Partilhem as vossas descobertas de produtos de marca branca que muitas vezes são apenas um rótulo novo e um preço mais baixo. Lembro-me de há uns anos ter visto uma reportagem duma fábrica de compotas de onde saíam uma série de marcas brancas e uma premium, a única diferença era o rótulo, e o dono falou abertamente sobre isso.

by pm2lp

15 comments
  1. E sabias que os lacticínios do Pingo Doce são feitos na antiga Serraleite?

    Sabias que o cafés de cápsulas Nespresso marca LIDL são feitos pela Kaffa Cafés?

    Sabias que a lixívia do LIDL é feita numa fábrica em Mouquim?

    Sabias que os detergentes e outros produtos de limpeza da marca continente são feitos na Natural Companhia de Detergentes?

    Sabias que alguns vinhos da marca Pingo Doce são produzidos, engarrafados e embalados em algumas vinícolas de renome?

    Sabias que a cerveja A Minha, do Mercadona é feita na antiga fábrica de cerveja Cintra que é hoje controlada pela Font Salem?

    Sabias que o leite Mimosa e Agros são retirados da mesma vaca, e embalados pela Lactogal? A diferença de sabor está em algum componente que eles usam para ajudar a diferenciar a marca.

    Sabias que algumas peças de automóveis são produzidas na Sunviauto em Vila Nova de Gaia?

    Sabias que a Luís Simões não é uma transportadora mas sim uma prestadora de serviços? Por exemplo, alguns shampoos de marca são embalados por eles.

    Sabias que as saladas Vitacress são embaladas na fábrica deles no Alentejo?

    Sabias que a fábrica da Cola Cola em Portugal se chama Refrige?

    Sabias que a Matutano produz em Portugal?

    Sabias que a Nestlé tem duas fábricas em Portugal? Uma para café (Porto) e outra em Lisboa (produtos alimentares)

    Sabias que a Gyptec em Portugal é maior produtora europeia de placas de gesso?

    Sabias que compras canela-cássia e não canela verdadeira?

    Sabias que a Mendes Gonçalves (Paladin) é quem fabrica e detém o segredo dos molhos do MacDonalds?

    Sabias que o carvão zero (ibero massa) prejudica gravemente a saúde dos trabalhadores que o produzem, devidos aos produtos usados para não levares tu com o fumo?

    Sabias que a Fersil e a Politejo são nacionais e duas das maiores fabricantes europeias de tubos PVC?

    Sabias que a Ikimobile não produzia telemóveis em Portugal, mas sim o rebranding de smartphones chineses de baixa/media-baixa gama?

    Sabias que a Cabelt em Vila Nova de Gaia é um dos maiores produtores de cabo elétrico e electrónico a nível europeu?

    Está não tenho a certeza, mas já me disseram que os chocolates marca Mercadona são produzidos para os lados de Viana do Castelo.

  2. E os molhos para francesinhas do mercadona são feitos pela D Duarte

  3. O tipo de curiosidades que gosto de contar às minhas amigas quando estou bêbeda

    Serviço público. Obrigada

  4. Sim, é muito comum na relação entre a indústria alimentar e os grandes retalhistas.

  5. O que não quer dizer que a composição do produto, quer em termos de ingredientes, nutricionais, qualidade ou processo de fabrico seja o mesmo …

  6. Sabias que o Mercadona tinha preços fantásticos, mas que agora já tem que ser estar bem atento?

  7. Lidl vende muitos queijos diferentes, esse é apenas um deles.

    E infelizmente se fores por essa Europa fora ver que queijos aparecem nas dezenas de milhares de lojas Lidl (ou outras cadeias) é extremamente raro ver desses poucos queijos de origem portuguesa.

    É algo que me entristece bastante, vou a um Lidl na Alemanha, Reino Unido, Suécia ou Republica Checa e vejo já queijos italianos, espanhois (Manchego por ex,), franceses, gregos. Quem diz queijos, diz enchidos, presuntos, manteigas, etc, etc

    Mas portugueses… praticamente nada.
    Em Portugal parece não haver escala para dar esse salto, Volta e meia vejo pêra rocha portuguesa, algumas maças, mas pouco mais.
    De vez em quando aparecem uns vinhos portugueses, raramente, ou alguns azeites, mas muito muito longe do que espanhóis e italianos conseguem fazer.

    Entre Espanha e o centro e norte da Europa todos os dias circulam milhares de camiões carregados de produtos.
    Portugal está infelizmente muito distante dessa realidade, talvez o tomate seja das poucas excepções.

    Sinceramente nunca entendi porque não conseguimos fazer melhor, para certas coisas temos um bom clima e bons produtos, mas nunca conseguimos escala global.

  8. A maior parte se não todos os produtos de marca branca são comprados a fornecedores e entre pingo doce e continente, muitos são exactamente o mesmo produto por exemplo.

    Existem dois tipos de fornecedores: as marcas que já conhecemos que vendem o produto deles ou uma versão low-cost às grandes cadeias e existem também fábricas que vendem estes produtos – comifrio é um exemplo.

    Assim a que me lembro melhor pela diferença gigante de preços são as bolachas recheadas de chocolate do Intermarché que são na verdade da Gullon.

  9. A fábrica Solara em Chaves produz rissóis, bolinhos de bacalhau e afins com marca própria e também para 2 ou 3 hipermercados, pelo menos.

    Pelo menos os produtos do Continente e Pingo Doce não costumam referir a fábrica onde são produzidos. Possivelmente até pagam mais pelo produto devido a isso.

  10. Sabiam que o molho de tomate da Domino’s em todo o mundo é fabricado com tomate português em castanheira do Ribatejo pela HIT?

Comments are closed.