Estou a perguntar isto por causa de uma situação que está a ocorrer em França: os direitos da Ligue 1 foram adquiridos pela beIN e DAZN para o período 2024-2029 – iremos focar nesta última, já que o núcleo da controvérsia passa pelos preços desta plataforma.
Para ver os oito jogos por jornada que a DAZN transmite, um cidadão francês terá de pagar 29,99 euros por mês com fidelização de um ano. Se acham que isso é mau, dito cidadão tem a opção de 39,99 euros por mês para a mesma oferta sem qualquer tipo de fidelização ou 14,99 euros por um dos jogos no domingo às 17 horas (16 horas portuguesas).
Para piorar a situação, a LFP obteve uma decisão do Presidente do Tribunal de Primeira Instância de Paris que obriga os fornecedores de Internet franceses a "bloquear o acesso aos sítios de transmissão em direto e aos principais serviços de IPTV que transmitem os jogos da Ligue 1 e da Ligue 2 ilegalmente". Resta saber se dita medida será aplicada na sua plenitude.
Naturalmente que esta situação não foi do agrado dos adeptos franceses que iniciaram um boicote contra a DAZN – cuja expressão maior está a acontecer através da hashtag #BoycottDAZN no X/Twitter assim como uma petição.
Agora pergunto: será que este tipo de iniciativas funcionaria em Portugal, se efetuado corretamente?
by Kan2Screm
6 comments
Não subscrever. É só isso.
Qual é o problema? O problema é que a maior parte da receita vem, provavelmente, dos negócios, e não dos particulares. O teu café não tem SportTV? Tem o do vizinho, e é para lá que vai a faturação.
Se tu estiveres disposto a ouvir na rádio e ir ao café que fez boicote, pode ser que mude.
Há uma forma de protesto relativamente eficaz que é não pagar.
O problema é que os cafés e restaurantes vão sempre pagar o que tiverem que pagar (e eles já pagam o DOBRO de nós) e isso para a SportTv chega.
Fazer boicote as esses fdps. São do pior que há.
Não conheço ninguém com menos de 30 anos que pague por esses serviços. Chulos do crlho. Se isso fosse implementado cá em Portugal, o futebol tinha os anos contados.
E se achas que em França é mau, na Inglaterra se quiseres subscrever todos os canais que passam futebol, a fatura anual chega às 1800 libras.
https://www.planetfootball.com/quick-reads/football-costs-every-provider-uk-bt-sport-sky-sports-dazn-apple-prime
Até me apaguei quando fui ver ontem, por curiosidade, quais os preços da SportTV e percebi que “de repente” aumentaram a mensalidade em 5€!
Já agora, quando eles anunciam que os jogos de Benfica, Sporting e FCP na Europa só dão na SportTV, sabem se vai ser mesmo exclusivo? Começo a pensar que sim porque este ano nem deu a Supertaça Europeia em canal aberto.
**I**r **P**rotestar **T**eria **V**alor.