Polícia Judiciária está a investigar ataque informático à Vodafone – Atualidade – SAPO 24

9 comments
  1. Como alguém disse, “a rede é, por definição, um ambiente inseguro”.

    Temos assistido a um aumentar deste tipo de ataques, patrocinados, na minha opinião, por grupos bem organizados e com bom apoio financeiro.

    Receio que a médio prazo um ataque desses seja direcionado com sucesso contra a rede electrica, abastecimento de água, sistemas de sinalização de estradas e ferrovias ou uma qualquer outra importante infraestrutura.

    Aí então, vamos todos “sentir na pele” o que um cyber ataque pode provocar.

    P.S. Por ironia do destino (ou não) celebra-se hoje o “dia da internet segura”.

  2. Vai haver muito emprego e negócio na área da segurança. Este mediatismo, sic, Vodafone, etc, é ouro para as empresas de it

  3. como diz o outro,

    estimo que se fodam, é sempre a mesma coisa, segurança? deixa sempre para depois, nao é preciso, backups? o que é isso? MFA? é muito chato.

    cenas basicas sao colocadas de lado e investimento é para o teto, basicamente este pessoal (estes grupos) apercebeu-se que isto é queijo Suíço tudo furado em termos de segurança.

    qual foi o ultimo projeto que tiveram que antes da aplicação entrar em produção teve testes de penetração feitos por uma companhia especializada?
    eu em quase 10 anos so tive 1.

    agora vai ser tudo a tapar buracos.

  4. E ainda há quem defenda coisas como o voto eletrónico e colocar todos os dados dos cidadãos online só para poderem renovar o CC uma vez em 4 anos sem sair do sofá, até porque seria o governo e os seus ajustes diretos a fazer uma rede segura e sem vulnerabilidades.

  5. Recomendo seguirem o utilizador **Tomahock** no twitter. É (na minha opinião) um dos especialistas informáticos mais versados e vocais na web e também criador do website/tracker [fogos.pt](https://fogos.pt). Tem acompanhado de perto todos estes recentes ataques (à liberdade /s) da LAPSUS e afins e apresenta sempre um ponto de vista técnico útil…

    ***https://twitter.com/tomahock***

  6. É a prova que por vezes nem sempre se deve abandonar tudo o que é analógico em prol do Digital.
    Na década de 70, 80 e 90 todos os quartéis do exército tinham antenas que proporcionavam uma rede de comunicação estável e segura entre as viaturas que estavam na rua em missão e o pessoal de serviço no quartel e na rua.
    Atualmente em certos quartéis comunicam por telemóvel…
    Chegou-se a um ponto em que nem as viaturas que andavam em coluna e a fazer rondas tinham antenas…
    Felizmente ainda existem militares com juízo e lá voltaram a colocar antenas nas viaturas mais operacionais…

Leave a Reply