Equilibrio vida trabalho

31 comments
  1. E pq não 7h para serviços ( Aqueles que ajudam o PIB) e 6h para os trabalhos que restam?

  2. A redução das horas laborais tem de ser compensada com produtividade econômica.
    Temos de alterar o tipo de economia em Portugal para conseguir fazer isso.
    Ironicamente os partidos que advogam isto, esqueceu-se da primeira parte infelizmente

  3. Acho que Portugal não tem capacidade populacional para os 4 dias de trabalho. É uma cultura muito diferente que começa já nas escolas.

  4. Pessoalmente acho que para os trabalhos que não requeiram uma presença durante o horário de trabalho, se devia ajustar a carga de trabalho às 8 horas mas dar às pessoas a liberdade de o fazer no tempo que quisessem. Ia requerer algum disciplina pessoal mas suspeito que ajudasse muita gente

  5. Se fosse para reduzir para 4 dias por semana eu não me importava de trabalhar 9 horas em vez de 8. Já as trabalho na mesma, mas ao menos o contrato ia estar certo xD

  6. O problema destas propostas é que não se aplicam a toda a gente. Trabalhas num escritório e passado 5 ou 6 horas à frente do computador o teu rendimento é 0? Sim, se calhar beneficiavas de uma redução de horário. Trabalhas numa fábrica a fazer o turno de 8 horas? Nem pensar, a fábrica tem que estar aberta

  7. Acredito que 35h semanais já era excelente. Ter por exemplo a sexta feira de tarde livre para ir tratar de assuntos ou simplesmente aproveitar a tarde.
    Trabalhei 6 meses na Áustria mas como consultor para empresa portuguesa. Tínhamos imensa inveja quando na sexta às 14h estávamos sozinhos (8 portugueses) na fábrica.

  8. Já pensaram no que vamos fazer quando não fizer sentido haver pessoas a trabalhar?

    Quando tudo o que é possivel ser automatizado for automatizado em que é que fica baseada a nossa economia? Não queiram pensar em rendimento básico não, está aí à porta uma redução bruta de postos de trabalho.

  9. A semana tem 7 dias, logo equilíbrio era 3 dias e meio de trabalho.

    Aumentava o emprego pq precisavas do triplo dos empregados, o ambiente era bem melhor pq tinhas funcionários menos cansados, e aumentavas o salário / hora do país. Uma hora passava a ter um valor decente em vez de meros trocos de café.

  10. 4 dias laborais parece um sonho, a qualidade de vida e saúde mental de toda a gente iria melhorar tremendamente.

    Mas as empresas iriam lutar contra isso, até mesmo se a carga horária se mantivesse, duvido que aconteça.

  11. 6h é o equilíbrio perfeito. Fiz 6 horas durante primeiro ano do meu filho (amamentação) e senti me muito bem-durante 6h bem focada, trabalhei muito e bom e depois tive mais tempo para mim e a minha família. 6h 👍

  12. Não que 7h seja melhor que o RBI ou que as 4x semanais. Mas parece tão mais fácil de atingir que as outras duas hipóteses.

  13. Eu trabalho 5 dias. Quatro dias de 7 horas e um dia de 8 horas. O dia de 8 horas parece infinito. Garanto que faz uma diferença enorme uma hora a menos todos os dias durante muito tempo.

Leave a Reply