Comissão europeia confirma que países podem tabelar os preços da energia e taxar os lucros das empresas energéticas de forma a redistribuir aos consumidores

15 comments
  1. Bem, isto já está por aqui há uns minutos; aguardamos ansiosamente as criticas a esta “abominação”, a este atentado ao livre mercado e quejandos.

  2. Finalmente!

    Dito isto…

    > The Commission confirms that, in the current exceptional circumstances, Member States can set regulated prices for vulnerable consumers, households and micro-enterprises in order to help protect consumers and our economy.

    Se a tabelação de preços e a regulação estatal protege os consumidores, as famílias, e as pequenas empresas, porque raio é que a União Europeia não permite que a tabelação de preços e a regulação estatal seja a norma e não a excepção?!?!

    Isto serve os interesses de quem?!?! Os meus não, certamente!!

    Essa é que é a pergunta que vale biliões de Euros: Se a própria UE admite implicitamente que o actual modelo económico que impõe não serve o interesse dos “consumidores” (que é um eufemismo vergonhoso para designar **pessoas**, btw), as famílias, e as pequenas empresas…. Ou seja, a esmagadora maioria dos agentes económicos que operam no mercado único, o que faz da sua imposição algo claramente anti-democrático… Que legitimidade tem Bruxelas para o impor por decreto, e quem sai beneficiado com isso?!

    EDIT: E eles próprios sabem que isto constitui uma admissão de que o paradigma económico que impõe simplesmente não interessa à esmagadora maioria das pessoas… por isso mesmo é que enterraram uma bomba destas num parágrafo aleatório de uma sessão de Q&A extensa num site completamente “corporate” e insipido, de forma a parecer uma afirmação completamente inócua e consensual, quando se houvesse um pingo de honestidade intelectual por parte da CE isto deveria ser manchete de jornal!

    O único motivo pelo qual isto não está a receber o destaque merecido é porque a CE tenciona fazer de conta que isto simplesmente não aconteceu e voltar ao “business as usual” do “consenso” Liberal assim que o preço dos combustíveis se tornar “aceitável”… voltando com isso as pessoas, famílias e pequenas empresas a estar entregues à sua sorte na selva e à mercê do mercado!

  3. Oh não! Tabelar preços, taxar empresas! Vem aí o apocalipse socialista! Deixem o mercado funcionar livremente! O mercado é que sabe!

    /S

  4. Acho bem, se eu pago uma data de impostos para os lisboetas terem merdas de graça, o Estado que venda combustível abaixo de custo e que toda a gente pague com os seus impostos. O estatismo funciona para os dois lados. Ninguém ganha, mas funciona para os dois lados. Vamos ver quanto é que os apologistas do estatismo e dos impostos para os outros gostam de pagar quando chega a vez deles.

  5. Claro, o tabelamento de preços sempre correu bem no passado /s.
    Com a quantidade de impostos que pagamos nos combustíveis ainda se fala disto.

Leave a Reply