Portugal Has The LARGEST Lithium Reserves in Europe, Here’s Their Plan

25 comments
  1. A minha pergunta é, pode Portugal enriquecer com a extração de Lítio?

    Dos 5 países que exportam mais Lítio que Portugal, só um é país de 1o mundo(Australia).

  2. Portugal não tem, certas pessoas terão.
    E terão mais dependendo de quem senta o cú no governos.

  3. Nos até podíamos ter mais petróleo que a Noruega que os papalvos do costume iam protestar para proteger paisagens para as quais ninguém olha sem pensar um bocado nos benéficios enormes que a sua exploração traria para a economia nacional.

  4. Provavelmente vem cá buscar o lithium, fodem a paisagem e o ambiente todo e o país continua pobre com um político ou outro mais rico.

  5. Estou cético. Acho que como com os fundos europeus, o lítio vai s3r usado para financiar clientelas, compras de votos e facilitar a corrupção. O que vai acontecer é que a receita disso vai ser usada de forma ineficiente e em algunds casos “desaparecer” mesmo . Portugal não tem instituições decentes e a julgar pelo andar da carruagem não vai ter num futuro próximo

  6. Só sou a favor de explorar o lítio se for para produzir cá as baterias se é para cavar e vender vão para o caralhinho

  7. Portugal é um país rico de minas pobres, muito entusiasmo há volta do lítio mas se fosse economicamente viável o governo criava um monopólio sobre a exploração. A não ser que o lítio se torne tão crítico e estratégico para a Europa que esta tem que subsidiar as minas para não ficar refém de outros isto não passará de uma ilusão.

  8. O potencial é enorme, mas o potencial de essencialmente sermos explorados pela matéria prima também é. Se realmente tivermos cá as fábricas e realmente o impacto ambiental for menor que as mais valias, temos aqui uma via de enriquecer o país de uma forma que desde o final da ditadura nunca se viu. Contudo, com o PS no poder, e o historial de corrupção no geral do país, fico sempre com o pé atrás.

  9. A única posibilidade que Portugal tem de tirar algo positivo das minas de litio é se estas fossem exploradas por empresas nacionais.

    Mentres companhías estrangeiras sejam as que fazem a extração, Portugal vai ficar com a polução, 4 salarios mal pagos e o meio natural estragado.

    A minería de litio é altamente contaminante e dependende dos recursos hídricos do lugar. Desde a Galiza, desejo-vos o melhor, más parece que Portugal vai ser um dos principais fornecedores de materia prima para a electrificação da Europa.

    Acho que todos sabemos o bem que corre ter industria extractiva para que o beneficio todo vaia para fóra do país…

  10. Na minha cidade há lítio e já cá vieram as TVs e tudo. O presidente da câmara e a malta que trabalha vai ponderar se o crescimento económico que aquilo vai trazer sobrepõe a destruição da paisagem e a poluição que irá trazer. Acho que pelo menos na minha terra não vão avançar com as minas e bem !

  11. Previsão: A mãozinha invisível do mercado virá cá explorar os nossos recursos e meter os lucros no seu bolso e deixa umas migalhas para os tachistas que fizeram o arranjinho, entretanto a destruição comunitária e ambiental decorrente da exploração mineira fica a cargo dos contribuintes portugueses.

  12. Se for para criar cadeira de valorização.. Tipo empregos de R&D, transformação, etc… E for salvaguardada a questão ambiental e paisagística… Sou a favor.

  13. Se a exploração for de empresas portuguesas e não estrangeiras e com legislação muito cuidada apoio pois seria incrível para a nossa economia . Temos é q ter em conta os problemas ambientais

  14. Temos a matéria prima suficiente para elevar a economia nacional, mas infelizmente o povo não deixa a indústria seguir em frente por causa do ambiente, se for tudo por causa do ambiente não se faz nada e continuamos na merda que estamos! Mais vale destruir as cidades também que “estragam a paisagem”.

    E para além disso todos nos sabemos que o governo vai foder isto de alguma maneira… Talvez dando as minas a empresas estrangeiras para a riqueza sair de cá para fora.

  15. Vou deixar isto aqui:[The manufacturing processes of lithium, including the solvent and mining waste, presents significant environmental and health hazards.[136][137][138] Lithium extraction can be fatal to aquatic life due to water pollution.[139] It is known to cause surface water contamination, drinking water contamination, respiratory problems, ecosystem degradation and landscape damage.[136] It also leads to unsustainable water consumption in arid regions (1.9 million liters per ton of lithium).[136] Massive byproduct generation of lithium extraction also presents unsolved problems, such as large amounts of magnesium and lime waste.[140]](https://en.wikipedia.org/wiki/Lithium#Extraction)

    E se seguirem um dos links, um documento da ONU:[Lithium rock mining also presents significant environmental risks. Breathing lithium dust or alkaline lithium compounds irritates respiratory tracts and prolonged exposure to lithium can cause fluid to build-up in the lungs, leading to pulmonary oedema. As demand for lithium increases and production is tapped from deeper rock mines and brines, the challenges of mitigating environmental risk will also increase.](https://unctad.org/system/files/official-document/ditccom2019d5_en.pdf)

    [E para os que acham que o governo vai proteger o ambiente, convém lembrar o que aconteceu com o rio Tejo e UMA fábrica de celulose.](https://www.youtube.com/watch?v=tbQoJwXEUdI)

  16. Por favor, não estraguem esta oportunidade de tornar Portugal um exportador de algo mais do que vinho e azeite.

  17. Alguém tem ideia para quanto tempo este investimento seria viável?

    Tendo em conta o crescimento dos EVs etc.?

    As nossas reservas garantiam 10, 15, 20 anos?

Leave a Reply