


Há uns dias passei na baixa de Coimbra e dei de caras esta nova loja… Isto para mim é tão shady que não sei até que ponto é que consegue ser legal. Mas aparentemente é. Acho ainda mais esquisito após uma pequena pesquisa na internet e no site deles a política do uso dos dados das pessoas e as próprias reviews no Google maps são super estranhas (da loja de Lisboa, ainda não há no Maps a loja de Coimbra) e normalmente são só estrangeiros…
by heroe7121
10 comments
Também temos um negócio destes aqui num centro comercial em Antuérpia. Não vejo muita gente tirar as tais fotos, mas há muitos interessados a ver as fotos que estão já expostas. Até têm uma certa piada, mas para mim não valem os €40 que pedem 🥲
Dou-lhes pontos pela originalidade, isso sim!
se a worldcoin pode ser impedida de tirar fotos da iris…
Não tem nada de shady, eles usam um mecanismo para tirar um foto de alta qualidade do teu olho, ou da tua familia toda, e imprimem.
O resultado é giro até, mas pronto é só isso, não é nenhuma black magic ou esquema.
Tenho visto vários em centros comerciais. Não me parece tão perigoso como a worldcoin, que tinha scans mais detalhados (não só cores mas profundidade também) e estava associado à blockchain.
Havia aí uma cena de crypto chamada WorldCoin que tirava fotos da íris em troco de umas coins.
Aparentemente foi suspensa em PT (e acho que gerou controvérsia noutros países também) por um tempo (não sei se ainda é válida a suspensão) por questões relacionadas com privacidade..
No site da galeria dizem que os dados seguem a RGPD, mas na verdade quem sabe ¯\_(ツ)_/¯
A iris é um dado biométrico e convém ter cuidado…
Isso e só uma foto macro a tua iris para fazer uma tela. É mais um tourist trap como qualquer outro, nada demais. Vejo destas lojas em todos os países há imenso tempo (ainda agora vi em copenhaga).
É um estúdio de fotografia, não vejo o problema. Já os antigos, onde tinhas de ir para tirar fotos minimamente decentes para documentos oficiais, lidavam com o problema de ficarem com cópias/imagem do cliente.
“Transforme o seu olho numa obra de arte” dizem eles…
Já estou a imaginar alguêm a abrir uma loja semelhante mas a chamar-se “Obrarte”…
aqui na Alemanha já existe há (uns bons) anos. Não é nada de especial.
Tb vais a um fotógrafo para tirar fotos do teu puto e não perguntas se é scam para pedófilos, e o que fazem com as fotos.
É absolutamente normal. É um fotógrafo como outro qualquer, só que faz isto.
Malta, por muito bonito que seja, não se metam em serviços que vos peçam dados biométricos. Ver o caso da 23andMe que se diz estar prestes a ser vendida e ninguém sabe o que futuros compradores poderão fazer com os dados.