Coloquem dúvidas que tenham, ajuda que necessitem ou talvez alguma dica que queiram dar sobre algum tema. Qualquer tema. Qualquer dúvida.

​

Podem usar o chat (discord) do /r/Portugal para obter ajuda: [https://discord.gg/h97C7gP](https://discord.gg/h97C7gP)

Aproveitem também outros subredits portugueses mais especializados:

* r/LiteraciaFinanceira – [https://discord.gg/8WFAZpZ](https://discord.gg/8WFAZpZ)
* r/DevPT – [https://discord.gg/DBEJ4kUnUV](https://discord.gg/DBEJ4kUnUV) (não é permitido ajuda de suporte técnico)
* r/AutoTuga – [https://discord.gg/BrTaTkDbTC](https://discord.gg/BrTaTkDbTC)
* r/PortugalLaFora

​

**Sugestão:** Procurem [aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/search?sort=new&restrict_sr=on&q=flair%3AAjuda) sobre posts sobre a mesma dúvida ou visitem as [megathreads anteriores sobre o assunto](https://www.reddit.com/r/portugal/search?q=flair%3A%22Ajuda+%28Megathread%29%22&restrict_sr=on&sort=new&t=all).

10 comments
  1. Alô! Queria pedir ajuda para um questionário, completamente anónimo, para a minha tese de mestrado. O objectivo é saber o que é que a população portuguesa sabe sobre o acesso ao tratamento para o consumo de álcool. Demora +/- 5 min.
    Agradeço respostas (especialmente de pessoas com > 30 anos) e sugestões.
    https://forms.gle/aKSVcip627BHFtVX8

  2. A NOS é assim tão má? Atualmente pago 4 euros por semana por a Yorn mas pagaria 10 euros por mês por associação a um contrato NOS. Penso que os gigas são os mesmos ou talvez até mais.

    As pessoas que conheço pessoalmente e usam não dizem mal, mas aqui e noutros lados ouço imensa gente a dizer que é horrível.

  3. Alguém sabe em média quanto custa para meter uma persiana e um rolo+fita? Não sei se é assim que se chama.

    A janela é grande, diria que tem 2 metros de altura e quase 2 metros de comprimento.

    Os preços que vejo na net confudem-me um bocado porque não percebo nada da coisa.

  4. Boa tarde amiguinhos(as)

    No ano passado comecei no meu 1º emprego em IT a trabalhar por parte duma empresa de out sourcing.

    A proposta inicial contemplava um salário base de 700 euros aos quais depois se adicionavam 150 euros em ajudas de custo e o subsídio de alimentação. Acontece que com o virar do ano o salário mínimo aumentou para os 705 e por isso encontro-me de momento a receber esse valor.

    No fundo acaba por ter sido um aumento razoável visto que passei a descontar apenas para a SS. No entanto, esta situação continua a deixar-me algo desconfortável a vários níveis, os descontos sendo a minha maior preocupação.

    Tenho promessa de revisão de contrato para Novembro mas sinceramente parece-me bastante tempo.

    Na vossa experiência, acham que tenho razão para pedir uma revisão precoce do contrato? Como costumam as empresas lidar com estes aumentos de salário mínimo?

    Já agora, têm alguma recomendação no que toca a lidar com empresas de out sourcing?

    Obrigada!

  5. Alguém conhece um estufador BB (bom e barato) na zona do Porto para uns braços de uma cadeira “gaming” ?

  6. Boas malta de IT tenho um problema para vocês /s

    Eu tenho uma smart TV LG com webOS 5.3.0 e queria utilizá-la como segundo ecrã do meu pc, quer para trabalhar quer para reproduzir filmes e series de *sites online*. Na minha televisão antiga usava HDMI mas agora com esta nova montada na parede não dá para meter o cabo atrás. Eu no Windows 10 já tentei fazer projetar  ligar a um ecrã sem fios e de facto projeta, mas o atraso é enorme (eu mexo o rato suavemente, mas na TV o rato anda aos saltos e ver vídeos é horrível) isto apesar do PC e a TV estarem mesmo ao lado do router.

    Alguém sabe se dá para resolver sem comprar nenhum equipamento extra? Só alterando definições e talvez sacando umas apps?

    Obrigado malta

  7. Alguém sabe um site com boa oferta de DVDs de animação? Quero comprar o filme Trolls (o primeiro) em DVD dobrado em português. Na fnac não há, na Worten só em inglês e no MediaMarkt custa 9999€ (no shit).

    Confesso que primeiro tentei arranjar por métodos menos lícitos…mas só encontrava dobrado em PT-BR.

  8. Olá,

    Embora não seja uma plataforma jurídica, venho por este meio perguntar pela vossa opinião e por possíveis recomendações sobre um assunto que está a afetar bastante uns amigos próximos.

    Tenho uns amigos que moravam juntos num apartamento arrendado algures em Lisboa. Quando começou a pandemia, uns perderam o emprego e decidiram mudar de casa. Numa situação bastante precária, encontraram um anuncio de um apartamento que lhes pedia uma mensalidade modesta. O apartamento em questão era um Alojamento Local, mas onde o senhorio lhes fez um contracto chapa 4 de “habitação”.

    Neste contracto, estará escrito que o arrendamento tem a duração de 6 (meses) anos e teria o inicio na data “X”, sendo renovável por iguais períodos, salvo se alguém se opuser à sua renovação.

    Após pesquisas e consultas, verificaram que estes períodos tinham, segundo a lei, sido automaticamente esticados para períodos mínimos de 1 ano com renovação automática para 3 anos, sendo um contracto de habitação, isto é verdade? Existe alguma forma de contornar estas novas leis por parte do senhorio?

    Fora do contracto, disse-lhes depois, que também não iria passar recibos para não ter de oficializar o contracto nas finanças (por razões obvias). Mas por ser uma casa com um preço modesto, aceitaram as condições por não terem outra solução imediata. (Digam-me por favor, mas suponho que não seja legal da parte do senhorio?)

    O problema surge agora 2-3 anos depois, quando eles já a meio de outros empregos/estudos, uma vida outra vez dificilmente organizada mas a melhorar, após o contracto já ter sido renovado automaticamente varias vezes e sem ter havido uma única falha de pagamento da renda, um porta voz do senhorio envia-lhes uma carta a dizer que simplesmente o senhorio não iria renovar o contracto e que tinham 60 dias para abandonar a propriedade, sem qualquer justificação.

    Não tendo poupanças imediatas e visto que os preços de arrendamento e requerimentos estão cada vez mais ridículos, o que podem fazer estas pessoas fazer para evitar ficarem sem empregos, a ficarem a meio dos cursos, e literalmente sem abrigos?

    Vejo na internet que as leis foram atualizadas e reforçadas por causa da pandemia, mas nem eu nem eles encontram algo em concreto que os possa ajudar, tendo já o senhorio dito de forma intimidadora que se na data ainda estiverem na casa que chama a policia.

    Pode um senhorio expulsar pessoas desta forma de uma casa ficando estas arriscadas a ficarem sem abrigo? Este contracto de habitação é valido à face da lei visto que nem sequer é participado nas finanças? O que aconselhariam estas pessoas a fazer?

    Qualquer informação que poderem disponibilizar era extremamente agradecida, obrigada.

  9. Boas pessoal!

    Há uns tempos estive para ir trabalhar num supermercado cujo nome da empresa começa com S e acaba em onae e já estava tudo tratado, mas só no dia antes é que nos disseram que a formação não era cá porque a loja era nova e eram três meses a andar de um lado para o outro sem transportes para chegar cedo nem carta/carro então acabei por não chegar a trabalhar, só fui uns três dias durante aquelas formações de vídeo e mandei carta a despedir-me. Entretanto arranjei outra coisa mas isto está tudo na merda e quando os contratos acabam mandam-nos passear, então cá estou eu à procura de trabalho outra vez.

    Vi uma posição para o mesmo grupo mas numa das lojas (tipo Worten) e mesmo sendo part-time é qualquer coisa, e a localização é boa. Acham que vale a pena candidatar-me depois de nem sequer ter ido para o outro trabalho, visto ser a mesma empresa? Antes que me deem na cabeça por perguntas parvas eu sou fresquinho nestas andanças por isso ainda sou nabo nisto dos trabalhos Lol

Leave a Reply