Compensa ir de Portugal até Espanha atestar o depósito? É esta a Fórmula que diz se sim ou não 🙂

27 comments
  1. Eu sei que quem se preocupa em poupar 3 ou 4 euros com isto é teso e provavelmente tem um fiesta de 1995 cujo valor comercial é zero, mas em bom rigor falta incluir o custo com a depreciação que advém dos quilómetros adicionais.

  2. Nice! Bom share!

    Mas o ideal era mesmo partilhar uma folha de cálculo que utilizasse essa fórmula com a explicação de como utilizar =)

  3. Ainda tens muita matemática até ao doutoramento filho. Acrescenta à fórmula o cálculo da bilha do gás, o tabaco e o avio no mercadona, assim de repente pelo menos. Ah, mais os 4 jerricãs que fazem outro depósito. Lavar os olhos com umas gringas produzidas também vale mas é difícil quantificar

  4. A pergunta teria de ser respondida quantitativamente por um algoritmo (provavelmente de IA), há muitos fatores a considerar que estão em falta, por exemplo a relação entre o peso do carro e nível do depósito com a distância até ao posto espanhol mais perto (um carro atestado pesa mais que um a 1/4 do depósito, logo gasta mais combustível).

  5. A fórmula é fácil de fazer mas só o trabalho que dá ir ver os valores todos prefiro meter aqui ao lado.

  6. Isto tem, claramente, potencial para ser uma boa primeira aproximação.
    Parece-me ter os parâmetros com maior valor incluídos.
    Claro que há sempre algo a melhorar, mas se começamos a acrescentar variáveis como o peso do condutor, se vai sozinho ou acompanhado, como está o vento nesse dia, a influência do estado dos pneus no atrito, o desgaste dos pneus (que também pesa na carteira, posteriormente), se vais com x bolotas de cocaína no organismo, se tiveste uma discussão com a sogra e vais a dar gás durante todo o percurso… fica complicado.

    Só para chamar a atenção de que seria surreal computar esta treta toda e não precisam de vir para aqui dizer **acchually**. Esta fórmula pode servir, em circunstâncias decentes. Claro que não vão do Algarve a Vigo com fé na fórmula.

  7. Acima de tudo, abastecer em Espanha é uma forma de PROTESTO contra a ladroagem descarada do nosso Governo.

    Se as taxas fossem fixas as flutuações dos preços do barril de crude não seriam tão sentidas.

    Se o Governo não é capaz de apresentar soluções não podemos ficar à espera de resposta se não lhe colocamos outro problema. Abastecer em Espanha é uma forma de Protesto que terá reflexo nos impostos e taxas previstos à colecta no orçamento de Estado.

  8. Alguém fez a conta so para ter uma ideia?
    A mim deu me -20946.6 mas devo te me engando em algum dado

  9. A titulo de curiosidade de alguém que já não pesca muito de matemática, o 50 da fórmula foi obtido de que forma?

  10. Vá agora faz lá um 2.0 disto, com isto tudo numa fórmula em excel, e mete as horas que perdes, o valor da hora, o desgaste do carro, e as portagens.. Lets go

  11. Fazendo as contas para um carro a gasolina que gasta 8L/100km, a poupança para 40km de distância é de ~2€. Para 10km de distância, é de 9.1€.

  12. tenho quase a certeza que fazer portugal de um lado ao outro para meter gota não me iria dar uma poupança positiva

Leave a Reply