
Como é tradição, nesta altura do ano fala-se muito acerca do salário mínimo. Isto faz sentido dado que o valor do salário mínimo é definido pelo governo. Há também a ideia de que o salário mínimo acaba por determinar o valor de todos os outros salários.
No entanto, parece-me, isso não acontece.
Podem observar a evolução do salário mínimo [aqui](https://www.pordata.pt/Portugal/Sal%c3%a1rio+m%c3%adnimo+nacional-74-7892). Como podem ver exibe um bonito crescimento linear ao longo dos anos.
Já os outros salários estão a ser comprimidos contra o salário mínimo em vez de o acompanharem em termos de crescimento. Por exemplo para os [quadros superiores](https://www.pordata.pt/Portugal/Remunera%c3%a7%c3%a3o+base+m%c3%a9dia+mensal+dos+trabalhadores+por+conta+de+outrem+total+e+por+n%c3%advel+de+qualifica%c3%a7%c3%a3o-374-2323) ou para os [quadros médios](https://www.pordata.pt/Portugal/Remunera%c3%a7%c3%a3o+base+m%c3%a9dia+mensal+dos+trabalhadores+por+conta+de+outrem+total+e+por+n%c3%advel+de+qualifica%c3%a7%c3%a3o-374-2324). De [uma forma geral](https://www.pordata.pt/Portugal/Remunera%c3%a7%c3%a3o+base+m%c3%a9dia+mensal+dos+trabalhadores+por+conta+de+outrem+total+e+por+n%c3%advel+de+qualifica%c3%a7%c3%a3o-374-2322) desde 2010 que os salários estão estagnados sem acompanhar os ganhos de produtividade.
Na minha opinião isto tem muito a ver com a estagnação [da produtividade](https://www.pordata.pt/Portugal/Produtividade+aparente+do+trabalho-2817) nos últimos 10 anos.
Como nota final reparem que estes valores parece não terem correcção monetária aplicada. Se aplicarmos essa correcção o quadro é ainda pior. Para terem ideia, 1000 EUR de 2010 equivalem mais ou menos a 1100 EUR de 2020.
7 comments
O pessoal que não o ganhava antes, qualquer dia passa a ganhar o salário mínimo porque não aumentam os salários no meio.
Só aumentam salário mínimo e os salários de 1000 e tal euros para cima. Porquê?
Continuo a acreditar que o salário mínimo deveria aumentar em função do descréscimo dos impostos. Andarem a aumentar o salário mínimo mantendo a carga fiscal que cada vez é mais pesada sob as empresas é má politica, que vai acabar por dar um aumento de preços para o cliente, tornado a situação ainda pior do que a que temos hoje
Tem sido assim no mundo ocidental.
Se reparares a desigualdade salarial tem descido.
Já recebi o dobro do salário mínimo, neste momento espero ser apanhado pelo salário mínimo e assim ser contemplado com aumentos anuais e benefícios nos impostos.
/pensamento_pequeno
/portugal2021
Na minha opinião, a diferença entre salário mínimo e os mais altos tem se vindo a esbater porque simplesmente era nojento o que pagava ao mínimo enquanto ao médio era só uma vergonha e aos quadros superiores era só baixo em relação ao resto da Europa.
Como explicar a um funcionário que o seu chefe ganhava o dobro ou que o engenheiro/responsável ganhava 10 vezes mais, será que no funcionamento de uma empresa o contributo de um é assim tão diferente/superior ao outro?
Houve algum ajustamento, agora compete aos quadros técnicos e superiores fazerem por si.
Por isso o emigrante tipo mudou, se há 20 anos um operário ganhava cá 500 euros e em França 1000 e o engenheiro ganhava cá 2000 e em França 3000 fazia sentido ao operário emigrar, hoje em dia parece que me faz mais sentido ao quadro tecnico/superior emigrar.
O aumento do salário mínimo não beneficia ninguém a não ser os governos.
Como apontaste e bem, a produtividade por hora tem vindo a estagnar em Portugal. Mas isto tem acontecido em várias economias europeias, a questão é que neles estagnou num valor alto.
O problema português é mais profundo, uma economia pouco competitiva e que não consegue crescer. A somar a isto, e sendo também um pouco consequência disso, temos muito pouca indústria. O salário médio da população portuguesa só subirá com o aumento da competitividade e consequentemente da produtividade e não há nada que se possa fazer contra isso.
O problema não é o salário mínimo, o problema é as empresas pagarem o salario minimo aos trabalhadores.
Sempre que sobe o salario minimo todos os serviços necessários sobem com ele.