
O Público tem investigado de forma intensiva a atribuição da nacionalidade portuguesa aos judeus sefarditas através da Sinagoga do Porto.
A teia envolve quantias avultadas de dinheiro. Os requisitos para atribuição da nacionalidade através da lei são levianos.
Aqui ficam alguns artigos:
[Comunidade Israelita do Porto tem lucros milionários com nacionalidade portuguesa](https://www.publico.pt/2022/02/11/sociedade/investigacao/comunidade-israelita-porto-lucros-milionarios-nacionalidade-portuguesa-1994989)
[Judeus sefarditas. Advogados prometem passaporte português em seis meses](https://www.publico.pt/2022/02/11/sociedade/investigacao/advogados-prometem-passaporte-portugues-seis-meses-1994991)
[Roman Abramovich é cidadão português desde Abril](https://www.publico.pt/2021/12/18/desporto/investigacao/roman-abramovich-cidadao-portugues-desde-abril-1989109)
E nos últimos dias os jornais internacionais têm dado destaque às ligações perigosas do ‘português’ Abramovich e Putin:
[Roman Abramovich linked to Russian state and ‘corrupt activity’, MP says](https://www.theguardian.com/world/2022/feb/24/roman-abramovich-linked-to-russian-state-and-corrupt-activity-mp-says)
[MP calls for Roman Abramovich to be stripped of Chelsea ownership](https://www.thetimes.co.uk/article/mp-calls-for-roman-abramovich-to-be-stripped-of-chelsea-ownership-39b2qq37t)
​
Basicamente temos as portas escancaradas para os milionários russos terem em Portugal e no passaporte português a porta de entrada na Europa. À custa deste esquema, permitido por lei, um núcleo duro e restrito de advogados, com ligações familiares a políticos envolvidos na redação da lei, está a enriquecer de forma quase desmesurada. Num dos excelentes artigos do Público pode ler-se:
*«Advogado Francisco de Almeida Garrett é a figura proeminente da comunidade judaica portuense. É sobrinho de Maria de Belém, a proponente da lei que permitiu a atribuição da nacionalidade portuguesa a judeus sefarditas. Responsáveis da CIP têm lucros privados com o negócio da cidadania.»*
12 comments
Mas isto de a Nacionalidade estar a ser vendida já se sabia há muito tempo, o governo sempre preferiu ignorar.
>In April 2021, Abramovich became a Portuguese citizen as part of the Nationality Act due to his reported Sephardic Jewish heritage. Reuters noted that there is little known history of Sephardic Jews in Russia. *Abramovich is a member of the Jewish community in* ***Porto***, of which he has been a **benefactor**.
Para bom entendedor…
Sou de sobrenome de cristão-novo. Cadê minha cidadania?
[removed]
[Desde 2015, mais de 30 mil descendentes de Sefarditas obtiveram a nacionalidade portuguesa ](https://www.publico.pt/2022/01/02/sociedade/noticia/30-mil-descendentes-sefarditas-ja-naturalizaram-desde-2015-1990464)
Como é possível haver tanta gente que “consegue provar” que teve um familiar que viveu cá há 500 anos, sendo que tantos registos foram queimados durante as invasões napoleónicas?
Quantos destes “portugueses” sabem falar português ou sequer haviam pisado em solo luso antes de **comprarem** obterem a cidadania? Saberão sequer alguma coisa sobre Portugal, além de bola e fácil entrada para a UE?
Sei que é uma opinião controversa, mas ao ver critérios de naturalização estúpidos como este, acompanhados de esquemas que tentam passar a perna ao sistema, só me fazem acreditar cada vez mais que nem todos os que têm nacionalidade portuguesa são portugueses.
*Judeus Safaditas
Favor de investigarmos quem são os mangas que facilitam esses vistos, preciso de nomes para meter na TV e jornais.
E ainda se queixam de vistos gold
Os oligarcas russos são todos judeus?
u/tumblarity queres explicar isto?
Fazem leis manhosas sem pensar nas consequências e em quem se vai aproveitar dela e depois choram.
E é assim, vendemos o nosso nome, a nossa história, a nossa língua, tudo em nome do lucro! Que autentico nojo!
Quanto a mim para se obter a cidadania Portuguesa deveria de ser obrigatório vários fatores como prova de residência permanente durante X anos, prova que dominam a língua, prova que conhecem pelo menos os principais momentos históricos Portugueses, para além de terem de provar que trabalham no país e pagam impostos também cá.
INB4 ainda me vão acusar de ser fascista ou ter votado no Chega. Pois bem eu votei no livre (para não vota PS), e politicamente alinho-me com o centro-esquerda.