Governo quer apoiar jovens ″nem-nem″ a criar empresas

29 comments
  1. Mais cafés e casas de crepes? Que burrice, quem não consegue orientar a sua vida minimamente, também não vai conseguir criar uma empresa sustentável.

    Eu entendo a intenção, mas é preferível apoiar esses jovens através de um “coaching”, cursos ou mesmo consultas de apoio psicológico, tantas vezes necessárias. Depois esses jovens devem ser integrados em empresas já existentes, ganhando rotinas e aprendendo. Quando já forem bons na sua função, aí podem pensar em criar algo seu, se quiserem.

    Tudo o resto é inútil, chafaricas e mais chafaricas, uma praga económica.

  2. Não seria mais produtivo apoiar alguns malucos que estão nas faculdades a fazer investigação?

    Acho que seria mais vantajoso apoiar quem tem ideias para produtos inovadores ou de criar técnicas que tornem outras indústrias mais produtivas.

    Mas pronto, a malta já está habituada a medidas feitas à toa e sem qualquer visão estratégica.

    Depois queixem-se que o turismo pesa muito no PIB.

  3. Isso, estourem dinheiro em que provavelmente nem trabalho nem formaçao tem.

    Se eu quiser criar uma empresa e estiver empregado, dão-me o mesmo dinheiro?

  4. Deviam era de apoiar os jovens a ter gainz, são praticamente todos franguinhos. Qual é o propósito em investir se não consegues fazer pelo menos fazer um squat de 140kg?

  5. Isto é mesmo uma medida *a lá* socialista, beneficiar quem não produz nem contribui, é aqui que os socialistas acham que está a massa cinzenta que vai fazer o mercado empresarial crescer, apostando em jovens que não trabalham nem estudam.

    O futuro está na automação, robótica, no mercado digital de serviços… comecem por aí primeiro.

  6. Vamos dar dinheiro a gajos que não conseguem sequer um emprego? Porquê? O que os torna particularmente qualificados a administrar uma empresa se bem conseguem gerir a vida dele?

  7. Vão receber mais de apoios que o que ganho por ano após impostos a trabalhar 48h semanais. Lol

    Fdx que os meus pais foram mesmo burros a quererem que eu estudasse…

  8. puta de esquema é o que é

    já se fala dos nem nem desde 2013 e a unica coisa que foi criada foi o estagio IEFP do Miguel Relvas, que só veio foder ainda mais o mercado trabalho

  9. Lol, gajos que não estudaram nem estão a trabalhar vão criar umas empresas espetaculares, tenho a certeza lol

    Acho que faria mais sentido ajudar os outros, mas eu não sou especialista em tachos e socialismo. Ou se calhar o governo sabe que só os nem-nem é que são estúpidos o suficiente para abrir uma empresa a sério em Portugal

  10. Jogada política de sonho. Passo a explicar:

    – a malta nem nem, à partida não tem interesse por nada. Nesse sentido estará certamente enquadrada no grupo dos que não votam.
    – com esta medida, o PS ganha popularidade junto deste grupo, trazendo-os para a esfera política e assegurando seu voto.

    Só não sei o que vai fazer o Costa quando formos todos subsídio-dependentes. Quem nos financia a todos, a mamar subsídios do Tio Costa?

  11. Isto faz me lembrar de uma situação que tive no IEFP.
    Estava sem emprego (a receber o fundo de desemprego), e tive a ideia de abrir um negócio próprio, após inúmeras reuniões do IEFP percebi que precisava de pedir 1 empréstimo ao banco, ora pra pedir o empréstimo ao banco tinha de estar a trabalhar( para ser aceite) mas se tivesse a trabalhar já não poderia usufruir do projeto investe jovem acho que é assim o nome 😅 ora se estivesse a trabalhar não iria ao IEFP pra criar o próprio negócio.
    Faz lembrar aquele sketch mítico do gato fedorento sobre o aborto “posso fazer? Pode, so que é proibido. “

  12. Isto faz parte das medidas que o tio Costa teve que apresentar, para receber a bazuca. Ninguém vai ter acesso a merda nenhuma nem ver um único cêntimo.

  13. Existem investigadores em Portugal a fazer investigação de classe mundial em inúmeras áreas, e nem um T1 podem comprar porque vivem de bolsa em bolsa, nem um contrato de trabalho têm. Há dias em que tenho saudades de Portugal, mas noutros acordo, leio notícias destas, e recordo-me porque é que isso seria um tiro no pé. Basta ir aí no verão e comer um crepe à maneira numa empresa nem-nem subsidiada pelo Pai Costa.

  14. Se for a fundo perdido vai ser engraçado, vou ja fazer planos para abrir um cafe em nome do meu irmão desempregado, arrecadar os 14k, nao faturar acima de 10k anuais, nao faturando mais de metade dos cafes que vender, e aquelas cervejas que se “partem” e os barris que “furam”. So em desvios facilmente cobre os 14k…

    Contas rapidas deveremos facilmente conseguir 30k sem nos chatear muito e depois fechamos no espaco de um ano…

  15. Quando leio empreendedorismo, percebo logo a origem ideológico da narrativa. Depois dizem que é “socialismo”

  16. Os nemnem são as pessoas menos empreendedoras com que me cruzei na minha vida. Alguns, por culpa do sistema que os oprime e deprime.

    A meu ver, o que os nemnem precisam em geral são de aprendizagens técnicas que lhes podem ajudar com a “auto-motivação” através do seu trabalho. Aprendizagens como eletricista, canalisador e afins são as melhores nesse aspeto.

  17. Estou profundamente desiludido com estes comentários, devo ter alucinado que estava noutro subreddit depois lembrei-me que é o r/portugal.

    A vossa visão, bastante limitada, generaliza que todos os jovens que são NEETs são burros ou o crl, pá secalhar sim, mas significa que não podem ter oportunidades?

    Para os que andam a tentar alavancar um negócio ou andam a fazer pesquisa ou trabalho a solo incansável, que se fodam??

    “”Empreende Já” terá duas fases de execução, “entre desenvolvimento de competências e de projetos, com formação, tutoria e apoio técnico; e a sustentabilidade de empresas.”

    Conta com fases, parece estruturado, se o governo vai cumprir não sei, mas como um jovem isto dá esperança de um futuro melhor e digo-vos que depois das ultimas eleições não é o esperado…

    Todos a fazer choradinho de pesquisadores de universidade eu não vejo um unico sítio a dizer que não se poderiam candidatar, e afinal, não estavas a fazer pesquisa???

    Pesquisa de investigação =/= pesquisa de empreendorismo.

    Claramente que se forem para abrirem merdices mais vale tarem quietos, mas acredito que isso é facilmente filtrado na seleção, se for um tipo com uma proposta de um carro a hidrógenio convém que não seja ultrapassado por mais um negócio de rua banal..

    Parece que 90% destes comentários aqui são postas nem leram na integra ou então falta de um cremezinho nivea.

Leave a Reply