Alguns exemplos de divisões:

– [CCDR](https://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_de_Coordena%C3%A7%C3%A3o_e_Desenvolvimento_Regional#/media/Ficheiro%3AArea_atua%C3%A7%C3%A3o_CCDR.png)

– [NUTS II](https://pt.wikipedia.org/wiki/NUTS_de_Portugal#/media/Ficheiro%3ANUTS_PT_2013.png)

– [Referendo de 98](https://pt.wikipedia.org/wiki/Referendo_sobre_a_regionaliza%C3%A7%C3%A3o_em_Portugal_(1998)#/media/Ficheiro:Proposta_das_7_regi%C3%B5es_(inicial).png)

Se conhecerem outros mapas partilhem

[View Poll](https://www.reddit.com/poll/slf0gq)

13 comments
  1. Para mim a regionalização é para ontem, descentralização do poder é sempre algo positivo e traria resoluções a muitos problemas locais que atualmente são ignorados por falta de poder dos locais.

  2. Acho que o CCDR faz sentido mas acho que a AML e AMP deviam ser regiões especiais dentro de Lisboa e vale do Tejo e Norte respetivamente.

    Isto porque as areas metropolitanas funcinam de forma diferente do resto do país e por isso devem ser geridas como tal, de forma a ter em conta as metropoles como um todo.

    Os problemas das areas metropolitanas são diferentes da restante região e impediria a concentração do investimento nas areas metropolitanas e ignorando o resto das respetivas regiões.

  3. Alguém me consegue arranjar informações sobre isto? Que vantagens e desvantagens pode vir a ter?

    Gostava de ter opinião sobre isto.

  4. Depende. Tenho muitas reservas também.
    Temos um país muito pouco eficiente e dividir entre mais o poder de decisão nem sempre tem que ser algo positivo.
    Pode trazer nais burocracia e claro… corrupção.
    Eu sou a favor de maior autonomia… mas quando existe responsabilidade.
    Um país como a Bélgica é regionalizado, e funciona muito mal por causa disso. A resposta à pandemia foi feito de forma diferente em cada região e isso trouxe resultados desastrosos.

    Apesar disto que digo, venho do interior, e é mais do que claro que precisamos de instituições com poder no interior. Mas sabendo da corrupção que existe nas câmaras municipais isto é algo que me preocupa.
    Também não fico deslumbrado com países como a Espanha.
    Gostava de saber claramente os grandes benefícios

  5. Votei Não porque não concordo com a regionalização tal como está a ser pensada. Noutros moldes, votaria sim.
    Acho estúpido num país como o nosso quererem colocar serviços (repetidos) em 7 ou 8 pontos do país. É só aumentar ainda mais a quantidade de dependentes do estado.
    Se querem descentralizar é só começar a colocar entidades espalhadas pelo país. Hoje em dia com o teletrabalho, telemóveis, apps e o crl a sete é tudo tão mais fácil…

  6. Há regiões europeias com mais pessoas que Portugal. Isto é só uma forma de dividir os portugueses e encontrar mais uma data de tachos para os boys.

    É uma ideia de merda, portanto tenho a certeza que vai para a frente.

  7. A regionalização pode ser positiva ou extremamente negativa.

    Quando Lisboa escreve num papel sobre o que fazer do resto do país. Claramente dá merda.

    Por exemplo, da última vez que se votou no referendo da regionalização pretendiam que a minha cidade natal que se encontra a 40km de Viseu mas pertence ao Distrito da Guarda. Fosse servida pelo hospital central de Castelo Branco… Ou seja quem fez o mapa não se apercebeu que existia uma muralha chamada Serra da Estrela e que Castelo Branco ficava a 2 horas de distância. Contra 45min de Viseu…

    A regionalização pode ainda promover a criação de mais tachos e de maior corrupção. Sobretudo se a maior autonomia, não for também regulada.

    Honestamente o país não precisa de regionalização, precisa de políticos no interior que tenham vontade de trabalhar.

  8. Sim mas sou por um estudo novo sobre re-estruturacao total do sistema que temos

    Primeiro, sou contra as cinco regiões definidas, não só porque acho que Ribatejo e Oeste devia mesmo ser uma região propria, como acho tambem que o Interior em nada beneficia com um sistema onde de Portalegre a Bragança, os distritos mais afectados pela desertificação e falta de investmento são incluidos em regiões onde vão continuar a set secundários e provavelmente ignorados em detrimento do litoral (ou no caso de Portalegre, de Evora e Beja)

    Sou favor do fim dos municipios e freguesias como actualmente os temos, os municipios tornaram-se demasiado pequenos para a realidade do seculo XXI, onde essencialmente temos municipios vizinhos que são geridos de forma absolutamente contraditória, o que prejudica os seus cidadãos e os projectos que deviam ser comuns, quer na saude, quer na educação, quer sobretudo nos transportes e infraestrutura

    Pela criação de municipios maiores, quase do tamanho e em alguns casos mesmo maiores que as nuts 3, com vários escritorios em localidades diferentes, para facilitar o acesso aos habitantes, tal como já se faz em muitas freguesias

    Isto implicaria tambem maior poder aos municipios e às freguesias, que seguiriam a mesma logica

    Exemplo, o Ocidente Sul da cidade de Lisboa seria uma só freguesia com vários escritorios, englobaria zonas vizinhas como Belem, Ajuda, Alcantara e até mesmo Algés, pertenceria so municipio de Lisboa que seria toda a grande Lisboa oh mesmo toda a AML

  9. Acho que a regionalizacao so prejudicaria o pais. As CM e so tachos e corrupcao. Se houver alguma CM do pais em que nao seja assim, nao tenho conhecimento.

Leave a Reply