E nesse “resto” estão muitos da TAP, CGD, RTP… Portugal é Estado.
Esta demografia é a garantia de mais 30 anos de PS.
Porquê largamente maioritário? Estão a contabilizar quem recebe o salário mínimo como dependente do estado?
E com a subida do salário mínimo aqueles 10,3% devem ir para 15% ou mais.
A escolha da cor laranja para *Resto* não terá sido coincidência…
Daqui a 10 anos que percentagem prevêem para Resto? 30%? 25%?
*Pensionistas* garantidamente a aumentar. *Salário Mínimo* muito provavelmente a aumentar. *Subsidio de Desemprego* e *Funcionários Públicos* no mínimo a manter a percentagem.
Portugal caminha no sentido de ter um partido único, já que quase toda a população dependerá desse partido de uma ou outra forma.
*Malditos velhos e pobres!*
é só velhos neste país
Isso está pouco nítido
Isto só quer dizer que há mais pobres em Portugal do que houve em 1980. Classe média a desaparecer aos poucos.
É preciso mais jpeg
Portugal vive do Estado, para o Estado. Desde as grandes empresas, até às micro empresas, a passar pelos FP, pensionistas, desempregados e subsidio-dependentes. Não há nada a fazer, até porque grande parte da população gosta que seja assim. Um país parado no tempo, sem qualquer rumo. Bom para viver se tiveres dinheiro e quiseres viver uma vida pacata. No fundo, a Florida da Europa sem os aligátores.
Não estou a ser dizer mal, é o que é e é óptimo para passar férias e comer boa comida, há quem goste e quem não goste. Mas muito dificilmente vai mudar no futuro.
O que vale de portugal é a EU que injecta milhões de euros todos os anos em portugal
Porque é que eles fazem? Provavelmente por uma questão de coesão, porque os milhões para eles são poucos mas para portugal é muito
Significa que os Pensionistas e Funcionários Públicos não desejam que o país mude.
Alguém que não se dá ao trabalho de alterar as cores atribuídas por defeito nos gráficos em Excel não merece credibilidade na sua análise.
Quando não houver mais “resto” para pagar ao estado vai ser bonito.
Resto podia ser dividido entre menos de 1000 euristas e ultra ricos. /S
Em relação aos pobres prescrevo uma requalificação em IT. Aos velhos é ter paciência que já não falta tudo para, bem, vocês sabem. Aos FP é metê-los num pau com fogo por baixo. Se depois disto tudo não resultar, olha, emigrem^TM.
Odeio pobres
Portanto, não vamos aumentar o salário mínimo as pessoas senão elas passam a votar.
Mas se afinal de contas bastam os funcionários públicos, os pensionistas e a malta do SMN para uma maioria absoluta, de que está a espera o PSD?
Por outras palavras, a vitória do PS nas eleições não é assim tão misteriosa. Só mostra que os partidos de direita, se querem voltar ao governo, têm que demonstrar alguma preocupação social para com os mais vulneráveis (incluindo aqui pensionistas, mesmo que tenham boas reformas).
Também é bom para desmistificar aquela ideia de que o PS ganha porque há montes de funcionários públicos que votam todos no PS.
Maldito Passos
Continuem assim! Para mim chega
Se traduzirmos isto em colecta de impostos, temos 49% a trabalhar para os outros 51%. Achei que era pior para ser sincero.
(Sim, eu sei que os outros 51% também pagam impostos mas dado que a o estado não gera riqueza, apenas a vai buscar aos cidadãos, as contribuições dos 51% são redundantes – é dinheiro a circular entre o estado).
Há aí um ponto que gostava que fosse respondido. Em 80s, parte desse resto, gostava de saber quanto é que declaravam versos quanto ganhavam, ou até se chegavam a declarar.
Nem todos se lembram, porque a maioria dos apoiantes do fim do ordenado mínimo ainda nem tinham saído da zona aval de parentes do lado do pai nessa altura. Mas as finanças e as facturas eram um verdadeiro faroeste. Para não falar que nessa década fomos resgatados ainda em escudos e o trabalho valia merda face á desvalorização que a moeda levou. Então as pessoas, não a maioria claro, mas muitas não descontaram um centavo. Daí as reformas miseráveis que se queixam actualmente.
Posso estar super enganado e nem ser o propósito do gráfico. Mas achei que era algo a apontar.
PS: não que actualmente esteja melhor. É tudo merda.
Medo
Este print screen do Facebook está agendado para ser publicado a cada 2 dias?
Outra vez?
Mas estamos mesmo a comparar dois anos separados por 4 décadas? Estava tudo óptimo em 1980? Saúde, Educação, Serviços públicos, tudo melhor, é isso? 🙄
Olhar para esse gráfico isoladamente não faz sentido nenhum. As coisas mais óbvias saltam à vista (alguém tinha dúvidas que hoje temos mais velhos e que a tendência é que o país fique cada vez mais envelhecido?), mas há outras coisas que falta contexto.’Neverending rant’ abaixo, mas no fundo é isto.
* Quanto é que era a taxa de desemprego em 1980, e as mulheres desempregadas estavam inscritas e recebiam subsídio em 1980? Olhando pró INE, dizem que 11% das mulheres estavam desempregadas em 1983, e 4,6% dos homens, com um total de 7.6% dos ativos. Mesmo tendo em conta que estas % são da população ativa, 0.9% a receber subsídio como indica no gráfico mostra que o Estado nem estava perto de dar subsídio a todos, quanto mais olhando só para os homens que eram identificados como desempregados.
* O Salário mínimo – será que em 1980 dava para viver nas cidades, ou só no campo (que hoje está práticamente vazio) – e o salário da malta era mesmo contabilizado ou era dado debaixo da mesa do patrão? De acordo com o INE, o salário mínimo mensal geral em 1980 era €45.. hm.. fui procurar no INE e encontrei uma calculadora fixola da atualização dos valores IPC (índice de preços no consumidor) e parece que 45 euros em 1980 equivale a €503 em 2021. Como não sei nada de economia, não sei analisar este valor lmao, mas sei que é um número menor que o salário nacional agora (lol agora se isso vale alguma coisa, alguém que saiba mais que o diga xD)
* Funcionários públicos – bem aí não sei como é que posso procurar estatísticas para saber se o estado tinha funcionários públicos suficientes em 1980 para os serviços essenciais. Acredito que a maioria de nós ache que hoje temos demasiados, mas olhar para os dados de 1980 e dizer “isso é que era!” não faz muito sentido sem termos esse contexto.
* Para além de hoje termos mais velhos, o estado democrático com 5 anos de existência dava pensão à população idosa com a mesma eficiência que hoje dá? não sei onde procurar esses dados, mas duvido. E mesmo que desse, esses velhotes não tinham a mesma esperança de vida, o que logicamente implica que seriam sempre menos do que há hoje, mesmo ignorando que hoje temos mais velhos em geral.
* Para além disto tudo, sabemos outras coisas que são totalmente diferentes em 1980, o analfabetismo era rompante por cá, os empregos que haviam, o éxodo rural só aumentou desde então, etc etc.
TLDR – Comparar estas estatísticas de 2020 com as de 1980, sem contexto, faz pouco sentido. Se ficassem pelos dados demográficos básicos (população ativa, jovens, cotas), era menos ‘exciting’ mas pelo menos era mais claro. Podiam ter comparado outras estatísticas (sei lá, nível de educação).
Até mesmo a conclusão que o gráfico tenta dar é fictícia. Em 1980, ganhou o Sá Carneiro (PSD com coligações), em 1983 entrou o Mário Soares (PS) e depois de uns anos ganhou o Cavaco. Na última década, tivemos uma sanduíche PS-PSD-PS, e na realidade o que temos tido mais em democracia são estas sanduíches – mas na leitura deste gráfico, até parece que tenda dizer que a direita não podia ter ganho porque os eleitores são velhos e subsidio-dependentes? E, vendo os comentários abaixo, parece que a malta se esqueceu que os governos de esquerda e direita têm ambos contribuído para o aumento destas estatísticas (para além do tempo do coelhinho e da troika), tanto pelo positivo como pelo negativo.
O PSD não ganhou (imo) porque poucos acham que o Rui Rio seria bom primeiro ministro e a maioria dos tugas tem medo que o PSD ficasse aliciado para se aliar ao Chega. Se o PSD tivesse uma liderança de jeito, e/ou se tivesse feito uma coligação com a IL (e eventualmente CDS, sei lá) e tivesse um programa eleitoral melhor, tenho quase a certeza que a maioria da malta teria mandado o Costa passear, e pelo menos de acordo com as sondagens, houve uma altura em que esteve perto. E digo isto sendo de esquerda, mais à esquerda que o Costa.
Palhaçada falta uma p estudantes
Pequena correção: trabalhadores por conta de outrem com salário mínimo nacional – 22,1% (pordata, 2018)
Portugal é um país de safa se quem poder! Ou tens cunhas e safas te! Ou se não tens cunhas mas tens meios pra fugir aos impostos melhor! Ou se tiveres cunhas e meios para fugir aos impostos, melhor ainda, é 2 em 1!
Que tristeza de país!!
👀
Será que é desta que deixam de dizer que foram os FP que puseram o PS no governo outra vez? Só aqueles 9,9 não o fariam sozinhos, sem contar com os que se abstêm e os que votam noutros…
Teorias da treta para tentar pôr as culpas nos mesmos de sempre.
36 comments
Gráfico criado por Vitor Bento, usando como fonte de dados Pordata.
Artigo: [https://observador.pt/especiais/eleicoes-e-reformas-num-pais-onde-o-grupo-dependente-do-estado-e-largamente-maioritario/](https://observador.pt/especiais/eleicoes-e-reformas-num-pais-onde-o-grupo-dependente-do-estado-e-largamente-maioritario/)
E nesse “resto” estão muitos da TAP, CGD, RTP… Portugal é Estado.
Esta demografia é a garantia de mais 30 anos de PS.
Porquê largamente maioritário? Estão a contabilizar quem recebe o salário mínimo como dependente do estado?
E com a subida do salário mínimo aqueles 10,3% devem ir para 15% ou mais.
A escolha da cor laranja para *Resto* não terá sido coincidência…
Daqui a 10 anos que percentagem prevêem para Resto? 30%? 25%?
*Pensionistas* garantidamente a aumentar. *Salário Mínimo* muito provavelmente a aumentar. *Subsidio de Desemprego* e *Funcionários Públicos* no mínimo a manter a percentagem.
Depois dos posts do u/tafinho terem sido removidos por só terem a fonte para a imagem nos comentários, suponho que vás ter que remover este post e partilhar o artigo de opinião na íntegra, mas nesse caso até é tópico duplicado porque já está [aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/smn9vx/elei%C3%A7%C3%B5es_e_reformas_num_pa%C3%ADs_onde_o_grupo/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf) no sub..
Portugal caminha no sentido de ter um partido único, já que quase toda a população dependerá desse partido de uma ou outra forma.
*Malditos velhos e pobres!*
é só velhos neste país
Isso está pouco nítido
Isto só quer dizer que há mais pobres em Portugal do que houve em 1980. Classe média a desaparecer aos poucos.
É preciso mais jpeg
Portugal vive do Estado, para o Estado. Desde as grandes empresas, até às micro empresas, a passar pelos FP, pensionistas, desempregados e subsidio-dependentes. Não há nada a fazer, até porque grande parte da população gosta que seja assim. Um país parado no tempo, sem qualquer rumo. Bom para viver se tiveres dinheiro e quiseres viver uma vida pacata. No fundo, a Florida da Europa sem os aligátores.
Não estou a ser dizer mal, é o que é e é óptimo para passar férias e comer boa comida, há quem goste e quem não goste. Mas muito dificilmente vai mudar no futuro.
O que vale de portugal é a EU que injecta milhões de euros todos os anos em portugal
Porque é que eles fazem? Provavelmente por uma questão de coesão, porque os milhões para eles são poucos mas para portugal é muito
Significa que os Pensionistas e Funcionários Públicos não desejam que o país mude.
Alguém que não se dá ao trabalho de alterar as cores atribuídas por defeito nos gráficos em Excel não merece credibilidade na sua análise.
Quando não houver mais “resto” para pagar ao estado vai ser bonito.
Resto podia ser dividido entre menos de 1000 euristas e ultra ricos. /S
Em relação aos pobres prescrevo uma requalificação em IT. Aos velhos é ter paciência que já não falta tudo para, bem, vocês sabem. Aos FP é metê-los num pau com fogo por baixo. Se depois disto tudo não resultar, olha, emigrem^TM.
Odeio pobres
Portanto, não vamos aumentar o salário mínimo as pessoas senão elas passam a votar.
Mas se afinal de contas bastam os funcionários públicos, os pensionistas e a malta do SMN para uma maioria absoluta, de que está a espera o PSD?
Por outras palavras, a vitória do PS nas eleições não é assim tão misteriosa. Só mostra que os partidos de direita, se querem voltar ao governo, têm que demonstrar alguma preocupação social para com os mais vulneráveis (incluindo aqui pensionistas, mesmo que tenham boas reformas).
Também é bom para desmistificar aquela ideia de que o PS ganha porque há montes de funcionários públicos que votam todos no PS.
Maldito Passos
Continuem assim! Para mim chega
Se traduzirmos isto em colecta de impostos, temos 49% a trabalhar para os outros 51%. Achei que era pior para ser sincero.
(Sim, eu sei que os outros 51% também pagam impostos mas dado que a o estado não gera riqueza, apenas a vai buscar aos cidadãos, as contribuições dos 51% são redundantes – é dinheiro a circular entre o estado).
Há aí um ponto que gostava que fosse respondido. Em 80s, parte desse resto, gostava de saber quanto é que declaravam versos quanto ganhavam, ou até se chegavam a declarar.
Nem todos se lembram, porque a maioria dos apoiantes do fim do ordenado mínimo ainda nem tinham saído da zona aval de parentes do lado do pai nessa altura. Mas as finanças e as facturas eram um verdadeiro faroeste. Para não falar que nessa década fomos resgatados ainda em escudos e o trabalho valia merda face á desvalorização que a moeda levou. Então as pessoas, não a maioria claro, mas muitas não descontaram um centavo. Daí as reformas miseráveis que se queixam actualmente.
Posso estar super enganado e nem ser o propósito do gráfico. Mas achei que era algo a apontar.
PS: não que actualmente esteja melhor. É tudo merda.
Medo
Este print screen do Facebook está agendado para ser publicado a cada 2 dias?
Outra vez?
Mas estamos mesmo a comparar dois anos separados por 4 décadas? Estava tudo óptimo em 1980? Saúde, Educação, Serviços públicos, tudo melhor, é isso? 🙄
Olhar para esse gráfico isoladamente não faz sentido nenhum. As coisas mais óbvias saltam à vista (alguém tinha dúvidas que hoje temos mais velhos e que a tendência é que o país fique cada vez mais envelhecido?), mas há outras coisas que falta contexto.’Neverending rant’ abaixo, mas no fundo é isto.
* Quanto é que era a taxa de desemprego em 1980, e as mulheres desempregadas estavam inscritas e recebiam subsídio em 1980? Olhando pró INE, dizem que 11% das mulheres estavam desempregadas em 1983, e 4,6% dos homens, com um total de 7.6% dos ativos. Mesmo tendo em conta que estas % são da população ativa, 0.9% a receber subsídio como indica no gráfico mostra que o Estado nem estava perto de dar subsídio a todos, quanto mais olhando só para os homens que eram identificados como desempregados.
* O Salário mínimo – será que em 1980 dava para viver nas cidades, ou só no campo (que hoje está práticamente vazio) – e o salário da malta era mesmo contabilizado ou era dado debaixo da mesa do patrão? De acordo com o INE, o salário mínimo mensal geral em 1980 era €45.. hm.. fui procurar no INE e encontrei uma calculadora fixola da atualização dos valores IPC (índice de preços no consumidor) e parece que 45 euros em 1980 equivale a €503 em 2021. Como não sei nada de economia, não sei analisar este valor lmao, mas sei que é um número menor que o salário nacional agora (lol agora se isso vale alguma coisa, alguém que saiba mais que o diga xD)
* Funcionários públicos – bem aí não sei como é que posso procurar estatísticas para saber se o estado tinha funcionários públicos suficientes em 1980 para os serviços essenciais. Acredito que a maioria de nós ache que hoje temos demasiados, mas olhar para os dados de 1980 e dizer “isso é que era!” não faz muito sentido sem termos esse contexto.
* Para além de hoje termos mais velhos, o estado democrático com 5 anos de existência dava pensão à população idosa com a mesma eficiência que hoje dá? não sei onde procurar esses dados, mas duvido. E mesmo que desse, esses velhotes não tinham a mesma esperança de vida, o que logicamente implica que seriam sempre menos do que há hoje, mesmo ignorando que hoje temos mais velhos em geral.
* Para além disto tudo, sabemos outras coisas que são totalmente diferentes em 1980, o analfabetismo era rompante por cá, os empregos que haviam, o éxodo rural só aumentou desde então, etc etc.
TLDR – Comparar estas estatísticas de 2020 com as de 1980, sem contexto, faz pouco sentido. Se ficassem pelos dados demográficos básicos (população ativa, jovens, cotas), era menos ‘exciting’ mas pelo menos era mais claro. Podiam ter comparado outras estatísticas (sei lá, nível de educação).
Até mesmo a conclusão que o gráfico tenta dar é fictícia. Em 1980, ganhou o Sá Carneiro (PSD com coligações), em 1983 entrou o Mário Soares (PS) e depois de uns anos ganhou o Cavaco. Na última década, tivemos uma sanduíche PS-PSD-PS, e na realidade o que temos tido mais em democracia são estas sanduíches – mas na leitura deste gráfico, até parece que tenda dizer que a direita não podia ter ganho porque os eleitores são velhos e subsidio-dependentes? E, vendo os comentários abaixo, parece que a malta se esqueceu que os governos de esquerda e direita têm ambos contribuído para o aumento destas estatísticas (para além do tempo do coelhinho e da troika), tanto pelo positivo como pelo negativo.
O PSD não ganhou (imo) porque poucos acham que o Rui Rio seria bom primeiro ministro e a maioria dos tugas tem medo que o PSD ficasse aliciado para se aliar ao Chega. Se o PSD tivesse uma liderança de jeito, e/ou se tivesse feito uma coligação com a IL (e eventualmente CDS, sei lá) e tivesse um programa eleitoral melhor, tenho quase a certeza que a maioria da malta teria mandado o Costa passear, e pelo menos de acordo com as sondagens, houve uma altura em que esteve perto. E digo isto sendo de esquerda, mais à esquerda que o Costa.
Palhaçada falta uma p estudantes
Pequena correção: trabalhadores por conta de outrem com salário mínimo nacional – 22,1% (pordata, 2018)
Portugal é um país de safa se quem poder! Ou tens cunhas e safas te! Ou se não tens cunhas mas tens meios pra fugir aos impostos melhor! Ou se tiveres cunhas e meios para fugir aos impostos, melhor ainda, é 2 em 1!
Que tristeza de país!!
👀
Será que é desta que deixam de dizer que foram os FP que puseram o PS no governo outra vez? Só aqueles 9,9 não o fariam sozinhos, sem contar com os que se abstêm e os que votam noutros…
Teorias da treta para tentar pôr as culpas nos mesmos de sempre.