artigos. Se isso fosse verdade, notemos, qual seria o incentivo para um país não ser comunista/deixar de o ser? Sendo que com mais dinheiro, o estado poderia fornecer melhores serviços públicos e não estaria a dispensar de crescimento. Fazendo um salto lógico (que espero não ser demasiado grande), parece que se está a dizer que o setor privado não tem influência no crescimento da economia, ou pelo menos o seu aumento.

    Mas mesmo dando de barato que não existe nenhuma correlação entre baixa de impostos e crescimento económico (que, atenção, não estou a duvidar que seja verdade em casos como o de Portugal, EUA, UK, etc.), penso que o argumento mais usado é o das pessoas merecerem ter mais dinheiro para elas próprias fazerem as suas decisões, para o bem ou para o mal. Pode não se concordar com isto, mas acho que quem é a favor de uma redução de impostos (e os partidos que mais a defendem, é uma redução para todos, não apenas para os ricos), costumam usar outros argumentos para além do crescimento económico. As pessoas terem mais dinheiro ao fim do mês, reter as pessoas qualificadas em Portugal, etc.

    Aliás, este último ponto é o racional por detrás do IRS jovem. Uma redução de impostos de modo a que aqueles que à partida estão melhor preparados para gerar riqueza, o façam em Portugal e não para outro país. Portanto, o próprio PS reconhece que existem vantagens em haver redução de impostos em certos casos.

  5. O pessoal ainda acredita no pai natal, nem precisas de artigos a explicar isso, basta olhar para o mundo para ver onde esse caminho nos leva

    É tudo muito bonito, mas depois querem sistema de saúde quando não conseguem pagar para continuar a viver

  6. Eu gostava era que me arranjassem um artigo que diga que aumentar os impostos à classe média gera crescimento económico

  7. Mas algum site de nome abrilabril deve ser tomado em conta para verificar propostas liberais? Não conheço o site, mas só o nome e o logótipo… Já cheira a URSS.

  8. 58% upvoted

    5 upvotes, 75 comentários

    Bem-vindo ao rácio liberal do /r/portugal

    Não querendo bater no ceguinho, porque isto já se sabe, mas aqui está o 1º parágrafo:

    *Grandes reformas que reduzem os impostos sobre os ricos levam a uma maior desigualdade de rendimentos mas não têm aumentado o crescimento económico e não diminuem o desemprego, de acordo com um novo estudo da London School of Economics (LSE) e do King’s College London, divulgado na semana passada.*

  9. Eu gostava de saber é o porquê de o governo mais à esquerda de sempre durante 6 anos não ter resolvido os problemas do país. Foi o PS que impediu? Então porque aprovaram os orçamentos?

    Podiam-se ter envolvido a sério na governação e ter implementado as medidas que defendem, porque não o fizeram?

    Na minha opinião é porque é muito mais fácil estar do lado de fora a mandar postas de pescada, a dizer mal de tudo e todos em vez de assumir as responsabilidades. Desculpem o desabafo, mas por isto o PCP merece o resultado que teve, e se continuar com esta atitude de terra queimada também merece desaparecer do parlamento.

  10. Acho giro lançarem bitaites usando realidades que pouco ou nada refletem a nossa. A economia, tal como a sociologia, não opera de forma isolada. São altamente influenciadas por externalidades relacionadas com história, cultura e até estados de espírito. EUA e UK pouco ou nada se assemelham a Portugal.

    A nível pessoal, estou-me perfeitamente a cagar se o rico paga 150mil de impostos enquanto eu pago 150. Sabes o que quero mesmo? Que ele pague. Sabes o que acontece quando o sistema fiscal é demasiado complexo? O pessoal não paga. Não paga o rico, não paga o pobre e ninguém sabe muito bem quem paga ou não. Mas o rico? Esse não paga o devido, garantidamente. Quem não fugir a impostos, há-de ter outros privilégios que o pobre não têm.

    Relativamente a beneficar as empresas, digo-te já que sem patronato não há empregados. E não é com estes incentivos de amigalhaços como tens actualmente que fazes a coisa evoluir de forma sustentável. Dá benefícios fiscais às empresas transversalmente… ao menos sempre é mais justo. Ficam elas com mais dinheiro no bolso? Ótimo. Se tiverem pessoas idôneas à frente, investirão esses valores na empresa ou até em novos negócios. O patrão é da moda antiga e fica com ele no bolso? Paga 15% sobre isso que se lixa.

    Com os 15% ao menos sei quanto e para onde vai o dinheiro. Sabes o que actualmente não sei? Para onde vai o dinheiro. Sei sim dizer-te que um gajo solteiro que ganhe 3k brutos, no final do mês só recebe 1860. O custo total para a empresa foi de 3712. By the way, a quem chamar a um gajo destes de “rico” só poderei assumir que é alguém com muita dor de coto e tremenda falta de noção.

    Reforma? Não vou ter. SNS? Quero consulta de especialidade, espero meses. Sabes o que me poderá safar? O meu PPR e o plano de seguro que tenho (e que acho que deveria ser direito fundamental todos terem).

    Mas sabes o que me irrita mais que discursos de esquerda caviar? Uma TAP que recebeu 10x mais apoios que as PMEs deste país. Uma empresa sustentada com o MEU dinheiro, da qual eu não usufruo apesar de accionista, porque o serviço que presta na minha cidade é caro, limitado, e por vezes, merdoso. Mas é do interesse estratégico de alguém, por isso, tomem lá euros. Isso irrita-me. Irrita-me TODOS os deputados, sem excepção, ganharem demasiado para defenderem interesses próprios e brincarem com o futuro dos meus filhos.

    O que sei é que as medidas de agora não se coadunam com as minhas necessidades e estão a criar uma sociedade na qual não tenho interesse em participar. O liberalismo puro e duro pode não ser solução, mas o que está a ser praticado desde 74 também não é.

  11. Portanto és imigrante e estás a comparar os teus rendimentos com os nossos mesmo sabendo que o custo de vida também é diferente.
    Ok. Obrigado pela perda de tempo

  12. This link has been shared 1 time.

    First Seen [Here](https://redd.it/si0fys) on 2022-02-01.

    Feedback? Hate? Visit r/repostsleuthbot –

    **Scope:** Reddit | **Check Title:** False | **Max Age:** 99999 | **Searched Links:** 125,044,301 | **Search Time:** 0.0s

  13. Tanta ignorância junta, achar que se cria riqueza por decreto e que o grande problema é a “precariedade” e não os salários e não perceber de todo o problema….

    Achar que há ricos em Portugal e também ridículo…. Tens cerca de 5000 famílias que ganham mais de 250k por ano, o que em nova York não te dava para chegares a uma classe média alta ( qualquer puto de 21 anos num banco de investimento leva 150k para casa)

Leave a Reply