José Castelo Branco foi esta segunda-feira, dia 25 de novembro, formalmente acusado de violência doméstica pelo Ministério Público, que considera haver fortes indícios da prática deste crime contra a ainda mulher do socialite, Betty Grafstein.

O desfecho já era o esperado, mas ainda assim a formalização da acusação não deixou de ser um balde de água fria para o socialite, de 61 anos, que recebeu a notícia em dia de aniversário do filho, Guilherme.

“Para o Zé está a ser muito difícil gerir tudo isto. Ao longo dos últimos meses, tudo o que tem recebido são más notícias que o deixam cada vez mais cercado e há uma sensação de desalento muito grande. Saber esta notícia, ainda para mais no dia de aniversário do Guilherme, um dia que devia ser feliz, foi mais um balde de água fria”, diz uma fonte, acrescentando que para Castelo Branco não será fácil mostrar perante a Justiça o seu lado da história. “A sensação que ele tem é que tudo o que ele possa dizer nunca é tido em conta.”

A imagens do casamento de Betty Grafstein e José Castelo Branco

Na acusação do Ministério Público pode ler-se que o português “atuou com o propósito concretizado de maltratar” a mulher, de 95 anos, havendo a convicção de que as agressões foram perpetuadas ao longo de todo o período de casamento, sendo que os dois passaram praticamente 28 anos juntos.

Com Betty Grafstein numa situação bastante fragilizada na altura em que os médicos da CUF avançaram com a queixa, esta acusação não tem tanto como base o depoimento da socialite – cujas palavras foram ouvidas no período em que estava hospitalizada em Portugal – mas principalmente com aquilo que o filho, Roger Basile, amigos e testemunhas contaram em sede de inquérito.

“Com as condutas descritas, o arguido, de 61 anos, atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, de 95 anos, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta”, é também reforçado pelo Ministério Público, que faz ainda referência ao facto de Castelo Branco forçar a companheira a andar com saltos altos ou roupa desajustada para a sua idade e condição frágil.

No documento, a que o Correio da Manhã teve acesso, são descritas ainda as alegadas agressões sofridas por Betty, com base naquilo que as testemunhas do processo partilharam. “Desde o início do casamento (27-11-1996) que, por várias vezes, em datas não concretamente apuradas, quando estavam nos E.U.A. e quando estavam em Portugal, na residência e no hotel, o arguido bateu em Betty Grafstein, desferindo murros por todo o corpo e empurrando-a. Desde o início do casamento (27-11-1996) que, por várias vezes, em datas não concretamente apuradas, quando estavam nos E.U.A. e quando estavam em Portugal, na residência e no hotel, o arguido apertou o pescoço de  Betty Grafstein até ela sentir dificuldades em respirar. Desde o início do casamento (27-11-1996) que, por várias vezes, em datas não concretamente apuradas, com uma frequência diária, quando estavam nos E.U.A. e em Portugal, o arguido disse a Betty Grafstein: ‘velha’ e ‘feia’.”

A carregar o vídeo …

A empregada ‘pegou numa faca para se defender”, comentou Ricardo Azedo na ‘Noite das Estrelas’.

Confirmaram foram também as medidas de coação que impedem José Castelo Branco de sair do país, uma vez que se encontra com os passaportes confiscados. 

As notícias deixam José Castelo Branco verdadeiramente de rastos, muma altura em que vê o tempo a passar e a sua vida continua em suspenso, nomeadamente a nível profissional, uma vez que a gravidade da acusação que recai sobre si levou a que todas as portas se lhe fechassem. “Neste momento, apenas o Tik Tok é uma fonte de rendimento”, diz a fonte ouvida pela nossa publicação, acrescentando que Marluce tem sido um “anjo” na vida do português. “A Marluce e o filho são a maior prova de amor que ele pode ter. Mas tem-se ido muito abaixo nos últimos tempos.

Deduzida a acusação, será posteriormente marcada uma data para o julgamento, em que testemunhas e arguido serão ouvidos no sentido de chegar a um veredito. Ouvida na CMTV sobre o assunto, a jornalista Tânia Laranjo acredita que há “prova forte” e que poderá até ser suficiente para fazer com que José Castelo Branco cumpra pena efetiva. “Arrisca-se a apanhar uma pena de cadeia efetiva. A violência doméstica tem sido tratada cada vez mais com mão pesada”, reforçou, num caso mediático que tem os olhos do país colocados nele.

Os anos de festas loucas de Betty Grafstein e José Castelo Branco

EM NOVA IORQUE CANTA-SE VITÓRIA

Se em Portugal o desalento é notório, em Nova Iorque as notícias foram recebidas com uma sensação de “dever cumprido” por parte dos mais chegados a Betty Grafstein.

Desde o primeiro dia a acompanhar o desenrolar do processo de violência doméstica, a ‘The Mag by Flash!’ falou com o fotógrafo Abel Dias, que deu conta das primeiras reações vindas dos Estados Unidos. “Falei com algumas pessoas próximas, amigos, que me disseram que isto é “terrific” (estupendo)”, começa por explicar, acrescentando que a título pessoal não deseja mal a José Castelo Branco nem cultiva ódios, reforçando que o socialite foi vítima da sua própria armadilha.

A carregar o vídeo …

Há novas imagens de Betty Grafstein ao lado de amigos em Nova Iorque. Veja as imagens analisadas no ‘Noite das Estrelas’.

“Isto é o resultado de quem o fez, o que está a acontecer fez o José pelas mãos dele. Não cultivo ódios porque isso só me faria mal a mim. Se estou feliz ou não, não posso estar feliz com uma coisa destas, desta magnitude”.

À ‘The Mag By Flash!’, Abel Dias explicou ainda estar a acompanhar de perto a evolução do estado de saúde de Betty Grafstein. Depois de a ter visitado no mês passado em Nova Iorque, o fotógrafo continua a saber notícias através dos mais chegados e sabe que está a ser preparada uma festa de aniversário para a americana, que está a residir numa unidade de cuidados continuados no coração de Nova Iorque. É já na próxima quarta-feira, dia 27 de novembvro, que a veterana assinala 96 anos, sendo que a data será assinalada com um convívio entre amigos. “Depois de amanhã vão fazer um festinha lá, com o filho e alguns amigos. Será às 16h, à hora do chá”, conclui.

Sobre a saúde de Betty, devido à idade, a socialite mostra-se, naturalmente muito fragilizada. Algo confusa e com a mobilidade bastante condicionada, mostra-se no entanto “feliz” por assinalar mais um aniversário junto dos mais chegados.


Saber mais sobre


Vai gostar de