IVA a 6% na construção e reabilitação chumbado no Parlamento

by Critical_Flight_88

15 comments
  1. Os idiotas: aiiiiiiii temos que ter mais construção e mais casas.

    Os mesmos idiotas: baixar iva? oh pá, isso é que não! quem quiser fazer casa tem de largar a nota para nós tb!

  2. Atenção que o Chega poderia aprovar essa medida que iria beneficiar o aumento de investimento no imobiliário em Portugal, mas lá está, é mais bonito o espetáculo e manter o populismo.

    Esquecem-se que quem suporta esses gastos é o consumidor final.

  3. É um direito na constituição que paga a taxa máxima de IVA. Agora é ir para a rua repetir só a primeira parte.

  4. Não tinham já dito que isto não era possível por causa de regras da EU?

    O chumbo estão só a cumprir formalidades.

  5. Ah e tal só há casas para ricos… pq será não é meus caros

  6. Pagam se as taxas dos tempos do boom imobiliário do fim da década de 90 – a início dos 2000. A diferença é q se constrói por ano uns 20% do q se construía nesses tempos. Mas a economia tá uma maravilha…

  7. Parecem os corruptos de África:
    Queres investir num hospital, escola, etc., algo importantíssimo e de alta necessidade para as pessoas, tens de pagar ao governo (corromper oficiais).

    Por cá:
    Queres construir habitações, reabilitar aldeias, etc., algo importantíssimo e de alta necessidade para as pessoas, tens de pagar ao governo (IVAs, burocracia, taxas e taxinhas).

  8. Infelizmente o construtor iria apenas ganhar mais 15% de lucro, já que sem medidas que obrigasse a passar a baixa do IVA ao consumidor, isto ia fazer zero para baixar o preço das casas.

    Edit: O construtor iria vender ao mesmo preço e absorver a diferença da descida do iva, em vez de baixar o preço em correspondencia com o iva.

    O mesmo já aconteceu na restauração, quando baixaram o iva para 13% o consumidor continuou a pagar o mesmo mas a restauração ficou a ganhar mais na margem de lucro.

  9. Baixar o iva na construção ia ter o mesmo resultado quando se baixou o iva com o cabaz alimentar.
    Só ia beneficiar ainda mais os construtores que já andam a comer bastante bem com a especulação imobiliária.

  10. Ainda bem! Não fossem construir mais casas, e aumentar a oferta! Safámo-nos de boa desta. /s

  11. Tudo bem, o pessoal continua a pagar em notas. Boa medida para a economia paralela.

  12. Na construção para reabilitação o Iva deveria ser no máximo de 6%, até 2022 por exemplo nas habitações que estiverem dentro de uma zona ARU tinham direito a fazer obras com o IVA a 6% eu no conselho de Sintra só paguei 6% de IVA nas obras do meu apartamento o que é uma poupança enorme de 17% sobre o valor da obra. No orçamento de Estado para 2023 o PS eliminou esse possibilidade de ter o IVA a 6% só deixou o Iva a 6% em obras de reabilitação de edifícios eliminou a possibilidade de ter IVA reduzido para recuperar apartamentos, uma pura aberração criminosa.

    Para quem não saiba , mais de 40% do valor de casas ou apartamentos novos vendidos são impostos e depois há carradas de imbecis a acusar as empresas de construção de ganharem rios de dinheiro, o mesmo se passa na venda de carros, água e eletricidade e o povo manso nem abana as orelhas para protestar perante tamanhos roubos praticados por quem nos governa.

    Para terminar temos em vigor uma República de ladrões desde Novembro de 1910, pois desde essa data temos em vigor a lei das rendas das casas congeladas, sou infelizmente senhorio de um apartamento em Lisboa comprado por meus avós , e arrendado há 60 anos que está com uma renda de 50 euros mensais e pago de condomínio 35 euros, perante estas leis criminosas de arrendamento , de carradas de taxas, despesas e burocracias que impedem a aprovação de novos projectos, e alto valor por m2 de construção o melhor é não investir nem 1 cêntimo na construção de casas para a classe média e classe remediada pois os salários são demasiado baixos em relação aos custos de construção de uma habitação nova .

    Entretanto devido aos novos regulamentos de segurança e medidas optadas para as casas terem uma eficiência energética alta , o valor por m2 de construção aumentou imenso nos últimos 15 anos o mesmo se passou com os carros o que provocou a destruição e falência da grande maioria das empresas de construção civil, hoje só se constrói habitação para a classe alta o que provocou um crise imensa de falta de habitação para a grande maioria do povo português e provocou uma grande valorização nas casas velhas.

  13. Não convém fazer concorrência aos ALs da Catarina Martins cuidado….

Comments are closed.