O drama dos sem-abrigo nas ruas do Porto está a chocar os turistas

30 comments
  1. «A pandemia agravou a situação de carência económica de muita gente e basta circular pela cidade do Porto para se perceber que locais que até 2020 estavam desocupados de pessoas em situação de sem-abrigo integram agora um bilhete-postal cada vez mais caracterizado por cobertores, travesseiros, roupa e lixo. De acordo com o último inquérito oficial realizado sobre o fenómeno, em finais desse ano, no Porto existiam 590 pessoas em situação de sem-abrigo, das quais 398 na condição de sem casa e 192 na condição de sem teto.

    Logo pela manhã os serviços de limpeza da Câmara do Porto não têm mãos a medir na higiene do espaço público ocupado pelos sem-abrigo. O cheiro a urina denuncia a falta de asseio, assim como os restos de comida e os pacotes de vinho vazios. “São drogados e por esse motivo não querem ir para uma instituição e preferem dormir na rua. É aqui, é na Batalha, é na Sé. Têm apoio alimentar, mas não querem seguir regras porque nas instituições têm de entrar e sair a horas”, diz Anabela da Costa, residente no Centro Histórico.»

  2. Então mas os turistas pensam o quê? Quando se vai para países pobres tem que se conviver com a miséria fora do hotel.

  3. Realmente, o problema dos sem-abrigo é que ficam mal nas fotografias dos turistas. Talvez a câmara deva investir em autocarros para os levar a passar o dia em Gondomar e recolher novamente à noite.

  4. Já foram a Los Angeles ou San Francisco? Há quarteirões inteiros com sem-abrigo a viver em tendas nos passeios. O mesmo acontece em cidades no coração da Europa como Paris! Que tal olharem primeiro para os seus países e chocarem-se com o que lá se passa?

  5. O drama, o horror, o choque!

    Nunca conheci um turista europeu que ficasse chocado com os sem abrigos nas nossas cidades.

    Admiram-se muito mais com tipos a assediar-te em plena luz do dia para te impingir “droga” (aka louro prensado) e a polícia a assobiar para o lado.

  6. Jura que temos sem-abrigos? Ia jurar que já tínhamos resolvido esse stress e por isso é que andamos a oferecer casas a refugiados. Estranho…

  7. Estes turistas nunca visitaram uma metrópole? Eu por acaso tive no Porto recentemente e não achei que tivesse assim tantos sem-ambrigo, pelo menos em comparação com outras cidades europeias que já visitei.

  8. Este é o verdadeiro drama de que ninguém quer falar. O impacto destes indigentes no feed de Instagram é incalculável. Eu lamento imenso causar este embaraço aos turistas.

  9. Lisboa está pior. Tenho carradas de fotos iguais tiradas do meu telemóvel quando vou correr de manhã cedo. Costumo correr do terreiro do paço até belém e voltar… Há vezes em que me vêm lágrimas aos olhos de ver tanta gente a dormir nas ruas.

  10. Turistas chocados com a pobreza em Portugal enquanto gentrificam o território todo. Como não adorar. Mais um bocadinho e metem uma bandeira do Portugal na foto de perfil da rede social do lado, em solidariedade.

    Delícia.

  11. Vejo muita gente aqui a dizer ironicamente “Coitadinhos dos turistas”

    Mas a verdade é que quem realmente sofre com este problema são os negócios e serviços direcionados aos turistas, bem como os respectivos donos e funcionários

    Caso não saibam, um turista não sente muita vontade de pagar (e olhem que eles pagam bem) por um almoço no restaurante quando tem vista privilegiada para o mendigo no outro lado da rua

    Depois queixam-se que os salários na Hotelaria e Restauração são baixos

  12. Não entendo o espanto, sempre foi assim.

    Simplesmente durante aquela fase de “Porto eleito Melhor Destino Europeu” varreram-se estas pessoas para baixo do tapete.

    [Edit] Antes que venham com teorias, fiz voluntariado numa instituição muito conhecida no Porto, conheço muitas destas pessoas pessoalmente. Quando digo que foram “varridas” quero dizer “pega lá 200 pauzitos para a droga e não apareças mais aqui”. Óbvio que não é oficial nem consta nos livros de ninguém.

  13. Não compreendo como ficam chocados… Só se for porque têm uma visão romântica do Porto porque de resto o que não faltam são cidades europeias com muito mais sem abrigo do que o porto… Paris ou Londres nem sequer estão na mesma liga.

  14. Na maior parte das cidades europeias existe uma lei que impede as pessoas de dormir na rua, por isso é que ficam chocados com isso em Portugal. Não é que no país deles não haja sem abrigos mas estão “escondidos”

Leave a Reply